5 sinais de que você precisa investir em Assessoria de Imprensa

Se você acha que assessoria de imprensa é algo desnecessário, este artigo vai quebrar paradigmas

 

Ainda existem empreendedores e empresários que não veem a importância da Assessoria de Imprensa, também conhecida como Assessoria de Comunicação ou Relações Públicas. De fato, existem alguns casos em que não há necessidade de ter uma equipe com esta finalidade. Já pude ver muitas empresas, especialmente indústrias locais, que investiram em assessoria, mas não tinham o perfil necessário para conseguir espaços na imprensa – e nem mesmo a necessidade disso.

 

Conheça os 5 principais fatores a se considerar para saber se é necessário investir em uma Assessoria de Imprensa:

 

1-Você passa no “teste da empatia de mídia”

Geralmente, as pessoas têm sonhos de resultados de mídia. Você já se imaginou dando uma entrevista para o Jô Soares? Ou quer estar na capa da revista Exame? Então olhe profundamente para o veículo no qual gostaria de estar, e observe quem são as fontes que dão entrevistas:

 

  • Você tem a mesma capacitação destas pessoas?
  • Atingiu o mesmo faturamento?
  • Se os entrevistados que você vê escreveram um livro, você também já escreveu um livro?
  • Caso eles tenham histórias marcantes como característica comum, será que a sua história é igualmente marcante?

 

Se a resposta for “sim” a estas questões, então você passou no teste de empatia de mídia e, portanto, está apto a realizar seu sonho.

Mas se a resposta for “não”, então talvez seja o momento de se melhorar: invista em desenvolvimento pessoal e busque ser seu melhor “eu” para estar na mídia.

 

2-Você quer contribuir com a sociedade

É claro que todo mundo quer resultado com a Assessoria de Imprensa. Queremos vender mais, faturar mais, atingir mais pessoas. Entretanto, é necessário querer contribuir com a sociedade e fazer um mundo melhor com a sua mensagem.

 

Você tem um propósito que gostaria de levar para o mundo?

Quem não busca contribuir com uma sociedade melhor não costuma se dar bem no relacionamento com a imprensa. É preciso compreender que nem sempre o jornalista vai falar do seu negócio, da sua marca ou do seu projeto. É possível que ele apenas queira uma contribuição sua para uma matéria maior, e apenas aqueles que desejam repassar sua mensagem vão se sentir à vontade para fazer isso.

 

O fortalecimento da sua imagem e da sua marca virá em um prazo mais longo: o que chega primeiro é a sua mensagem.

 

Questione-se sempre: qual a sua mensagem e qual a mudança que você quer ver no mundo por meio do seu trabalho?

 

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3-Você tem tempo para atender a demanda da imprensa

Quando se atende a imprensa em busca de autoridade e credibilidade, é necessário dedicar pelo menos algumas horas da semana para responder às perguntas, ir a um estúdio de gravação, visitar a redação, ou até mesmo conversar por telefone em um horário específico e muitas vezes ingrato. Alguns empreendedores precisam de disponibilidade para pegar um avião rapidamente a uma outra região para uma entrevista para a TV, por exemplo – lembre-se que os principais programas da televisão de alcance nacional estão no eixo São Paulo – Rio de Janeiro.

 

É compreensível que alguns empresários não tenham tempo para atender. Pode ser que a sua empresa esteja em um momento no qual não é possível atender à imprensa, e isso não é um problema. Caso o seu momento seja de estudar muito, realizar projetos e passar muitos dias com tarefas infinitas, sem uma equipe que possa dar apoio, deixe a Assessoria de Imprensa para uma outra fase.

 

Geralmente, os empreendedores que possuem relacionamento com a imprensa conseguem delegar tarefas a uma equipe estruturada, para que assim consiga mais tempo para se dedicar a conversar com os jornalistas, o que vai ajudar a crescer ainda mais, e que nos leva para o próximo tópico.

 

4-Seu negócio precisa atingir o próximo nível

Você é o melhor (ou um dos melhores) da sua área, atinge um público de forma incrível, conquistou fidelidade da sua audiência e possui uma autoridade invejável. E agora? Como você cresce ainda mais?

 

A resposta pode estar em uma palavra: capilaridade.

 

Uma coisa que a Assessoria de Imprensa pode de fazer de maneira incrivelmente efetiva é atingir novos públicos: chegar a diferentes regiões e a pessoas que inicialmente não faziam parte do público-alvo, ampliando ainda mais o alcance da sua mensagem.

 

Já vi muitas pessoas que chegaram a um patamar de sucesso e não sabiam como continuar, como crescer mais. Eu ousaria dizer que este é o momento ideal para investir em Assessoria de Imprensa.

 

5-Você sonha em estar entre os maiores influenciadores

Pense nos “top players” do mercado que você mais admira. Quem são?

 

São os principais empresários do país, como Abílio Diniz, Luiza Trajano, Alberto Saraiva ou Carlos Martins?

São as pessoas mais influentes do mercado digital, como Bel Pesce e Flávio Augusto?

Ou são nomes mais específicos da sua área?

 

Perceba que todos eles possuem algo em comum: a preocupação em estar na mídia e um trabalho que zela pela imagem.

Portanto, se o seu objetivo é estar entre os principais nomes da sua área, ou entre os grandes empreendedores do país, ter uma equipe de assessoria de imprensa é primordial.

 

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