Os 4 tipos de identidade digital

E se você tivesse uma identidade digital? Algo que pudesse definir o seu poder de influência, a relevância do seu canal, seu potencial de crescimento como influencer e que atrairia a atenção de grandes empresas pelo o que você faz como influenciador?

E se eu te contar que isso já existe?

Quem é influenciador digital, que está presente nas redes sociais, alimentando os canais com conteúdo frequentemente, que tem seguidores, possui uma identidade digital

A galera do Youpix criou uma categorização dos tipos de influenciadores, que podem ser: Influenciadores Alfa, Beta e Mainstream.

Eu adicionei mais uma categoria para a lista: influenciador social.

Apenas pelos nomes, você saberia dizer qual tipo de influenciador você é?

Antes de te ajudar a identificar qual é a sua identidade social, preciso te contar algumas coisas!

Quando você descobre quais são essas categorias e a qual pertence, você consegue traçar estratégias para associar a sua marca e seu conteúdo a algum outro canal ou até mesmo a alguma marca famosa. Estratégias que trariam mais visibilidade!

Se você sabe a qual identidade digital você “pertence”, é possível potencializar as coisas que você faz de uma maneira que cause ainda mais impacto na sua audiência! E isso tem um valor muito grande hoje na era da produção de conteúdo.

E tem o fato de que, se você sabe onde está, fica mais fácil saber para onde vai!

Então, vamos conhecer as categorias de influenciadores digitais!

 

1 – Influenciador Alfa

Identidade digital: Influenciador Alfa

Identidade digital: Influenciador Alfa

As características de um Influenciador Alfa são as seguintes:

– Possuem o potencial de criar novas tendências;

– O volume de seguidores é muito alto;

– Possuem opinião polêmica – isso acaba afastando as grandes marcas que evitam se associar com influenciadores que podem ser envolvidos com alguma crise digital;

– Atraem muitos haters.

 

Esse Influenciador Alfa, devido à grande quantidade de seguidores, não possui uma grande proximidade com eles!

Podemos considerar como Influenciador Alfa o Whinderson Nunes, a Kéfera e o Felipe Neto por exemplo.

 

2 – Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

O influenciador da identidade digital “Beta” possui algumas características que favorecem que as grandes marcas busquem se associar com a imagem dele!

Dentre essas características estão:

– A espontaneidade na maneira com que disseminam novas tendências;

– Os seguidores, que na verdade são grandes fãs que amam, são fiéis e defendem esse influenciador digital de tudo e todos.

– Uma boa imagem e poucos ou nenhum hater;

– Foco em algum segmento, como moda, cabelo, jogos, esportes, dentre outros.

 

Exemplos desses influenciadores que nós podemos considerar: Julia Doorman, do canal Cabelos de Rainha; o canal Chata de Galocha e Camila Coelho.

 

3 – Influenciador Mainstream

Identidade digital: Influenciador meanstream

Identidade digital: Influenciador meanstream

Essa é a identidade digital que possui mais influenciadores!

A grande massa de influenciadores digitais está nessa categoria! Isso porque as características que definem um Mainstream mostram que essa pessoa ainda tem muito ainda a aprender, crescer ou influenciar. Por isso, suas características são:

– Eles consomem o que é tendência e replicam;

– Não possuem um número muito grande de seguidores;

– Não lançam novidades e, quando tentam, essa novidade não ganha muita força devido ao pouco número de pessoas que seguem esse canal, página ou perfil.

 

4 – Influenciador Social

Identidade digital: Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

Essa é uma identidade digital que vale manter a atenção pela sua grande importância.

Hoje em dia, nós vivemos em um grande movimento social feito pelas minorias, que possuem opiniões fortes e relevantes sobre variados temas.

E esse movimento é legal porque as grandes marcas podem buscar esses influenciadores para se posicionarem.

As características de um Influenciador Social são:

– Falar exclusivamente de determinadas causas – Quer um exemplo? Uma especialista em alimentação falando sobre os males de um determinado alimento que é vendido livremente no supermercado;

– É uma pessoa que fala PARA as minorias, entendendo das dores que possuem, tendo passado pela mesma situação ou não;

– Consegue expandir a consciência crítica das pessoas;

– Pode promover representatividade;

– Pode ou não ter um grande número de seguidores;

– Como seu conteúdo é voltado para a educação e conhecimento, pode até ter entretenimento, mas não é algo constante ou prioridade.

E temos exemplos como Nátaly Néri e PH Côrtes que fazem isso muito bem!

 

 

– Identidade Digital: O QUE FAZER AGORA?

Você conseguiu se identificar em alguma dessas categorias de influenciador? O passo mais importante agora é usar estrategicamente todo esse pode de influência.

No GUIA 7 CHAVES PARA VOCÊ SER MAIS RECONHECIDO NO SEU NICHO, eu ensino para você as 7 ferramentas que você precisa dominar para ter o RECONHECIMENTO QUE VOCÊ MERECE!

Adquira seu guia aqui!

 

 

Identidade digital