Empreendedor digital: o que fazer para se ter sucesso com seu produto

Ser um empreendedor digital requer muita disposição para lidar com tempo, conteúdo, desejos, resultados, erros e reviravoltas pelo caminho. Não é à toa que tem tanto empreendedor digital que se encontra perdido, sem saber o que fazer com todo conhecimento que quer transmitir para seu público, e que acaba ficando desmotivado, confuso, e alguns chegam a pensar em desistir.

Você se sente assim? Consegue se ver em um desses exemplos e não sabe o que fazer?

É bem possível que seu conteúdo e conhecimento sejam extraordinariamente relevantes, que poderiam impactar uma multidão de pessoas. Mas será que você, empreendedor digital, conhece quem são essas pessoas que devem ser impactadas? Esse é um exemplo de questionamento que, se não for respondido imediatamente, é o grande fator para que o empreendedor digital se perca em seu conteúdo, em seus objetivos, e consequentemente, perca seu público, tanto aquele que já o segue quanto todos os seguidores que deveriam ter acesso a esse conhecimento extraordinariamente relevante.

Existem táticas simples e extremamente importantes que fazem toda diferença para que um produto seja entregue à audiência correta. Essas táticas visam atingir um público que compra genuinamente e que terá sua vida transformada através de um empreendedor digital que sabe o que fazer para o seu produto ter sucesso.

OS 4 PASSOS ESSENCIAIS PARA O EMPREENDEDOR DIGITAL TER SUCESSO COM SEU PRODUTO

empreendedor digital

Empreendedor digital: conheça o seu avatar!

1 – Conheça seu Avatar

Em quase todas as situações, o empreendedor digital quer, acima de tudo, ser inovador. A partir de um estudo sobre formato de canais, perfis de redes sociais que bombam, modelos de sites mais clicados e formatos de podcasts, por exemplo, se aventura por infoprodutos, uma infinidade de técnicas e ferramentas que já quer aplicar para ter resultados de imediato. De nada vale essa quantidade de pesquisa se o influenciador digital não sabe o que fazer com isso tudo e para quem ele vai transmitir esse conteúdo.

É aí que entra o nosso Avatar!

O avatar é o cliente ideal que tem o perfil exato de alguém que consumiria o seu produto, seja ele conteúdo em vídeo, mentoria, e-book, dentre outros exemplos que, quando não condizem com este perfil e as necessidades do avatar, se tornam produtos batidos para o seu mercado. Por esta razão é tão importante para o influenciador digital conhecer primeiramente o seu avatar antes de definir o produto com o qual trabalhar.

Exemplificando: pode acontecer de o cliente ideal não ter tempo para ler um livro, e o produto que o empreendedor digital trabalha e divulga incessantemente seja este. Sabendo que o avatar não tem tempo, é possível pensar estrategicamente em como atingir esse público. Neste caso, não seria a melhor opção apostar em podcast? Aí vem a pergunta: é do perfil de seu avatar ouvir podcast? Se você o conhece bem, responder isso fica muito mais fácil.

Diante deste cenário, ficou claro que o estudo do avatar é imprescindível.

Agora que você tem essas informações, quer saber o que fazer para conhecer o seu avatar? É muito simples! Converse com a sua audiência, conheça principalmente as dores e desejos que ela possui. Analisando isso, se pergunte: O que fazer para resolver essa dor? O que fazer para que esse desejo se realize através do seu conteúdo, conhecimento ou produto?

Além disso, saiba quais livros sua audiência lê, quais séries assiste, o que fazem no dia a dia. É preciso ter informações! Quanto mais precisas e profundas, melhor! E para se ter informações basta apenas ligar, chamar para sair, tomar um café, acompanhar nas redes sociais, enfim, se aproximar.

empreendedor digital

Empreendedor digital: faça uma análise swot e conheça suas forças!

2 – Conheça sua empresa

Depois de conhecer o avatar, o segundo passo é fazer a análise SWOT.

A análise SWOT nada mais é uma observação e reflexão das forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities)  e ameaças (Threats) que a empresa ou produto possui para sobreviver.  Esta análise pode tanto ser feita com o olhar na empresa quanto no produto e também na vida pessoal, buscando o autoconhecimento para atingir o sucesso e descobrir quais sãos seus pontos fortes e desenvolvê-los, além de identificar os pontos de fraquezas e aprimorá-los.

