15 perguntas sobre Assessoria de Imprensa

Hoje eu vou responder a 15 perguntas sobre Assessoria de Imprensa, de um desafio que recebi de responder essas perguntas em menos de 6 minutos!

Algumas dessas perguntas podem vir de encontro com suas dúvidas desse mundo de Assessoria de Imprensa e aqui, nesse artigo, vamos respondê-las de uma vez!

Vamos começar!

1 – Estou sem dinheiro, devo investir em Assessoria de Imprensa?

R: Se você achou que a resposta seria “sim”, isso não é verdade!

Quando você não tem faturamento, a primeira coisa que deve ser feita é investir em ações de marketing que vão gerar esse faturamento, para que o investimento em Assessoria de imprensa se torne viável.

 

2 – Por que tenho que ter Assessoria de Imprensa?

R: Dentre os inúmeros benefícios que existem ao se investir em Assessoria de Imprensa, podemos destacar que é através desta estratégia que se conquista: AUTORIDADE, CREDIBILIDADE e TUDO que é FUNDAMENTAL para que o seu cliente compre de você!

 

3 – Qual é a prova que a Assessoria de Imprensa realmente funciona?

R: A prova de que a Assessoria de Imprensa realmente funciona está nos resultados gerados pelas estratégias dos assessores, que são mensurados através do clipping (documento que reúne os resultados de mídia). É possível medir as vendas que acontecem a partir da Assessoria de Imprensa, resultados de SEO, entre outros.

São várias as comprovações de que a Assessoria de Imprensa realmente funciona.

 

4 – Como os Assessores conseguem resultados?

R: Os Assessores de Imprensa conseguem resultados através da relevância e importância do conteúdo. Não tem lobby e não tem “venda” de conteúdo!

Os assessores oferecem um conteúdo para a imprensa que entende como algo relevante e importante, e publicam gratuitamente.

Ou seja, não existe relação comercial!

 

5 – Como começar um negócio digital com Assessoria de Imprensa?

R: Primeiro você precisa criar um negócio digital e testar! Só depois que você deve entrar com a divulgação!

Como passos iniciais, é importante começar traçando uma estratégia de construção de autoridade que consiste em dar atenção e aperfeiçoar a própria imagem, posicionamento, personal branding e networking!

Estando tudo ok, aí você começa a divulgar seu negócio digital. Ter uma Assessoria de Imprensa como ponto chave nessa estratégia, pode trazer e ampliar os resultados!

 

6 – Onde você pode encontrar recursos grátis para Assessoria de Imprensa?

 R: Algumas dicas para responder essa pergunta:

  • No meu canal eu sempre trago dicas e bastante conteúdo para que você possa aprender como se posicionar no mercado digital e conquistar autoridade no seu nicho de mercado;
  • Além disso, tenho um e-book que você pode baixar acessando aqui: Você na Mídia! O poder da imprensa ao seu favor;
  • Existe uma ferramenta, O Ajude um Repórter que você pode ter acesso à versão gratuita ou se cadastrar na versão paga também. Nessa ferramenta é possível descobrir o que a imprensa está precisando e de que forma você pode se encaixar com essas necessidades;
  • Outras ferramentas de baixo custo, como o Dino, também são muito úteis para divulgar os seus releases e conseguir sair na mídia;

7 – Por que algumas pessoas se dão muito bem com Assessoria de Imprensa e outras não?

R: Provavelmente, a resposta ideal para essa pergunta é: o tema! O quanto o tema é interessante ou não e o quanto a imprensa quer falar do assunto, corresponde ao o número de resultados. Muitos tratam de temas pouco mostrados na mídia, enquanto outros se surpreendem positivamente.

E outro ponto interessante é o quanto você se dedica à sua Assessoria de Imprensa! É primordial que as pessoas que contratam um serviço de Assessoria de Imprensa dediquem tempo para manter contato, responder as perguntas dos seus assessores e trocar informações com sua equipe.

Sem esse tipo de atitude, fica muito difícil ter resultados!

 

8 – Como começar a Assessoria de Imprensa do zero?

R: Primeiramente deve-se fazer uma análise sobre você/sobre sua empresa, para identificar qual caminho seguir para te tornar notícia.

E é depois dessa análise que são criadas todas estratégias!

É primordial que seu conhecimento e todas as informações do seu negócio sejam nitidamente transferidos para sua Assessoria de Imprensa, para que eles tenham informações suficientes para te colocar na mídia!

