O que o Homem-Aranha te ensina sobre Networking, paixão e parcerias de negócios

(que já fique adiantado: este artigo não é sobre filmes… é sobre NEGÓCIOS!)

Mesmo que você não seja da turma que vai ao cinema e acompanha os grandes lançamentos, já deve ter visto por aí algumas imagens do Homem-Aranha.

E se você pesquisar um pouquinho, vai descobrir 2 coisas:

1- O novo filme do Homem-Aranha tem um novo ator;
2- Ele surgiu após uma parceria entre diferentes estúdios, que são concorrentes entre si.

Sim! No bilionário mercado de Hollywood, empresas concorrentes reuniram forças para lançar um único filme!
(você lançaria um produto novo com seu principal concorrente?)

 

 E o que isso tem a ver com networking?

Calma! Vamos chegar lá. Em resumo: o filme que foi lançado recentemente só aconteceu devido ao relacionamento entre três pessoas… e reúne paixão e busca por resultados!
Mas para entender isso, precisamos ter um panorama de como foram os filmes anteriores do super-herói, que mesmo quem não assistiu já sabe que existem!

 

4 coisas sobre os filmes do Homem-Aranha e seus faturamentos:

1 – Quem tem o direito, por lei, de fazer filmes do Homem-Aranha, é o estúdio Sony Pictures, mesmo que originalmente o personagem dos quadrinhos seja parte do mesmo grupo de super-heróis da Marvel (aquele que junta sempre nos mesmos filmes o Thor, Hulk, o Homem de Ferro e outros).

2 – Quem tem o direito, por lei, de fazer os filmes dos outros personagens é a Marvel Studios (da Disney).

3 – Enquanto a Marvel Studios foi fazendo vários filmes e alcançando altos índices de faturamento, a Sony lançava aqueles filmes anteriores do Homem Aranha.

4 – Ninguém pode dizer que a Sony não tinha bons resultados com os filmes do super-herói. Veja os números dos 5 filmes anteriores:

– Homem-Aranha: 139 milhões de custo de produção, 821 milhões de faturamento.

– Homem-Aranha 2: 200 milhões de custo, 783 milhões de faturamento.

– Homem-Aranha 3: 258 milhões de custo, 890 milhões de faturamento.

– O Espetacular Homem-Aranha: 230 milhões de custo, 757 milhões de faturamento.

– O Espetacular Homem-Aranha 2: 180 a 190 milhões de custo, 708 milhões de faturamento.

*dados retirados do site www.boxofficemojo.com

 

 A Explicação final: Networking e Paixão

Segundo a produtora da Sony Amy Pascal uma entrevista para o portal americano ScreenRant, após produzirem cinco filmes do super-herói que é um dos mais famosos do mundo, a vontade da empresa era fazer algo diferente. A declaração que ela fez tem muito a ensinar sobre networking, negócios… e paixão pelo que se faz:

“(…) Kevin Feige [produtor e representante da Marvel] e eu conversávamos desde o primeiro filme, já que antes ele trazia café para o Avi Arad [produtor dos 5 primeiros filmes], acredite se quiser (…). Então comecei a sentir que tinha de fazer algo novo, e essa pareceu a escolha certa. Kevin e eu vínhamos falando por um longo tempo sobre isso. E eu gostaria de destacar que esse fato é algo que eu acho que nunca mais vai acontecer na história do cinema: três estúdios se juntando para um filme. Nenhum estúdio quer compartilhar nada com o outro, imaginem três [Sony, Marvel e Disney]. E sinceramente, todo mundo aceitou porque querem que Homem Aranha seja ótimo. É porque o personagem é ótimo e as pessoas o amam. Então, o fato é que todas essas companhias querem trabalhar para fazer isso acontecer. (…) Eu acho isso bem miraculoso”.

 

 Assim, podemos aprender que:

– O networking e a boa relação entre os executivos (mesmo que apenas profissional) foi uma questão chave para o desenvolvimento de um filme. Qual a sua relação com os possíveis concorrentes: de respeito ou de acusações? Você realmente pensa em possibilidades de negócios que envolvam pessoas com trabalhos semelhantes?

Vale notar que, embora a entrevistada possa estar exagerando um pouco, o atual produtor mais importante da Marvel (Kevin Feige) começou trabalhando para outras pessoas. Ela não tinha como prever o futuro, mas certamente criou uma boa relação com ele. E você? Como trata os funcionários liderados (seus e das outras empresas)? Alguém que “serve o cafezinho” como estagiário, por exemplo, não pode ser um futuro contato importante?

– A paixão move até mesmo os maiores produtores de Hollywood. Ninguém consegue viver se pensar apenas no dinheiro. Fosse assim, estúdios de Hollywood não iriam aceitar dividir seus lucros e dividendos. Ao verem uma possibilidade de fazer com que um personagem tão querido se juntasse a uma franquia já lucrativa (a franquia de filmes da Marvel), eles se uniram. E sabe por quê? Porque, por mais que o mercado seja guiado pelo dinheiro, existe alguém com um propósito, alguma paixão. Qual a sua paixão? O que te move de verdade? De que valores você não abre mão? É importante ter esse tipo de clareza para alcançar o sucesso.

Os resultados são muito melhores quando se unem forças. A tendência, agora, é que a Sony aumente o faturamento com o personagem do Homem-Aranha, porque ele foi acrescentado a um grupo consolidado de sucesso. E mais filmes já estão garantidos com a presença dele. E o que é resultado para você? Você abriria mão de um produto ou serviço exclusivo para conquistar resultados que vão realmente aumentar seu faturamento e colaborar com o seu propósito?

Quem diria que o Homem-Aranha poderia te ensinar tanto, né?

Aproveite o espaço para comentários e conte: que outro super-herói já te inspirou?