Organizar eventos: 5 fatores determinantes para ter sucesso com o público 

Organizar eventos nos contextos corretos permite que a construção de autoridade do palestrante aconteça: esse é o grande poder de um evento memorável.

 

É possível transformar cada vez mais a própria imagem em um fator de influência, pois um evento que atende aos “porquês” do público é compartilhado entre as pessoas e repercute de forma positiva, ficando na boca e na cabeça das pessoas. Isso contribui para o aumento da visibilidade offline e solidifica o respeito ao idealizador do evento memorável. Afinal, organizar eventos sem algumas precauções, pode não ser tão bom assim para a imagem e autoridade de alguém.

 

Ter a capacidade de emocionar um ouvinte ao vivo é um dos grandes trunfos ao organizar eventos corporativos. As pessoas querem ouvir coisas que elas não conhecem e consumir conteúdos capazes de transformá-las de verdade. Basicamente, todo infoprodutor anseia por transformar a vida das pessoas por meio do seu produto, sua imagem ou seu serviço, e investir em um evento memorável é uma grande porta para que isso aconteça perante os próprios olhos do infoprodutor.

 

Quando esses desejos do público são atendidos, eles tomam decisões que atingem diretamente a autoridade do palestrante, levando o produto, a imagem ou serviço a patamares inimagináveis. 

 

Exemplo disso é que o evento corporativo cria poder de comunidade! Aproxima um empreendedor digital de seus clientes, o influenciador digital dos seus seguidores, e conecta mais a marca com as pessoas. Os próprios participantes se identificam uns com os outros, por partilharem das mesmas dores, mesmos desejos e ideais.

Quando o empreendedor digital tem noção desses detalhes e investe para que um evento seja memorável, logo ele está dando um passo enorme para que seja lembrado como um infoprodutor, que atua no mercado digital, mas que se conecta face a face com seu público. É uma forma de se tornar uma referência e não ficar atrás de outras pessoas que são referências no mesmo segmento. Por isso, eu reuni os cinco fatores determinantes para ter sucesso em um evento presencial.

 

Confira 5 dicas impossíveis de serem ignoradas para organizar eventos memoráveis

1 – O evento não começa no começo

Meio contraditório, certo? Errado!

Se você leu meu artigo sobre como construir autoridade com eventos corporativos, já sabe que o evento se baseia em contextos, e esse contexto começa assim que o infoprodutor pensa em organizar eventos para aproximar o seu “porquê” ao “porquê” do participante. Tendo isso, entra a construção do evento corporativo.

O princípio é que, ao organizar eventos, o empreendedor digital deve criar uma atmosfera para o participante que começa logo quando ele vê um anúncio e decide ir ao evento, como se fosse uma história que tem seu “Era uma vez”. No instante em que as pessoas fazem contato com a divulgação de uma palestra,  todas as ações que fazem com que o participante saia de casa e esteja presente, movimentando custos, horários, tarefas e pessoas, são os “atos” da história.

Faz parte desses “atos” o conteúdo do evento, que deve falar a mesma língua de toda essa história que está sendo contada. E o “felizes para sempre”, só acontece quando o participante se sente engajado em praticar todo o conteúdo consumido assim que retorna à sua casa.

Para organizar eventos que conseguem impactar a vida das pessoas, é necessário criar eventos memoráveis, que elevam a autoridade de todo infoprodutor ou empreendedor digital que deseja alavancar seu negócio.

 

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2 – Exercite a empatia

Conhecendo o verdadeiro contexto para organizar eventos, a melhor forma de ser lembrado para sempre pelo público é: ser empático com os participantes.

O evento já acontecendo, o infoprodutor deve se perguntar: O andar do evento está agradando aos participantes? O que fazer para despertar as melhores sensações nessas pessoas? Se eu fosse um participante deste evento, eu estaria gostando do que está sendo apresentado? 

Ainda sobre ser empático, quem quer organizar eventos, logo de início, deve sentir-se pronto para dominar o palco, deve pensar em formas de como emocionar os ouvintes, tornando-se memorável para eles, sorrindo, sendo cordial, dando abertura para que os participantes de fato participem. É importante ter desenvoltura para falar enquanto palestrante, ter domínio sobre o conteúdo e as tecnologias utilizadas na palestra, saber dosar o humor com seriedade, etc.

 

3 – Mais do que um ambiente, uma atmosfera

Um evento que é impossível de se esquecer é pensado estrategicamente em cada detalhe ao ser organizado. Isso não é algo muito difícil de se fazer, mas requer tempo, criatividade e disposição em oferecer o melhor do melhor para o público.

Exemplificando: imagine um empreendedor digital que atua no mercado fitness e pretende organizar eventos para divulgar novidades ao seu público. Tudo que ele deve promover para essas pessoas deve partir desse princípio fitness, como a ambientação, a escolha do próprio local, a música, comes e bebes, vestimentas. São estes detalhes que permitem que o participante se sinta parte do evento, não apenas um espectador, mas sim uma peça fundamental para que o evento aconteça.

Um evento memorável vai além de um ótimo conteúdo. O conteúdo tem um papel muito importante, é claro! Mas todo o contexto, toda atmosfera criada, todo tratamento e detalhe atingem a todos, fazendo do evento um fator primordial para a conexão com o público ideal.

 

4 – Alguns detalhes impossíveis de serem ignorados (pelo público)

Sempre pode acontecer de algum detalhe passar despercebido ao organizar eventos, e são justamente esses detalhes que podem arruiná-lo ou, de forma amenizada, não impactar o público como se deveria.

Para reduzir esses detalhes, que passam sem ser notados ao organizar eventos, é importante ter uma parceria: alguém que pense junto, que contribua genuinamente de forma estratégica tanto no planejamento quanto na execução de um evento.

É sempre bom ter as melhores equipes envolvidas no projeto: recepcionistas, técnicos de som e luz, buffet, decoradores, seguranças, assim por diante, para que se tenha excelência em cada uma dessa área, diminuindo a possibilidade de acontecer “imprevistos”.

Por último, mas não menos importante: pontualidade! Todo mundo se lembra de algum evento ou até mesmo um compromisso com horário que começou atrasado. Isso não é bom para a construção de autoridade e reputação. É necessário cuidar para que o horário de início seja respeitado, e ter sempre um plano B quando um palestrante atrasar por algum motivo.

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5 – Ser memorável

Muitos detalhes devem ser pensados para organizar eventos que transformam vidas, mas o que faz com que um evento seja único, impossível de se esquecer, é a verdade que se pretende passar ao público.

Organizar eventos requer valor de importância: É necessário para o meu produto e para o meu público que seja realizado um evento?

Organizar eventos requer autoconhecimento do próprio produto ou infoproduto: Meu produto/conteúdo é relevante a ponto de gerar a necessidade de organizar um evento?

Organizar eventos requer preparo: Eu estou preparado para sair do meio online e vir a público com meu produto? Minha imagem está alinhada com as pessoas que me seguem?

Organizar eventos requer verdade: “Estou fazendo este evento por questões apenas de dinheiro ou vou transformar vidas partindo para este meio?

Tendo essas perguntas respondidas, temos mais da metade de um evento memorável já acontecendo e, assim, tudo fica mais fácil e leve: o público vai interagir e viver este evento, agregando valores, conteúdo e, por fim, comprando seu produto!

 

 

Quer mais dicas sobre eventos para a construção de autoridade? Eu fiz uma live com meu amigo Paulo Leal, CEO da Doutor Eventos, na qual é possível encontrar informações preciosas que você precisa saber sobre esse assunto! Se tiver dúvidas, é só comentar que eu te respondo!