 

9 – Como escolher a melhor Assessoria de Imprensa?

R: Para escolher a melhor Assessoria de Imprensa, você precisa escolher aquela que é a mais especializada no mercado que você está inserido e que tenha resultados comprovados de que o trabalho que fazem geram valor para os atuais clientes que essa assessoria atende e que vai passar a te atender.

 

10 – Como sei que estou no momento certo de investir nesse trabalho?

R: Para contratar um serviço de Assessoria de Imprensa, é necessário que você tenha uma boa história para contar, ou um produto que tenha comprovação (aplicado e comprovado).

Não adianta fazer a divulgação de algo que repentinamente é alterado por uma nova ideia ou necessidade – normalmente quando o produto ou ideia são novos ou estão em fase de testes.

Mas mesmo que você tenha um produto em fase de teste, é interessante você ter uma boa história para contar – que pode ser sua história de vida – para fazer essa divulgação para a imprensa.

E outro detalhe muito importante: quando você for procurar por uma Assessoria de Imprensa e identificar uma agência que ache interessante, se ela for realmente séria ela vai te dar o real feedback se você e seu produto ou história estão no momento certo para serem divulgados na mídia.

 

11 – Por que algumas pessoas sempre investem dinheiro em Assessoria?

R: Porque através da Assessoria de Imprensa que se constrói autoridade e, uma vez que você tem autoridade você não vai deixar de ter.

E o melhor em se ter uma Assessoria de Imprensa está na constância do trabalho bem feito! Pois com isso é possível conquistar mais resultados, mais visibilidade, mais autoridade, mais influência e aumento no faturamento através dessa estratégia.

 

12 – Como ter uma Assessoria fabulosa, mesmo com o orçamento apertado?

R: É possível fazer a própria Assessoria de Imprensa, caso não haja verba para contratar!

Através dos meus conteúdos que estão disponíveis no meu canal, você consegue ter todas informações necessárias para conquistar um bom relacionamento com a mídia.

Mas para que essa estratégia seja fabulosa, você precisa APRENDER! A partir do momento que você aprende e entende do que é que a mídia precisa e como ela funciona, os resultados acontecem!

Claro que isso dá bastante trabalho, mas, se não estiver disposto a se dedicar em se “autoassessorar”, então contrate uma equipe que faça isso para você!

 

13 – Como começar um negócio com Assessoria de Imprensa?

R: Quando você está começando um negócio, um dos seus principais focos deve ser conquistar faturamento para depois pensar em contratar uma Assessoria de Imprensa.

Mas, se você já tem dinheiro, estude as melhores opções de Assessorias para começar esse processo junto com você!

 

14 – O que faz um trabalho de Assessoria de Imprensa fracassar?

R: Para essa resposta, dois pontos muito importantes:

  • 1º: Não atender a Imprensa devidamente e só “usá-la”! Como exemplo disso é você falar com a mídia como e quando você quer, no momento em que achar que deve estar precisando ou na hora que surge uma necessidade sua.

E quando estourar uma crise de imagem ou surgir uma oportunidade em que você pode ser encaixado, eles não vão te ouvir!

  • 2º: Ser muito volúvel! A inconstância de posicionamento e ideias que mudam toda hora faz com que a mídia pare de olhar para você no âmbito que você quer. Você passa a ser visto como alguém que não sabe o que quer, que desiste quando fracassa e que não tem seriedade com o próprio trabalho

É preciso ter projetos consistentes para conseguir então conquistar credibilidade e obter cada vez mais resultados e melhores!

 

15 – Quanto custa uma Assessoria de Imprensa?

R: Isso depende muito! No mercado de Assessoria de Imprensa existem opções que vão de R$ 5.000,00 a R$ 60.000,00 mensais, para mais!

O que diferencia é o nível de cada agência, na relevância e valor dos resultados que elas geram, e a sua real necessidade em contratar os serviços que elas oferecem!

 

(Essas perguntas foram enviadas pelo Wesley Reis, seguidor do meu canal, meu aluno, e incrível profissional!)

 

Você consegue conferir esse conteúdo todo em vídeo acessando este link: Assessoria de imprensa: 15 perguntas em 6 minutos!

 

Ficou com alguma dúvida sobre Assessoria de Imprensa? Deixei de responder alguma pergunta que você gostaria de ver aqui? Escreva aqui nos comentários que eu vou te responder, combinado?

 

Muito obrigada e até o próximo artigo!