7 ensinamentos do filme “Selma – Uma Luta Pela Igualdade” para aplicar nos negócios

O filme “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ” está em cartaz na Netflix desde o mês de junho. E uma coisa surpreendente sobre ele é que o drama contado em 2 horas e 8 minutos nos ensina muitas coisas que podem ser aplicadas nos negócios. Dirigido pela cineasta Ava DuVernay e roteirizado por Paul Webb, o longa estrelado por David Oyelowo foi lançado em 2014 e concorreu ao Oscar de Melhor Filme, ganhando a estatueta de Melhor Canção. Ele conta um período da vida de Martin Luther King Jr, que em 1965 organizou um protesto pelos direitos civis, que foi uma marcha da cidade de Selma à cidade de Montgomery.

Não… o filme não fala sobre negócios. Mas fala sobre causa, sobre um período histórico importante, uma figura carismática, e sobre luta. E quem está empreendendo no mundo digital sabe do quanto o dia a dia se assemelha a uma luta.

 

Por isso, decidimos listar 7 ensinamentos de “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ” para colocar em prática e melhorar o nível de reconhecimento e sucesso.

 

1- É preciso ser únicoSelma – Uma Luta Pela Igualdade - diferencial

Martin Luther King era único e tinha um posicionamento incrível. Seu jeito de falar, sua política de não-violência ao conduzir seu ativismo pelos direitos civis da população negra estadunidense, e suas palavras que mantinham o tom pastoral conquistado na vida religiosa o diferenciavam. Era um posicionamento claro. Diferente de seu contemporâneo Malcolm X, por exemplo, que tinha discursos mais violentos. Ser único é um caminho complexo. Requer entender a si mesmo e compreender como os outros nos enxergam.
E assistir ao filme “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ”, podemos nos inspirar.

 

2- Conexão com a audiência

A atuação excelente de David Oyelowo mostra o quanto Martin Luther King sabia lidar com as palavras. Ele sabia o que encantava sua audiência, pois conhecia as pessoas para quem discursava. Seus gestos, sua voz, sua roupa… tudo fazia parte da sua comunicação e gerava conexão com a audiência. Nem todos possuem essa clareza sobre o que realmente conecta com o público-alvo, porque nem todos os empreendedores conhecem seu público, e muitos sequer conhecem a si mesmos.

 

3- CarismaSelma – Uma Luta Pela Igualdade - carisma

 

Você tem carisma? Sabe como melhorar essa característica? “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ” inspira as pessoas a compreenderem sua energia pessoal e emocional. Pessoas carismáticas fazem com que os outros sintam a falta delas quando vão embora. Martin Luther King tinha carisma de forma natural… mas é possível descobrir e desenvolver carisma: aumentar a fluência da voz, a autenticidade e a presença são formas de desenvolver essa habilidade.

4- Entenda seu poder de influência

 

Martin Luther King era um pacifista, ainda que firme. Ele sabia que qualquer discurso mal interpretado poderia culminar em ações com as quais ele não concordaria. E você? Será que você escolhe bem as suas palavras? Ou já disse alguma coisa que pode gerar reações negativas no público-alvo? Se um influenciador fala de forma grosseira a respeito de outra pessoa ou de um tema mais polêmico, como política, pode gerar reações violentas de sua audiência. O resultado disso pode ser perigoso!

 

5- Olhe o outro com empatiaSelma – Uma Luta Pela Igualdade - empatia

Em uma cena de “Selma”, o protagonista se compadece por um pai que perdeu seu filho. Ele sofre junto com ele e faz o que pode para abrandar seu sofrimento. Só é um grande líder quem realmente se importa com as pessoas ao seu redor. Infelizmente, existem influenciadores e até mesmo autoridades de diferentes nichos que não se importam de verdade com o público, e só estão preocupados em ganhar dinheiro. No entanto, só tem força no mercado por um longo tempo quem é realmente empático com as pessoas que atinge.

 

6- Ter um propósito

Durante o filme “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ”, acompanhamos Martin Luther King lutando pelo direito ao voto. Esta era apenas uma meta que fazia parte de seu propósito: conquistar a igualdade racial nos Estados Unidos. Tudo o que ele fazia era norteado por isso.

E você? Você faz o que está alinhado com seu objetivo? Aquela ação que te deu tanto trabalho, e aquela campanha que tanto exigiu da sua equipe eram coisas que te levariam para mais próximo do seu objetivo? Infelizmente, existem empreendedores que não possuem um propósito bem definido – e, consequentemente, não conseguem um posicionamento sólido. Também existem aqueles que, perdidos, realizam ações que não os levam para mais próximo do propósito.

 

7- Não desista dos seus objetivos

Ensinamento básico e possivelmente o mais importante do filme. Levantar-se por uma causa e lutar por ela é o que nos dá forças todos os dias para sair da cama. Só quem luta por aquilo que acredita consegue deixar um legado. E conseguir realizar grandes sonhos não é nada fácil. Pode ser um caminho doloroso, no qual “desistir” é sempre o atalho mais curto que não leva aonde se quer chegar. E se tem uma coisa que “ Selma – Uma Luta Pela Igualdade ” nos ensina é a permanecer lutando.

 

Abaixo, veja um vídeo emocionante com alguns destes ensinamentos: