Parabéns, você é um Patinho Feio!

Uma das histórias mais importantes que escutamos na nossa infância, o conto do Patinho Feio é com toda certeza uma grande fonte de ensinamentos sobre a jornada de alguém que se sente deslocado.

Eu e você estamos nessa caminhada há muito tempo, e sei que muitas vezes sentimos essa coisa de “estar deslocado”, mesmo quando tentamos fazer tudo certo, nos adequando a padrões, modelando empreendedores de sucesso e nos dedicando tanto à mensagem que queremos compartilhar com todo mundo.

E mesmo assim, fica aquela sensação de que quanto mais você faz, estuda, trabalha, investe e tem resultados, ainda falta um algo a mais. Uma busca por um “mais” que não tem fim, não tem uma forma, que às vezes nem é específico, não tem um mapa, fórmula ou roteiro.

E aí você se sente deslocado.

Algumas vezes eu mesma tive a certeza de que uma estratégia, um investimento ou uma simples escolha poderiam dar certo! E que realmente deram certo! Mas no fundo, dentro de mim, ardia aquela sensação de “Ainda quero mais”.

Como eu me senti? Advinha? Deslocada!

E não dá para não falar sobre os ensinamentos da história do Patinho Feio quando o assunto é se sentir deslocado.

Se você não se lembra tão bem dessa incrível história, eu resolvi criar uma lista com esses principais ensinamentos. Vai por mim, no final você vai se agradecer por SER UM PATINHO FEIO!

ATENÇÃO! VOCÊ VAI PRECISAR DE UM ESPELHO PARA CONTINUAR  LENDO ESSE ARTIGO!  (É sério! A câmera frontal do celular pode ajudar também)

 

 

1º será que precisam de você?

“Era primavera, uma linda primavera. Na fazenda, tudo estava muito belo e a Dona Pata estava feliz, esperando seus 05 ovos chocarem”

 

Veja que, mesmo que os ovos não se chocassem, tudo continuaria belo como sempre esteve.

Calma! Se você achou que esse exemplo é para te fazer desistir, NÃO É ISSO!

Empreendedor: você tem noção de que sua mensagem pode transformar muitas vidas. Estou certa? E olha só, imagine o mundo sem essa sua mensagem, sem essa sua força empreendedora?! Tudo continuaria como sempre foi, concorda?

Ou seja, muitas pessoas PRECISAM ter as vidas transformadas, precisam que as coisas mudem de figura para elas mesmas, senão, tudo para elas vai continuar sempre igual, como sempre foi.

Isso pode te motivar a lutar ainda mais por reconhecimento e buscar investimentos capazes de pulverizar sua mensagem para quem precisa (e como tem gente que precisa!).

 

2º você nasceu para ser deslocado – O Patinho Feio

“E os 05 ovos então se chocaram. A Dona Pata não conteve a alegria quando saíram de dentro dos quatro primeiros ovos, 04 patinhos lindos, mas, quando o último se chocou, o susto foi grande. Seus irmãos patinhos se esconderam atrás da mãe insultando-o de feio, e ela mesmo assim, o abraçou”

 

Na vida de um infoprodutor, começar é o passo mais importante. Por mais que a gente queira voar alto e criar conexão com o maior número de pessoas possíveis logo no início da jornada, muitas vezes esses desejos são barrados por uma série de fatores.

Um desses fatores é aquele pensamento:

“Será que vai dar certo? Será que vale à pena investir no mercado digital? Já tem muita gente fazendo isso, por que eu vou me meter nesse meio? ”

E chegamos até a acreditar que o mundo não está preparado para nos receber, para receber nossas ideias, nossos produtos e nossa vontade.

Posso falar uma coisa? Isso é uma verdade!

As pessoas, de uma forma geral, não estão preparadas para receber sua mensagem, seu produto, sua missão de vida! Pois até então, só as pessoas mais próximas a você te conhecem, mas as milhões de pessoas que você quer impactar sequer sabem qual é o seu nome.

E isso é o que deve mover um empreendedor digital! Correr em campos nunca explorados, plantar sementes nos corações das pessoas, conquistar reconhecimento, e lutar para sair do anonimato e ser relevante para o público, que tanto anseia em entregar conteúdo!

E se você vive se sentindo deslocado, é sinal de que tem muito ainda a conquistar, investir e colher dos seus esforços!

Assim como aconteceu na história do Patinho Feio, os próprios irmãos se incomodaram com ele, e o julgaram.

