5 perguntas para fazer a si mesmo e melhorar o poder da sua imagem

Cuidar do posicionamento, do poder da sua imagem e da sua marca pessoal, é um dos segredos para alcançar autoridade no mercado digital

O que é Personal Branding e como a melhora desse ponto pode aumentar os resultados? Para entender isso e melhorar o poder da sua imagem, é necessário estudar o que é Branding e Personal Branding. E no fim das contas, tudo faz parte de um processo que envolve a definição de um Posicionamento e a forma como você comunica a mensagem que deseja passar.

Pode ser que você tenha lido o e-book “Guia 7 Chaves Para Ser Mais Reconhecido No Seu Nicho”. Lá, o capítulo de Imagem e Marca Pessoal fala especificamente sobre alguns cuidados com as roupas que vestimos. Isso também foi ensinado no artigo sobre Personal Branding e Networking: “O Casamento do Ano”.

Saber escolher o que vestir é muito importante, mas…

 

Agora é hora de falar um pouco mais sobre coisas que antecedem a definição das roupas que você veste e são fundamentais para determinar o poder da sua imagem

 

Afinal, o que devemos ter em mente antes de estabelecer o personal branding? Para ficar fácil de entender, confira a lista das perguntas que você deve fazer a si mesmo e encontrar uma resposta.
Lembre-se: se você não responder estas perguntas, alguém as responderá por você – e essas respostas serão diferentes daquelas que você desejaria ter!

Mini-spoiler: você verá que as perguntas abaixo estão relacionadas com o seu Posicionamento, que nada mais é que a primeira chave do “Guia 7 Chaves”! Afinal, elas estão presentes e interligadas ao seu caminho rumo ao reconhecimento.

 

1- Eu estou colocando a minha marca pessoal no centro da gestão?
Poder da sua imagem 1

O núcleo de todas as suas atividades deve ser a sua marca. E considerando que você é um empreendedor com presença digital, é importante que seja a sua marca pessoal a ser mostrada e valorizada. Já pensou nisso? Às vezes, na pressa de vender, acabamos maculando um pouco da nossa imagem. Entorpecidos pela audiência, acabamos fazendo parceria com alguém que não tem o mesmo público, o que pode não ser bom para a imagem. Evitar esse tipo de ação é determinante para definir o poder da sua imagem.

 

2- Quem sou eu? Por que eu nasci?
Poder da sua imagem 2

Qual o seu propósito? Qual o seu por quê? Tem muita gente falando sobre isso no mercado digital por um simples motivo: é isso que faz toda a diferença! Se a transformação que você gera na sua audiência não faz sentido para você, você está fazendo isso errado! Se tudo o que você faz não gera a sensação de que o seu trabalho faz parte de uma missão que vai além do dinheiro, talvez seja melhor mudar a atividade que toma a maior parte do seu tempo de vida!

3- O que o mundo perderia se eu não existisse?
Poder da sua imagem 3

Você tem algum diferencial! O que você faz, a maneira como realiza o seu trabalho, sua energia… ninguém é igual a você. Portanto, se você não fizesse o que faz, ou se deixasse seus clientes de lado repentinamente, você faria falta! Já pensou a respeito disso? Qual é a sua luz que ajuda o mundo a ser um pouco mais iluminado?

4- Qual a minha competência que me diferencia e valoriza o mercado?
Poder da sua imagem 4

Se algo te diferencia dos seus concorrentes, esse algo é uma competência capaz de te valorizar no mercado. Afinal, você precisa olhar para os concorrentes e para o que o mercado pede, e criar um equilíbrio entre aquilo que a sociedade demanda e aquilo que você sabe. E se for preciso, melhore-se e estude para conseguir chegar a esse ponto de convergência! É isso que vai te diferenciar e fazer com que você navegue em um oceano azul.

5- Qual o meu papel no contexto da sociedade e do “espírito do tempo” em que vivemos?
Poder da sua imagem 5

Essa pergunta parece difícil, mas na verdade é mais simples do que parece. A primeira coisa que precisamos levar em conta é qual o mundo em que vivemos hoje. Quais problemas nós enfrentamos? De que forma aquilo que fazemos contribui para que possamos resolver esses problemas e tornar nosso mundo um pouco melhor? E aqui, vale considerar que nem todos compartilhamos da mesma ideia do que é um mundo melhor, mas essas forças acabam encontrando algum ponto em comum, mesmo que sejam divergentes. O importante é fazer algo que leve a sociedade a um futuro melhor.

 

BÔNUS: entrevista sobre Branding

Talvez você ainda não tenha visto o vídeo de entrevista com Rafael Teles sobre Branding! Nessa entrevista, cujo conteúdo pode ser focado tanto em Branding para empresas quanto em Personal Branding para empreendedores, e pode definir o poder da sua imagem. Confira:

Conheça o Guia 7 Chaves para ser Reconhecido

 

Obrigado! Até o próximo artigo!