9 perguntas que eu respondi para Milton Jung

Eu estive na rádio CBN para participar do programa “Mundo Corporativo” e fui entrevistada ao vivo pelo Milton Jung, um dos maiores comunicadores do Brasil teve até transmissão de uma live no Facebook oficial da CBN!

O Milton Jung é um dos meus grandes ídolos do jornalismo, e tive a grande oportunidade de passar meu conhecimento sobre construção de autoridade dentro do marketing digital para a audiência que acompanha diariamente a rádio.

A entrevista foi recheada de conteúdo e de perguntas relevantes feitas pelos ouvintes e pelo próprio Milton Jung. E eu resolvi separar as 9 principais perguntas que ele me fez e as minhas respostas. Confira:

 –  MILTON JUNG SOBRE: AUTORIDADE

1“O que é autoridade?”

 

Autoridade é quando você tem respeito pelo o que você é, pela sua área de trabalho. Porque é possível de você ser muito reconhecido e não ser respeitado e visto como uma autoridade em seu segmento.

 

2“A autoridade está ligada à posição hierárquica que eu tenho no mercado de trabalho, na empresa em que eu atuo?”

Atualmente, não! Hoje, com os recursos da internet e muitas outras atividades que nós podemos fazer, a gente consegue ter autoridade e ir construindo o nosso reconhecimento mesmo com pouca idade ou em cargos mais baixos.

 

 

3 – “Quando nós lembramos de autoridade, em uma visão mais clássica, você dependeria da sua experiência, do tempo de vida, de uma longevidade naquele tipo de mercado. Hoje, mesmo sendo muito jovem, ainda começando carreira, eu ainda posso construir essa autoridade?”

Com certeza, pode! Até porque existem muitos jovens hoje que têm muito mais conhecimento em áreas do que pessoas que estão há muitos anos em uma profissão.  Então eles podem aproveitar toda essa tecnologia, toda essa inovação e tudo que eles conhecem e já irem mostrando a que vieram. Mostrando seus diferenciais, aquilo que eles já conhecem. E a gente tem muitas plataformas para isso que antes não tinha.

4“Deve-se começar a pensar nessa construção de autoridade desde o primeiro dia de trabalho?”

 

Desde o primeiro momento em que você escolhe sua profissão. Mesmo na faculdade, quando você está pesquisando, experimentando muitas áreas diferentes de atuação, você já vai descobrir qual é a área que você tem mais afinidade e a partir daí você já vai definindo o seu posicionamento. Isso significa pensar como é que você quer ser reconhecido nessa sua área. Sobre como é que você quer que as pessoas te apresentem. Como é que você ser conhecido? Como autoridade em quê?

 

 – MILTON JUNG SOBRE: POSICIONAMENTO

 

5“Na sua carreira, quando começou, você já tinha esse pensamento estratégico de um posicionamento?” 

 

Eu não tinha. Sou jornalista por formação, e eu sabia muito bem que eu queria trabalhar na área e principalmente no mundo corporativo. Sempre gostei muito de atender empresas nesse mercado de empresários e especialistas. E aí eu tinha esse Norte, mas eu fui construindo o meu posicionamento e minha carreira de acordo com as habilidades que eu ia observando que eu tinha, os mercados que eu gostaria de atuar.

Então eu fui um exemplo de pessoa que foi acrescentando coisas e afunilando. No meu caso, eu não mudei completamente o que eu fazia.

 

 

6 – “A gente começa nossas vidas nas redes sociais formando grupos de amigos, conversando com amigos, trocando informações com eles… isso é uma vida pessoal, não é profissional”

 

É uma vida pessoal, mas hoje eu digo que temos uma vida pessoal, profissional e mais do que tudo uma vida pública, porque antes a gente conseguia se esconder, […] e a partir do momento que a gente começou a utilizar a internet para interagir, a gente tem uma vida pública que muitas vezes ignoramos e nem percebemos.

Mas, principalmente hoje, as empresas em recrutamento e também depois do momento em que você passou a integrar a equipe, elas observam o seu comportamento na vida pessoal. O ser humano é um só, e hoje ele consegue ser visto integralmente, então não tem mais essa grande separação que a gente acha que tem. As empresas contratam valores, e os valores são do indivíduo como um todo.

 

 

7“O que é que pode ser considerado resultado? Nós não estamos falando em quebrar metas, nem nada disso?”

 

Não, a gente está falando em atender à expectativa do líder. Então o resultado é o que o seu líder espera que você desenvolva, por exemplo. E não é acertar sempre! Não é conhecer tudo e acertar sempre. Mas significa ser uma pessoa que está olhando para o seu crescimento, para o que sua empresa precisa e para o que a empresa quer, e estar se desenvolvendo naquilo.

 

 

8 – “Ser autoridade em um determinado assunto pode prejudicar um processo seletivo para uma vaga? […].Você é uma autoridade naquele termo específico, e de repente você perde a possibilidade de ter outros espaços e as pessoas só procuram você para aquele assunto?”

 

Bom, essa é a ideia.

Se você quer uma autoridade em um determinado assunto, você tem que procurar oportunidades e crescimento nessa área onde você está construindo autoridade.

Não dá para você ser autoridade em um assunto e querer oportunidades em outro, aí eu sugiro que você faça a transição desse posicionamento, comece a construir autoridade nessa outra área que você quer e suba nesse barco.

Autoridade e posicionamento é um trem que depois que você sobe, vai até o fim!

 

9“Qual é o primeiro passo para criar esse posicionamento e construir a autoridade?”

 

O primeiro passo para você construir essa autoridade é você ter um posicionamento muito bem definido! Saiba o que você quer, saiba pelo que você quer ser reconhecido e saia do meio da multidão!

 

 

Essas são apenas 9 perguntas que eu respondi para o Milton Jung dentre várias outras que surgiram nesse bate papo!

Você pode conferir essa entrevista na integra aqui nesse link: ENTREVISTA NA CBN COM MILTON JUNG!

E ainda tem mais! Depois de ser entrevistada, foi minha vez de entrevistar o Milton Jung! Nós gravamos um vídeo que você pode assistir aqui: ENTREVISTANDO MILTON JUNG

 

 

Muito obrigada Milton Jung, foi um dia incrível onde nossas trocas de conhecimentos estiveram presentes para ajudar a muitas pessoas a conquistarem reconhecimento e se tornarem autoridades!

FACEBOOK DA CBN
– FACEBOOK MILTON JUNG
 LINKEDIN: MUNDO CORPORATIVO

 

Até o próximo artigo!