O dia em que o número CAIU!

Olá, precisamos conversar! Mas calma… não é nada que não seja possível de resolver.

Hoje o assunto é MÉTRICAS DE VAIDADE. E sobre isso, tem muitas coisas que precisamos colocar em dia.

Quero mostrar para você que existem resultados e RESULTADOS, onde os números podem ou não ser indicadores de sucesso.

Vamos começar:

 

1 – O SONHO DE 1 MILHÃO DE REAIS…

… nem sempre é um sonho tão importante assim!

Números - 1 milhão

No marketing digital vemos grandes empreendedores fazendo lançamentos que faturam 7 dígitos na semana. E quem vê esse tipo de situação, acredita que pelos próximos anos, aquele empreendedor nunca mais vai precisar trabalhar – pois já está milionário!

E por acreditar nisso, os novos empreendedores entram nessa busca desenfreada por um lançamento que tenha poder de faturamento na casa dos 7 dígitos, e muitos acabam se frustrando com os próprios resultados.

No entanto, esse tipo de crença deve ser eliminado o quanto antes!

Todo o esforço e investimento que os grandes empresários fazem para atingir essa métrica de 1 milhão de reais em um lançamento, não significa que no final das contas ele terá um lucro nesse valor. Nem metade. Isso quando conseguem lucrar de fato.

Por trás de um lançamento existem muitos detalhes que requerem investimentos como: campanha de anúncios, pagamento de funcionários, impostos, taxa do Hotmart… uma incontável lista de custos que pode ser que o lançamento apenas pague todo investimento e gere um lucro muito distante de 1 milhão de reais.

O que vai determinar o sucesso desse lançamento é o quanto a pessoa vai lucrar com base no que é investido e faturado.

 

2 – “Sou influenciador digital e meu canal fala sobre agricultura e pecuária. Quero aparecer no…

… Amor & Sexo”. (Oi?)

A TV Nacional é uma grande vitrine para mostrar ao país a grande diversidade que vivemos no marketing digital – pessoas que falam de moda, comportamento, natureza, espiritualidade, política, livros… exemplos é o que não faltam.

E o mais legal é ter inúmeros tipos de programas que se enquadram a esses múltiplos posicionamentos.

Mas, será que o fato de um programa ter uma grande audiência significa que participar dele vai te trazer algum tipo de resultado? Será que aquela audiência é qualificada para receber o seu conteúdo?

Vamos pensar no exemplo do nosso influenciador digital que fala sobre agricultura e pecuária e quer aparecer no Amor & Sexo. A não ser que ele tenha uma pauta interessante para abordar no programa, não faz sentido fazer essa participação.

O tempo gasto para tentar colocá-lo nesse programa pode ser usado para algum quadro no Globo Rural (Rede Globo), Terra Viva (Band), etc.

Para esses públicos, faz sentido esse influenciador digital entregar seu conteúdo nesses programas!

POSICIONAMENTO É A ALMA DO NEGÓCIO! 🙂

 

3 – 1milhão de seguidores para…

… nada!

Números - seguidores

Outro caso de números na casa dos milhões.

É uma grande verdade que as pessoas se impressionam com números grandes – “quanto mais zeros à direita, melhor”.

Mas a qualidade, que é o ponto mais importante, muitas vezes fica de lado por questão de status e quantidade.

Claro que, como prova social, um bom número de seguidores no Facebook, YouTube e Instagram, por exemplo, são indicadores que mostram a autoridade do influenciador digital.

Porém, vale se perguntar:

Esses seguidores são qualificados? Acompanham meu conteúdo? Compram ou comprariam meus produtos?

Assim, quanto mais qualificada for sua audiência, mais relevante se torna o seu conteúdo, pois eles vão te dar feedbacks das coisas que você produz, vão recomendar para outras pessoas, vão curtir e compartilhar nas próprias redes sociais, e o mais importante: consumir o seu produto!

 

4 – “2mil curtidas na foto!…

… mas vender mesmo…”

Essa é uma outra métrica que responde à prova social – que é importante existir sim, pois também é um indicador de autoridade.

Mas será que as pessoas que estão curtindo suas publicações são consumidoras fiéis dos seus conteúdos? Ou será que aquela foto foi só mais uma que apareceu na timeline do seu seguidor, que curtiu sem nem perceber?

Esse exemplo está alinhado aos seguidores qualificados, pois quando você conquista um “like” genuíno de um seguidor que é o seu Avatar, esse like ganha poder! Afinal, você conseguiu conquistar a atenção de alguém que você pode chegar a vender um dia!

Mas volto a dizer: ter essa métrica de engajamento é muito importante, sim!

Mas até que ponto você conhece sua audiência? Até que ponto aqueles 2 mil likes vieram dos seguidores que um dia se tornarão clientes?

São informações que podem definir o seu negócio como algo que realmente tem sucesso ou não!

 

A intenção é fazer você olhar para questões como: “será que eu realmente conheço minha audiência? É tão importante assim faturar 1 milhão de reais em um lançamento? Será que estou dando mais importância a um número do que às pessoas? ”.

Então se questione! Veja se você tem passado por essas situações em que as métricas de vaidade acabam tendo mais atenção do que deveriam.

Mais importante que um número é o resultado que você tem com ele.

E lembre-se: números são como elogios: não funcionam se não forem honestos!

 

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