A artesã que mudou seu posicionamento com apenas um passo

Andreia Bassan conseguiu resultados surpreendentes com apenas uma simples mudança de perspectiva e posicionamento!

 

Imagine que apenas um passo pode te separar da estagnação para o sucesso. Apenas uma mudança de perspectiva pode transformar o seu posicionamento e aumentar as vendas. Foi isso que aconteceu com a artesã, empresária e apresentadora Andreia Bassan. Para entender a história dela, é preciso voltar um pouco no tempo e entender como tudo começou.

 

Dos chinelos à televisão

Andreia Bassan é uma dessas empreendedoras cheias de atitude que fazem aquilo que amam. “Comecei fazendo feira de artesanato em escolas particulares, grêmios de empresas e hospitais”, conta. O início foi praticamente local, em seu próprio bairro. Sem medo de vender e com uma energia lá em cima, Andreia oferecia seu artesanato em escolas, postos de saúde e outros locais da vizinhança. “Mas a melhor ideia foram os bingos nas casas das pessoas”, conta. Em parceria com outras pessoas, geralmente revendedoras de cosméticos ou vendedoras de chocolates e flores, Andreia montava kits e organizava eventos nas casas de quem tivesse um espaço para ceder. “No fim da reunião, eu já marcava outras ali mesmo, dava um presente a quem cedia a casa. Era uma festa”, conta.

 

O objetivo era vender. Não vender de qualquer jeito. Vender com transparência, com carinho. Vender coisas que dão mais beleza ao dia a dia, que fazem diferença para as pessoas. Chegar à TV foi uma dessas coisas que alguns chamam de acaso, sorte, e que outros chamam de resultado de um trabalho bem feito.

 

“Eu estava participando de uma feira em uma escola particular e uma jornalista viu minhas peças, e pediu meu cartão para uma pauta em uma revista”, conta Andreia Bassan. Demorou alguns dias até que o novo contato gerasse outros contatos. Ao conhecer seu trabalho, uma produtora do programa Vitrine do Artesanato convidou Andreia para gravar um DVD. Mesmo sem nunca ter feito algo parecido, ela foi com toda a energia que tinha. “Era um sonho trabalhar na TV”, completa.

 

Os trabalhos seguintes foram consequência. A primeira vez de Andreia na TV foi no programa Arte Brasil (Canal Rural), e mais tarde nos outros programas do grupo Vitrine do Artesanato. Logo no começo, Andreia ensinava a fazer flores. Mas o que ela queria, de verdade, era fazer chinelos. “Apesar de TODOS dizerem que eu não chegaria em lugar nenhum com chinelos, eu acreditava naquele trabalho”, conta. “Pois até hoje digo que chinelo é um calçado pra todas as idades”.

 

Experiência e um único passo para se reinventar

Hoje, Andreia Bassan é um dos principais nomes do artesanato na TV. Com 12 anos de estrada, ela criou há 5 anos uma máquina de frisar que foi novidade no mercado. Chegou a ser contratada de uma empresa que vende máquinas para montar pequenos negócios em casa, e sempre dependeu da venda dos produtos e marcas que representava. “Minha vida é vender”, resume.

 

 

Preocupada com isso, Andreia se sentia perdida. “Eu vivia atrás dos chinelos. Eu achava que o chinelo é que era o meu negócio”, conta Andreia em seu depoimento. Após conhecer o trabalho da Nathana Lacerda, decidiu fazer o curso Autoridade Máxima.

 

Foi lá, e já no primeiro módulo, que ela percebeu que uma coisa podia mudar. E foi apenas com esta simples mudança, que as coisas começaram a dar certo.

 

“Eu tenho um nome, sou uma vendedora, e o meu nome é a minha empresa”, conta. Foi graças às ferramentas do Autoridade Máxima que ela percebeu isso. Trata-se de um posicionamento diferente, mas que exigiu apenas um passo: sair de trás dos chinelos para ficar à frente deles. Essa sutileza faz toda a diferença. E foram as ferramentas e o encaminhamento do curso que permitiram definir o próximo passo.

 

Os resultados foram grandes. Andreia tornou-se sócia de uma fábrica de chinelos apenas com seu nome, ou seja, sem investimento. Além disso, A marca ABassan foi parar no rótulo de uma cola especial.

 

Hoje, Andreia tem seu posicionamento muito claro: empresária, apresentadora de TV e artesã especializada no nicho de chinelos customizados, licencia linhas de chinelos e acessórios ABassan, e criou a máquina MAFRISAJR, que trouxe agilidade e produtividade para os que sonham em trabalhar com chinelos.

 

Passos podem ser dados para todos os lados. Um passo dado na direção certa pode fazer toda a diferença para o sucesso. Andreia Bassan é prova disso.