5 pilares da gestão do conhecimento na construção de autoridade

Você quer se tornar uma autoridade no seu nicho empresarial mas tem dificuldades em aplicar todos os seus conhecimentos que poderiam realizar esse desejo. Nesse caso, é preciso se perguntar: “como é que anda a minha gestão do conhecimento?”

A gestão do conhecimento é um grande companheiro para quem deseja construir uma imagem de autoridade. Sem ela, é muito fácil que o infoprodutor se perca nas inúmeras informações que consome e não atinja bons resultados.

Nos eventos que eu participo, é muito comum encontrar pessoas que estão passando por esta situação. Empreendedores que estudam sempre, que leem livros atrás de livros, participam de fóruns, masterminds, tudo para que o próprio produto cresça e ganhe autoridade.

Essas pessoas, que muitas vezes estão estudando tanto e não alcançam os resultados desejados, podem não ter a ideia de que a culpa disso pode ser da má gestão do conhecimento.

Gestão do conhecimento

Conhecimento x habilidade

Melhor do que colocar os dois conceitos – conhecimento e habilidade – para competirem é uni-los. Mas antes, quero te perguntar uma coisa: você sabe qual é a diferença dos dois?

Não é difícil!

Conhecimento é tudo aquilo que você sabe, que aprendeu e tem ideia de como utilizar.

Habilidade é tudo aquilo que você sabe fazer através de um conhecimento.

Assim, a gestão do conhecimento é transformar o que se aprende em uma capacidade implementada. É fazer após aprender!

 

Conheça agora os 5 pilares da gestão do conhecimento na construção de autoridade que vão alavancar seu potencial!

 

1 – Não subestime o poder de uma boa anotação

A anotação é uma ótima amiga da memória. Se uma falha, a outra ajuda.

Quando estiver em algum treinamento ou curso, anote o que for importante. Mas tenha um lugar certo para fazer esta anotação, que seja de fácil acesso e que não permita que estas informações se percam.

 

2 – Quem revisa não petisca

Quantas vezes tentamos lembrar de algo e não conseguimos? Quantas vezes nós repetimos “eu deveria ter anotado aquilo”?

Anotar é importante, mas revisar é mais importante ainda!

Quanto anotamos algo e revisamos no mesmo dia, no dia seguinte, uma semana depois, e em um mês, a capacidade de retenção de informação é 900% superior em relação a quem não faz anotações

Você leva um dia inteiro em um treinamento consumindo conteúdo, mas gasta cerca de 15 minutos para revisar as próprias anotações.

Você leva um dia inteiro em um treinamento consumindo conteúdo, mas gasta cerca de 15 minutos para revisar as próprias anotações.

 

3 – É preciso aplicar os conhecimentos como se não houvesse amanhã

Uma das chaves para se ter sucesso com a gestão do conhecimento, é aplicar o que se aprende.

Simples assim. Mas vamos comentar um pouco mais sobre isso.

Logo depois de se ter contato com uma informação nova, que pode transformar um processo, um negócio ou até mesmo uma forma de pensar, deve-se aplicar logo o que se aprende!

Essa rápida implementação prática possui o poder de gerar a competência de um conceito novo, e revelar se aprendeu bem ou não.

Uma dica fácil de ser implementada é a seguinte: logo que sair de um treinamento ou curso e tiver algum insight, não espere! Já coloque em prática! Mas não tudo de uma vez: entenda a necessidade de implementação e filtre o que vai ser praticado ou não.

E para não perder o que não for colocado em prática, tenha essa anotação e faça uma prospecção de quando ela será tirada do papel!

gestão do conhecimento

 

4 – Uma dieta de informações faz bem

Nesse mundo digital que vivemos, tudo é informação! Estamos expostos em todos os lugares às informações que brotam o tempo todo diante dos nossos olhos e ouvidos.

Uma boa gestão do conhecimento requer, mais do que tudo, filtrar o que é importante e relevante para você!

Também não se trata de reduzir todo o conhecimento já consumido, mas saber bem o que você quer ou não absorver de informações.

Essa atitude é importante para que o seu cérebro passe a dominar assuntos que realmente possam somar em estratégias e insights que potencializam a construção de sua autoridade, seja em qual área for, pois receberá foco, atenção e investimento físico e mental.

 

5 – Um planejamento de aprendizagem que funciona

Um dos grandes erros que muitos empreendedores digitais cometem, é estudar vários conteúdos, misturar cursos com palestras e livros e já tentar aplicar tudo de uma vez.

Por esta razão, muitos estão perdidos.

Sendo assim, é importante saber o quê e quando estudar, e também quando implementar o conhecimento novo. Tendo feito isso, já pode partir para outro conteúdo.

É comum subestimarmos o tempo e acreditarmos que em seis meses tantos livros serão lidos, tais cursos serão feitos, quando na verdade, essas estimativas nem chegam perto de se concluírem.

Então, seja honesto com seu tempo! Saiba quanto tempo você tem para se dedicar aos estudos, treinamentos, cursos e leituras, e colocar em prática o que for importante.

Mais importante do que ler vinte livros que falem sobre o mesmo assunto – ou assuntos diferentes – é ler dois ou três livros que possam gerar profundidade de informações aplicáveis.

Agora que já sabemos o poder da gestão do conhecimento para a construção de autoridade, leia esse artigo e entenda POR QUE O SEU CONHECIMENTO ESTÁ TE ATRAPALHANDO.

 

Veja essas e outras informações no vídeo que eu gravei com meu amigo Victor Ribeiro, especialista em aprendizagem acelerada. Este vídeo está disponível no meu canal! Se inscreva e acompanhe nossos conteúdos diários.