O que fazer para que os resultados de mídia gerem resultados reais para você

Deu certo! Enfim, você conseguiu um espaço na mídia e agora está cheio de expectativas, olhos brilhando na frente do computador, preparado para os resultados: reconhecimento nacional, um aumento gigante do tráfego para o seu site, aumento do número de compradores para o seu produto. Mas aí a notícia é publicada, minutos passam, horas passam e…. cadê a magia da mídia?

Tenho uma notícia para te dar: não existe magia. Sair na mídia por si só não vai transformar a sua história. Vamos alinhar expectativas? Você deve estar na mídia quando tem algo de real valor, um conteúdo que contribui com a sociedade e seu objetivo tem que ser levar informação, esclarecer, transformar seu mercado. O reconhecimento e o tamanho da sua exposição vão decorrer do quanto você é – ou se torna – relevante.

Mas então, seu destino está fadado a colher migalhas cada vez que tem uma exposição na mídia? Nem pensar! O segredo da assessoria de imprensa não está somente em construir relação e conseguir mídia espontânea, mas principalmente no que você faz com cada resultado.

Poucas assessorias já descobriram a importância dessas ações, mas na nossa equipe trabalha ativamente junto com os clientes neste sentido.

Vou começar pelo mais básico: primeiro, é fundamental que você tenha um site institucional – se você leu meu texto anterior, vai entender a importância de ter, em algum momento na sua exposição na internet, uma imagem menos comercial e um local onde as pessoas possam encontrar tudo sobre você e seu trabalho – e que, neste site, haja um espaço para que você coloque as matérias. Não seja óbvio: escreva um artigo comentando sobre aquela reportagem, ofereça ainda mais conteúdo que não foi exposto, faça menções ao veículo e ao jornalista, mostre satisfação por ter sido consultado.

Outra opção inteligente é, na home do site, colocar os logos de veículos relevantes onde você já saiu. Isso vai fazer com que o visitante, seja um possível comprador, um jornalista ou formador de opinião, perceba a sua autoridade no primeiro contato e, principalmente se você é do mercado digital, sabe que isso quebra muitas objeções.

Aqui entra uma dica de ouro: muito do seu sucesso na mídia e com os resultados de mídia estará no valor percebido. Trabalhe para que todos percebam a autoridade, o valor do conteúdo, a importância das suas palavras.

Você precisa estar consciente de que precisa espalhar o fato de ter tido sua imagem exposta na mídia. Está alinhado com o conceito de propagação em marketing digital? Se não, se informe a respeito; se sim, use as técnicas! Coloque em suas redes sociais, mande uma newsletter ou e-mail marketing mostrando a publicação para sua lista.

Se você usa sua lista de forma inteligente e segmentada, vai perceber os resultados principalmente entre aqueles que já têm contato com o seu produto, mas ainda não efetivaram a compra. Sim, estar na mídia – e fazer sua audiência saber disso – pode afetar diretamente no poder de decisão.

Existem ainda inúmeras outras técnicas que utilizamos antes, durante e depois da exposição na mídia, não tão óbvias, mas basicamente pense da seguinte forma: no seu funil de vendas, se você pensa que a assessoria de imprensa está principalmente na fase da descoberta, está enganado. Ele tem sim influência nesta etapa, mas atua principalmente na fase da busca por informação e decisão pela compra. Pense a respeito e utilize da maneira correta para obter resultados.

Ao trabalho!

banner-blog-ebook-nathanalacerda-vocenamidia