19 erros bobos que (quase) todo empreendedor digital já cometeu

Dizem que “é errando que se aprende”. E como isso é uma verdade, hoje eu quero listar para vocês os 19 erros mais comuns que (quase) todo empreendedor digital já cometeu.

Se você se identificar com esses erros, calma! No final, eu tenho uma surpresa para você!

 

1 – Não conhecer sua audiência

Uma vez eu conversei com um amigo que tem um canal no youtube e ele me disse que se sentia falando sozinho enquanto gravava seus vídeos. Isso acontece quando a pessoa não sabe para quem está falando!
Então é importante ter um avatar! (Se você não sabe como identificar um avatar, eu gravei um vídeo para você sobre esse tema!)

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2 – “Isso não vai acontecer comigo”

Digamos que dentre as habilidades que um empreendedor digital possui, previsão do futuro não é uma das mais eficazes. O mercado não tem espaço para pessoas que não se preparam para gerenciar uma crise pois, quando a crise vem, a carreira desse empreendedor se vai.

Estar preparado para tudo é mais importante do que se preparar na hora em que alguma situação negativa acontecer.

 

3 – Não conhecer o próprio produto

Imagine a situação de um infoprodutor que está sendo questionado por alguém “para que serve o seu produto”? Ele leva meia hora para dizer algo que a pessoa entenda. Isso mostra que nem ele mesmo conhece o próprio produto.

Por mais complexa que seja a sua área, você precisa conseguir explicar em uma frase!

 

4 – “Sou bom em tudo

Foi-se o tempo em que ser bom em tudo era algo bom! Hoje, se você fala de vários assuntos e não tem domínio de um específico, você não atinge profundidade e acaba se tornando irrelevante. Seja em vídeo, lives, artigos de blog, dentre outros conteúdos, você fala mais ou menos de uma coisa, mas outro fulano domina o assunto. Uma briga desleal, não é?

 

5 – Ignorar audiência

Deixar de responder e interagir com a sua audiência é um sinal de que você não se importa com as pessoas que você quer que consuma seu conteúdo. É em um “tanto faz” para a opinião de alguém que um seguidor é perdido!

Mas imagine só como deve ser incrível ser capaz de fazer uma pessoa se sentir especial apenas respondendo a um comentário dela?

 

6 – “Li isso aqui, vou copiar!”

Autenticidade não se copia! Afinal de contas, se determinado conteúdo, dados e informações, reflexão ou pesquisa já foi realizada por alguém, por que utilizar isso para impactar sua audiência como se fosse seu?
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7 – Responder de forma grosseira aos haters

O único objetivo de um hater, é SER um hater! Quando aquele comentário desagradável aparece nos seus vídeos, o que você deve fazer?
(A) Ignorar o que a pessoa está falando e deixar o comentário lá
(B) Responder da mesma forma
(C) Ficar triste e achar que o seu trabalho não tem sentido
(D) Dar uma resposta neutra e respeitar a opinião contrária, sem entrar no jogo da pessoa
Advinha qual é a resposta certa?

 

8 – Esquecer de checar as métricas

As redes sociais nos passam dados que precisamos saber onde estamos acertando, onde estamos errando, se estamos crescendo ou perdendo audiência, se o conteúdo está agradando ao público e à própria rede se está entregando para mais pessoas, origem de tráfego, tempo de visualização, dentre várias e várias métricas que são muito importantes para serem ignoradas!

 

9 – Ter medo de arriscar e cometer erros

Saber o momento certo de mudar um posicionamento, opinião e até mesmo mudar a forma de se comunicar com a audiência, não é muito fácil e obvio assim. Requer planejamento e coragem para arriscar, mas, o medo não é a melhor estratégia para lidar com uma situação dessa.

 

10 – “Por que o Zé tem mais curtidas do que eu?”

Será que não é porque você está se comparando com o conteúdo e audiência dele? Bom pensar nisso não é mesmo? (alerta de spoiler: procurar se melhorar pode dar mais resultado do que se comparar com o sucesso de alguém!).

 

11 – Cair no mal da “não-periodicidade”

Uma outra vez, eu estava começando a acompanhar um canal muito interessante no youtube. E me dava uma raiva quando chegava o dia que era para ter vídeo no ar eu entrava no canal, não tinha! Sabe o que eu fiz? Parei de assistir!

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12 – “Quero vendeeerrrr! Vender! Vender!”

Quer vender muito, que bom mas, só isso?

 

13 – Não usar as ferramentas ao seu favor

Para divulgar um infoproduto existem várias e inúmeras ferramentas que podem alavancar um produto digital. O maior erro é simplesmente não usar, e depender da ultrapassada venda “boca-a-boca”.

 

14 – “Con…? Conco…? Conco…o quê? ”

Esquecer da concorrência? Quem nunca? Você sabe quem é a sua concorrência e qual é o desempenho dela (s) no seu mercado?

 

15 – Não saber qual é a necessidade da audiência

Quando você conhece de verdade quem é o seu público-alvo, e o seu conteúdo não está alinhado com as necessidades desse avatar, acredite, sua família vai amar seu conteúdo! (Leia de novo e reflita sobre isso)

 

16 – “Olha! Uma rede social nova! Vou entrar!”

Não é porque existem inúmeras redes sociais que você precisa estar em todas! O mais importante é analisar quais redes são importantes para o seu negócio e de que forma ela desempenha no seu mercado.

 

17 – Estudar e esquecer de aplicar

Essa eu vou ter que defender alguns empreendedores digitais que estudam bastante. Existem por aí vários cursos vendidos como “praticáveis” que na verdade entregam, entregam e entregam conteúdo, mas que não impulsionam a pessoa que está cursando a tomar alguma ação prática. Agora, a pergunta que não quer calar: por que comprar esses cursos?

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18 – “Ser um infoprodutor é muito difícil, vou desistir…”

O começo de um negócio digital pode ser um pouco difícil sim, mas existem formas de se aperfeiçoar e conquistar o espaço desejado no mercado. A boa notícia é que, quando você chega lá, não fica mais fácil, mas você está mais preparado para lidar com as situações e erros se comparado aos vários empreendedores digitais que desistem no começo ou no meio da própria jornada.

 

19 – Não se inscrever na minha lista VIP!: se inscreva na minha lista VIP e fique e receba os conteúdos que vão te levar cada vez mais perto do seu nível de Autoridade!

 

Pois é empreendedor, errar é humano, e desses erros criamos estratégias para acertar mais.
Quais erros você acredita que todo empreendedor digital já cometeu? Você teria coragem de compartilhar algum erro que você já cometeu?

Aguardo seus comentários!

 

Até o próximo artigo!