Seu cliente ideal é uma AGULHA

Imagine um cliente seu. Ele não está sozinho. Todas as outras pessoas que existem e vivem no mesmo ambiente que ele, podem até consumir o seu conteúdo gratuito, mas não comprariam suas ideias e produtos. Eles são as palhas em um palheiro que proporcionalmente engole a agulha e faz com que você esteja cada vez mais longe do seu cliente ideal.

Essa metáfora reflete exatamente a vida de muitos influenciadores digitais nos dias de hoje: prospectar um cliente ideal, mas, na verdade, ter diferentes seguidores, que não se engajam e que não percebem a relevância das coisas que são feitas.

É o palheiro vencendo a agulha mais uma vez.

E muitas pessoas diriam que a culpa disso seria das palhas, que em quantidade são maiores e sufocariam tanto uma agulha quanto duas. Ou, deixando a metáfora de lado: a culpa por ser tão difícil identificar e vender para o cliente ideal é por existir cada vez mais “clientes menos qualificados” do que qualificados.

Será mesmo?

E se eu te disser que existe uma maneira muito mais prática de enxergar a situação e colher resultados disso?

 

ÍMÃ + AGULHA = SEGUIDOR QUALIFICADO QUE COMPRARIA

O melhor a se fazer é PROCURAR CERTO pelo seu cliente ideal!

Olhar para ele com todas as suas características e profundidades e atraí-lo até você!

Assim como o Imã atrai uma agulha com sua força magnética, é possível atrair os seguidores qualificados da seguinte forma:

Agulha no palheiro

Nesse pensamento, a ideia é descobrir QUEM É DE FATO seu cliente ideal e produzir os seus conteúdos com base nessa “PESSOA”, resolvendo as dores dela e promovendo os desejos que a move.

Antes de continuar esse artigo, onde você vai aprender como identificar a agulha no palheiro e até multiplicar esse número de agulha de uma forma correta e com qualidade, quero te perguntar uma coisa: você leu meu artigo: ANALISE SWOT – o guia definitivo?

É importante que você conheça as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades antes de partir para essa nova ferramenta: PESQUISA DE AVATAR!

Então dá uma lida e volte aqui!

Mas se você já leu, vamos lá!

 

Pesquisa de Avatar: como fazer o melhor “buscador de agulhas”

Através de uma boa e profunda pesquisa de avatar, é possível traçar exatamente qual é o perfil de seguidores que você já possui! Muitas vezes os atuais seguidores até são qualificados para o assunto que você aborda, mas a forma como você produz os seus conteúdos, acaba te afastando do seu cliente ideal, ou da melhor interação que pode vir dele (bons comentários, compartilhamentos, compra, etc).

Então, conhecer quem é o seu seguidor é um passo muito importante na escalada do sucesso e, para fazer essa pesquisa e identificar a sua agulha no palheiro, é necessário um momento de dedicação para atingir a profundidade do seu avatar e entendê-lo.

A pesquisa consiste em entrar em contato com seus seguidores (pessoalmente, via Skype, lista de e-mails, etc.) e fazer algumas perguntas que podemos dividir da seguinte forma:

 

DADOS DEMOGRÁFICOS: nome, idade, onde mora, renda

AS DORES QUE ELE POSSUI: o que é que ele considera como uma dor que precisa ser resolvida? O que ele precisa fazer para atender os objetivos dele?

OS DESEJOS QUE ELE POSSUI: quais são os desejos que motivam ele todo dia a levantar da cama? Onde ele se vê em seu mundo ideal?

DETALHES: algumas informações simples podem ser muito importantes para identificar o perfil do seu avatar, como:

 – O que ele sabe / não sabe?

– O que ele vê / ouve / fala?

– O que ele assiste? O que ele lê?

– Quais ambientes ele frequenta?

– Quais redes sociais ele usa e como usa?

– Quais são os hábitos e hobbies que ele tem?

– Peça para que cada um descreva como que é “um dia na vida dele”

 

Com esses questionamentos, você tem que estruturar uma pesquisa e fazer com que seus seguidores respondam cada pergunta e, com essas respostas é criado o perfil da PERSONA.

 

PERSONA = AGULHA

Agulha no palheiro

O que faz a agulha se destacar das palhas é que ela é única, com características muito próprias, enquanto as palhas são idênticas.

Essa exclusividade é o que acontece com seu cliente ideal. Com as respostas que você conseguir de cada um, será possível identificar a características de cada pessoa. Mas mesmo assim, com todas essas informações, o ideal é traçar um perfil em comum entre eles.

Esse perfil se chama PERSONA ou AVATAR.

E para criar essa persona, você tem que criar uma estruturação com:

Nome (sim, um nome para que você se lembre que de todas aquelas respostas, existe um único perfil, uma única persona para qual você vai olhar e produzir conteúdo)

Idade

Localização

Palavras-chave que representem o que mais se repete na vida dele

Interesses, motivações, frustrações

E nessa estruturação você pode colocar todas as informações relevantes que são mais comuns entre os seguidores que responderam à pesquisa, e usando as próprias palavras usadas por eles mesmos!

Quando você sabe quem é que te segue, é para ESSA PESSOA que você tem que produzir seus conteúdos! E de uma maneira muito inteligente, seu poder de viralização só aumenta, as pessoas certas vão te indicar para as pessoas certas, e um dia você terá muito mais agulhas em vez de um palheiro sem utilidade.

Faça então essa pesquisa de avatar e conte como foi.

Até o próximo artigo!