Quando decidimos empreender, nem sempre as pessoas que mais esperamos receber apoio de fato nos apoiam. O medo e a insegurança expressam bem o que eles sentem. Mas no final você vai entender que vale muito à pena ter na caminhada pessoas que não te apoiam e te julgam! (No final desse artigo você vai entender do que estou falando!)

Ah, e não dá para esquecer também das pessoas que nos impulsionam a arriscar! Elas são um dos principais combustíveis na vida de um empreendedor!

 

3º Lamentações que não ajudam em nada

“O Patinho Feio só brincava sozinho e solitário, pois quando ia brincar com alguém, esse alguém logo ia embora, incomodado com a aparência do Patinho. E então, ele começou a se lamentar. Por ser feio, por ninguém gostar dele e por estar deslocado na própria família”

 

E ser empreendedor digital não é fácil. Mas também não é difícil.

Contraditório? Não!

Empreender é difícil para quem não se prepara, não se renova e não “mete a cara” para o mercado digital. É difícil para quem vive lamentando pela demora em chegar os resultados, um lançamento que não deu certo, entre tantos outros problemas possíveis.

E quando o Patinho Feio brincava sozinho, deslocado e solitário, na verdade, ele era a melhor opção para ele mesmo! Os outros não o queriam por perto porque ele era diferente!

Não estou dizendo para você enfrentar as lutas sozinho, sem apoio, solitário. Na verdade, é o completo oposto!

Se você tem uma equipe, é importante que que essa seja capaz de ser autossuficiente, que domine as inseguranças e medos em empreender e produzir conteúdo.

O mesmo vale para você que ainda não tem uma equipe! A sua capacitação e segurança determinarão seu sucesso ou fracasso.

Lamentar não é uma boa opção para quem quer viver de bons resultados!

 

4º Aquela atitude de coragem que faz a diferença

“Deslocado e sempre se lamentando por ser excluído de tudo e de todos, o Patinho Feio resolveu ir embora. Caminhou, caminhou, caminhou, até encontrar um lugar para descansar. Esperançoso, ele disse para si mesmo antes de dormir: Eu ainda vou ter muitos amigos! - e dormiu”

 

Chega um momento na vida de um empreendedor digital que tomar decisões se torna uma tarefa difícil.

Qual tipo de marketing de conteúdo utilizar? Em quais redes devo ou não estar?

Contrato ou não contrato? Como contratar? Como reverter um lançamento que massacraram as expectativas? Como gerenciar ou prevenir uma crise? Gravar vídeo ou não?…

E por aí vai.

Mas ficar questionando não supre a necessidade de tomar uma decisão, de partir para a ação!

Em algum momento de sua carreira você já precisou fazer isso? Tomar “A decisão” que emplacou seu negócio? E mesmo que não tenha dado certo, você “Agiu”?

É pelas ações que ganhamos experiências, que ganhamos novos horizontes.

Aquela expressão “é errando que se aprende”, é um ótimo aprendizado na vida de um infoprodutor!

O Patinho Feio tomou a decisão mais difícil da vida dele. Deixar para trás todas as críticas destrutivas que ele recebia, explorar novos caminhos em busca de resultados melhores para a sua vida, ter esperanças em ser reconhecido de verdade!

Ele aceitou o fato de ser diferente, e simplesmente foi!

Dá para se identificar, não é mesmo?

(AQUELE ESPELHO AINDA ESTÁ AÍ NÉ? DAQUI A POUCO NÓS VAMOS USÁ-LO!)

5ª Os comentários desagradáveis

“E o tempo passou. Em um certo dia, passavam por ali dois patos muito bonitos. Decidido a não ser mais solitário, o Patinho Feio resolveu puxar assunto com eles que responderam: -Saia daqui! Você é muito feio! – E ele saiu de perto, triste. E então, ele resolveu nunca mais se enturmar, perdendo a coragem de conversar com os outros animais”

 

Aí você está arrasando nas vendas e simplesmente vem aquele comentário que te derruba. Provavelmente um hater que faz isso com você e com todo mundo. E não só nas vendas, não! Nos vídeos, posts, artigos, podcasts, dentre outros.

Se você assistiu ao meu vídeo “Você liga para o que pensam de você?“, vai entender que é importante ligar para o que as pessoas pensam e falam sobre você! Às vezes é um toque ou uma dica para melhorar o seu conteúdo, ou um ponto de vista legal a ser considerado.

