Assessoria de imprensa: quando fazer sozinho e quando contratar?

Existem empresas que estão em um momento que lhes permite fazer a própria assessoria de imprensa, conforme comentei neste texto aqui. Agora, trago as informações mais importantes que você deve saber para escolher se fará seu próprio contato com a imprensa ou se contrata uma empresa especializada.

Eu indico que você faça seu contato na imprensa sozinho se:

– Você não tem verba para investir em uma assessoria de imprensa;

– O dinheiro que você tem para uma assessoria de imprensa é tudo o que te resta e disso dependem as suas vendas. Assessoria de imprensa não é para gerar vendas, para isso invista em mídias de performance. Ter uma assessoria de imprensa é para quem está em outra fase do negócio (não é uma fase de tempo, ou seja, não importa se a imprensa é nova ou antiga, é uma fase de estratégia);

– Você tem tempo para se dedicar e utilizar essas duas soluções da forma correta para conseguir resultados;

– Você ainda não está preocupado com a área estratégica da sua empresa;

– Seu tema não tem muitas objeções, assuntos que podem gerar polêmica, levantar haters etc.

Contrate uma assessoria de imprensa quando:

– A sua hora já é um bem muito precioso e o ativo mais caro da sua empresa. Explico: o tempo que você perde executando este serviço é mais caro do que contratar uma assessoria? Se dedicar a este trabalho é realmente a coisa mais importante que você precisa fazer pela sua empresa neste momento?;

– Você está preocupado com a sua imagem, como você irá se posicionar, como as pessoas irão te perceber e te avaliar no mercado;

– Você precisa proteger a sua reputação. Quer desenvolver um relacionamento na mídia, mas evitar matérias negativas, avaliações equivocadas, resultados que podem acabar com a imagem que você construiu até aqui;

– Você quer estratégia, quer um trabalho que crie e reforce todas as ações e fases do seu negócio;

– Você precisa atingir um novo nível do seu negócio, quer reconhecimento de verdade, aumentar muito sua credibilidade e melhorar a forma como você é enxergado, atraindo novos clientes e criando fãs para a sua marca;

– Precisa de gerenciamento de crise.