Forças e fraquezas devem ser analisados por características internas, que não dependem de mais ninguém para existirem. Toda informação é bem-vinda, desde estrutura física até conhecimento ou comportamento.

Oportunidades e ameaças são de origem externa. As ameaças devem ser vistas como fatores externos que podem impactar negativamente no negócio, já as oportunidades são os caminhos que devem ser investidos para se atingir o sucesso e crescimento.

Uma dica que funciona é fazer esta análise SWOT com um parceiro de trabalho. Algumas ideias e observações que você propriamente não tenha de início, pode vir através deste parceiro que está ali para contribuir e te ajudar a entender o que fazer para ser um empreendedor digital de sucesso.

 

3 – Monte seu modelo comercial

Após conhecer o avatar e a sua empresa, o próximo passo é estruturar o modelo comercial.

Para o empreendedor digital atingir seu avatar é primordial que as forças da empresa atendam a um desejo deste perfil ou que solucionem alguma dor. É a partir daí que surge o produto.

Por exemplo, se o seu avatar não tem tempo, oferecer um curso intenso pode não ser a melhor opção, sendo mais indicado alguma prestação de serviço ou fazer um canal no youtube com vídeos curtos e objetivos que solucionem esta dor especifica de tempo. Tudo vai depender do comportamento do seu cliente ideal e em que lugar ele está.

Quando as fraquezas de um produto atingem diretamente a dor de um avatar, o correto é melhorar esta fraqueza para que essa dor seja solucionada. Se a ameaça identificada na análise SWOT faz parte de um comportamento do cliente ideal, torna-se necessário um olhar atento para prevenir possíveis conflitos.

É interessante criar um funil de produtos quando o avatar possui vários níveis de divisão, como por exemplo razões financeiras – já que partes do seu público podem ter mais faturamento, enquanto outras têm menos. Você pode preparar o cliente para que ele compre seus produtos mais acessíveis, de modo que ele cresça e precise do seu produto com valor mais alto.

4 – Esteja nos canais certos

A última dica importante para que o empreendedor digital saiba o que fazer para o seu produto ganhar destaque e se propagar é: estar onde o seu público está.

A esta altura, depois de toda pesquisa para criar o perfil de um avatar, depois de analisar e ter conhecimento sobre as forças e fraquezas do produto e da empresa, cruzar essas informações para definir qual realmente deve ser o produto e o que fazer com ele para atingir a audiência correta, dar o último passo fica um pouco mais fácil, pois todos os dados facilitam em saber qual é o melhor meio de entregar o conteúdo ao avatar.

O Facebook é a rede social que a maior parte das pessoas estão: esta pode ser uma grande porta para o empreendedor digital crescer e ter sucesso. Mas não existe uma regra definida sobre qual é a rede social exata a se investir. Existem casos em que o Linkedin é a ferramenta principal de utilização de determinados avatares.

Veja quão importante é o estudo do avatar logo no início e o quanto ter o máximo de informações pode contribuir para direcionar o que fazer com o produto. Analisar o que o cliente ideal faz nas redes sociais lá no estudo de avatar, ajuda para determinar em qual rede ele apenas está se entretendo e onde ele compraria de você.

Primeiramente, defina em quais redes você deve estar para compartilhar seu conteúdo ou produto, depois defina a periodicidade para se ter constância. Em seguida, especifique qual será o tipo de conteúdo que o avatar vai encontrar em cada rede social, e que não necessariamente precisa ser igual para todas as redes. Exemplificando: use o Instagram para postar imagens da sua vida e se conectar com o estilo de vida de seu cliente ideal, use o Facebook para compartilhar conteúdos de outras redes, exponha seu conteúdo no Youtube, enfim, existem várias estratégias que ficam fáceis de serem definidas depois de conhecer o avatar.

Para um empreendedor digital alcançar o sucesso, é preciso aprimorar-se constantemente, mas, acima de tudo, conhecer o cliente ideal, o que não é possível de acontecer a partir de uma análise superficial. A quantidade de informações e como aplicá-las de forma estratégica vai repercutir nos passos que se deve dar para se tornar um empreendedor digital que sabe o que fazer com o produto para o cliente correto. Essas dicas são importantes para que você não se perca e encontre a melhor maneira de conquistar a sua audiência.