Mas quando aquelas mensagens desagradáveis surgem nas suas publicações, cabe a você se abater ou não pelo comentário!

E outro aprendizado que podemos tirar desse momento da história do Patinho Feio é que mesmo tomando a decisão de agir, alguns ventos contrários e desagradáveis podem soprar, mas, diferente dele que resolveu se entristecer, um empreendedor digital pode se apoderar dessas situações e dar um gás a mais nos conteúdos que produz!

 

6º Escute quem tem razão

“Já havia passado muito tempo e um dia, um grupo de cisnes foram visitar o lago que o Patinho Feio morava. Ao avistá-lo, os cisnes resolveram se aproximar dele que não acreditou no que acontecia: finalmente, alguém se interessou em falar com ele, e então perguntou: - Por que é que você está falando comigo? - Ué, você é um de nós. Você nunca viu seu reflexo na água? Você é um cisne, um belo cisne”

 

Tenho aprendido com muitas pessoas nessa minha jornada que precisamos escutar o que as pessoas falam. REPITO: Escutar o que as pessoas falam!

Aprendi também que as pessoas só falam das outras que são “deslocadas”, ou melhor, diferentes do que elas. Não vou abordar o tema “falar mal”, isso nem vem ao caso.

O importante é isso: quem é diferente atrai o olhar de outras pessoas. Uma mensagem diferente, um propósito de vida diferente causa poder de impacto na vida de qualquer um!

Quantos deixam de escutar conselhos e avisos e acabam quebrando o próprio negócio?

Se os cisnes não abrissem os olhos do Patinho Feio, ele viveria a mesma vida de sempre. Ele possivelmente nunca encontraria um real valor para quem ele era de verdade.

Infoprodutor: saiba ouvir os conselhos das pessoas. Em muitos casos, o sucesso ou fracasso vai depender disso.

 

7º Uma reviravolta às vezes cai bem

“Então o Patinho Feio reparou na beleza que tinha ao olhar seu reflexo na água. E percebeu também que agora ele pertencia a um grupo, que não seria um deslocado sem amigos. Ele se sentiu radiante e entendeu porque ele era diferente da sua antiga família. Muito contente, resolveu morar com os novos amigos e foi feliz para sempre”

 

Você sabe por que você é diferente? Se não sabe, eu vou te dizer!

Não, não é porque você é um cisne!

Você é diferente porque quer transformar vidas e isso te realiza. É porque você é um influenciador nato e, quanto mais pessoas impactadas pelo seu conteúdo, mais feliz você se sente.

Você é diferente porque não está contente com o que você conquistou até aqui.

Está à procura de mais e mais, e essa inquietação te motiva a trabalhar.

Você é alguém deslocado porque acredita que pode e vai salvar o mundo, seja o seu mundo, o mundo dos seus mais próximos ou o mundo dos seus seguidores.

 

Preste atenção agora e pegue o espelho que eu te pedi.

O que você enxerga ao olhar para o seu reflexo? Você consegue olhar para essa pessoa e ver tudo o que ela passou? Tudo o que ela deseja? Em qual momento da vida essa pessoa aí está agora? No sucesso? Derrubada? Quantos conselhosela já escutou? Quantos livros essa pessoa aí já leu? Vive estudando, mas não tem ideia do que e como aplicar isso tudo. O que você diria para essa pessoa sobre a carreira dela?

Essa pessoa aí é você! É quem tem o poder de decidir se é apenas um Patinho Feio deslocado… ou O Patinho Feio que virou um Cisne!

É claro que, às vezes, não é tão óbvio o caminho a se seguir e quais decisões tomar! Eu entendo, já estive desse lado aí que você está!

Mas, estou aqui para te ajudar a pulverizar a sua mensagem! A entregar seu conteúdo para cada vez mais pessoas. Eu tenho essa missão de te ajudar a construir uma imagem e reputação que sejam indicadoras de sucesso.

Quero permitir que você deixe para trás o anonimato e conquiste o real reconhecimento que merece!

Então continue acompanhando os meus canais, Facebook, YouTube, Blog, Instagram, que sempre estou soltando conteúdos para você dominar as ferramentas mais importantes para você se tornar uma AUTORIDADE!

Compartilhe esse artigo com seus amigos! Vamos pulverizar essa mensagem construtiva!

Patinho Feio

Até!!!! 😀