Como viajar na maionese pode te dar visibilidade

Viajar na maionese  é o mesmo que pensar fora da caixinha. Independente de qual for a expressão, a verdade é que o uso de metáforas em produções de conteúdos tem sido a grande chave para conquistar bons resultados no meio digital, como engajamento, compartilhamento, comentários, novos seguidores, etc.

Além disso, grandes portais de comunicação e notícias se interessam por metáforas que aliviam um conteúdo ou assunto muito denso, complicado de se entender ou que dificilmente mostra algum tipo de humor.

No meu artigo “COMO SER UM SIMPSON PODE NOS ENSINAR MUITO SOBRE EMPREENDEDORISMO DIGITAL? ”, fiz uma metáfora sobre a vida de um empreendedor digital com seus defeitos e qualidades, relacionando com as características dos principais personagens da cidade de SPRINGFIELD.

Isso me deu um grande resultado! Fiz uma entrevista para o Portal IG que rendeu uma matéria divertida sobre esse mesmo tema, e que ainda saiu na capa do site.

Esse é o grande poder das Metáforas e conexões lúdicas – em outras palavras: viajar na maionese!

 

– Mas por que viajar na maionese dá certo?

viajar na maionese

Tem sido cada vez mais difícil ficar em frente à TV assistindo jornais, programas e novelas. Não só pelo fato de o tempo ter se tornado um bem precioso na vida das pessoas, mas também porque em quase tudo são abordados temas pesados demais, como criminalidade, abusos, violência, conteúdos que não agregam valores…

E essa realidade está chegando para as redes sociais também!

Mas, quando você publica algo que foge desse padrão que a sociedade está acostumada a consumir, isso te dá maior visibilidade! As pessoas passam a ter maior interesse pela sua publicação do que as das demais.

Isso para a audiência é muito bom, pois torna-se perceptível que você está interessado em entregar conteúdo com leveza, bom humor e verdade, e ainda quer proporcionar uma boa experiência para seu público.

E vamos combinar: as pessoas querem, de fato, é se divertir!

E como também já citei, para a mídia é importante que novos produtores de conteúdo pensem e produzam assim, porque ter leveza e diversão em seus canais significa agradar cada vez mais público – e eles vão voltar no site para consumir mais coisas do tipo!

 

– Entendi! Legal.  Mas “viajar na maionese” não é uma coisa ruim?

viajar na maionese

Viajar na maionese não é falar qualquer coisa de qualquer forma. Ou fazer qualquer tipo de conexão que não faz sentido.

Nesse caso, “viajar na maionese” significa entender que as conexões lúdicas e metáforas estão ganhando espaço em muitas audiências e mídias.

E a ideia é fazer conexões lúdicas que possibilitam um melhor entendimento do seu conteúdo. Elas devem fazer sentido de maneira que quem lê/assiste/escuta tenha uma experiência agradável.

Pense em promover uma ótima experiência de leitura para o seu público!

Essas ideias que fogem do padrão devem estar alinhadas ao que você faz e produz!

 

O que preciso ter para viajar na maionese?

viajar na maionese

É necessário estar antenado às coisas que acontecem no mundo! É preciso saber o que está em alta no momento, ou então você pode escolher algo mais “retrô” que também possa gerar boas conexões.

Filmes, séries, desenhos, personalidades, objetos, estações do ano, animais… COM TUDO é possível fazer metáforas. A grande questão é identificar como seu conteúdo se conecta com a metáfora, de uma forma que faça sentido e que transmita a mensagem de uma maneira que as pessoas entendam.

Esse tipo de conteúdo te permite sair de uma “bolha” repetitiva, dando mais vertentes para as coisas que você produz.

E isso pode ser um grande diferencial na sua imagem, como um empreendedor que preza por conteúdo de qualidade.

 

Como faço isso?

viajar na maionese

Algumas dicas para você fazer boas conexões lúdicas:

1-      Quando escolher algum personagem, personalidade, situação, referência, identifique as principais características e como se assemelha ao seu negócio;

2-      Ao fazer essa conexão, entenda como essa metáfora pode repercutir com seu cliente/audiência e profissionais da área;

3-      Brinque com os ensinamentos e leve para a vida real!

 

 

Bem simples, concorda?

Então experimente produzir seu próximo conteúdo viajando na maionese!

E me conta como foi o resultado, pois acredite, tem resultado sim!

 

Viajar na maionese

NOS VEMOS NO PRÓXIMO ARTIGO

 

Conheça o Guia 7 Chaves para ser Reconhecido