Tudo o que você precisa saber antes de dar uma entrevista para a TV

Conheça todos os passos para dar a entrevista perfeita para a televisão

 

Você já deu uma entrevista para a TV? Seja para dar uma simples resposta a um repórter que vai até você, ou realizar uma conversa longa com um entrevistador, não é fácil aos que não estão acostumados. Muitas pessoas cometem erros que poderiam ser evitados com atitudes simples.

 

Muitas destas atitudes são detalhadamente ensinadas por um bom treinamento de assessoria de imprensa, embora haja alguns empresários e empreendedores que aprendem tudo “na marra”.

 

Para não ficar em apuros no estúdio da emissora, confira as principais dicas para se sair bem na entrevista:

 

1-Mantenha a postura e não mude sua posição

Eu sei que muita gente tem o hábito de se mexer demais enquanto fala, mudando sempre o posicionamento. Mas é preciso se atentar para isso durante a aparição na TV, porque o profissional que conduz a câmera vai precisarestabelecer o foco da imagem. Se a entrevista for em pé, JAMAIS comece a entrevista apoiado em uma única perna, pois as chances de você mudar de posição ao longo da entrevista será MUITO GRANDE. Procure se posicionar com os dois pés no chão e o corpo fixo. Desta forma, você ainda mantém uma postura confiante!

tudo-entrevista-para-TV-01

 

2-Evite o gestual muito exagerado

Se você é dessas pessoas que não consegue falar sem mexer as mãos, tome cuidado! O excesso de gestos pode ser um problema. A sugestão mais segura para evitar gafes é manter o gestual para baixo da linha do pescoço. Assim, você não fica preso, mantém sua individualidade e naturalidade pessoal – algo importante para sua imagem – mas não atrapalha a visão do seu rosto e o enquadramento, que geralmente é fechado, não sofrerá interferências.

tudo-entrevista-para-TV-02

 

3-Olhe para o repórter, e não para a câmera!

Durante qualquer entrevista, deve-se olhar para quem está te fazendo perguntas! É muito estranho e muito ruim olhar apenas para a câmera. E tem mais: ao olhar para o entrevistador, você conseguirá ouvir melhor a pergunta e estar mais presente para a entrevista. Não se preocupe com o enquadramento ou se o seu rosto será visto: o cameraman sabe o que faz!

tudo-entrevista-para-TV-03

 

4-Fale o suficiente… e não seja o “entrevistado palestrante”

A primeira coisa que é preciso ter em mente: entrevista é diálogo, e não monólogo! Por isso, nada de sair falando “desembestado”. Fique atento às perguntas, ouça e seja objetivo na resposta. Mas atenção: ser objetivo não significa responder rapidamente e de forma monossilábica! Ou seja, saiba dosar a sua resposta, dizendo o que o entrevistador deseja, completando com mais informações, mas sem se alongar demais ou ser prolixo. Se isso for uma dificuldade para você, lembre-se que uma boa assessoria de imprensa deve saber treinar o cliente para estas situações.

tudo-entrevista-para-TV-04

 

5-Jamais segure o microfone do repórter!

Você já deve ter visto esta cena na TV: o entrevistado pega o microfone do repórter e fala segurando enquanto diz a resposta, para depois ter que ceder ao repórter, que tentará puxar o microfone de volta para ele. A REGRA É CLARA: não segure o microfone! Embora isso pareça simples para alguns, para outros pode ser um ensinamento importante. Se houver a necessidade de que o entrevistado segure o equipamento (o que é muito raro), o repórter vai dizer!

nao-segure-microfone-entrevista

 

6-Cuidado com o que você veste

Acredite: muitas pessoas cometem erros ao escolher o look para dar uma entrevista. Embora eu indique um consultor de moda e estilo para ajudar a se vestir da melhor maneira, é importante atentar para o estilo de roupa a ser utilizada nas entrevistas. Como os cenários mudam de um programa para o outro, o ideal é perguntar para o produtor quais tipos de roupas não devem ser utilizadas, para evitar usar uma roupa estampada em um ambiente colorido, ou uma roupa amarela em um ambiente todo amarelo. Mesmo assim, é bom evitar algumas cores, como roupas brancas, listras, estampas miúdas e bolinhas, por exemplo. Tão importante quanto definir bem as cores é o conforto: nunca vá com roupas que precisam ser arrumadas, como roupas justas, ou que deixem marcas de suor no braço, já que a quantidade de luzes quentes em um estúdio costuma dar calor. O excesso de luz do estúdio também pode ser um problema em caso de transparências de roupas femininas. Por fim, destaco a importância de cabelos alinhados, barba feita, e algum tipo de pó ou maquiagem para tirar o brilho da pele, o que é comum nas mulheres que já vão maquiadas, mas precisa ser um bom investimento também para os homens.

Faustao_roupa_TV_entrevista

 

7-Ouça e seja atencioso – sempre!

Por fim, termino com uma dica que vale tanto para entrevistas para a TV quanto para QUALQUER entrevista: volte-se para o entrevistador, preste atenção às perguntas e ao diálogo, e esqueça de qualquer distração. Afinal, da mesma forma que a tela do seu celular pode ser uma distração para uma entrevista por telefone, os bastidores do estúdio podem mudar o seu foco. Então, preste atenção no jornalista que te faz as perguntas, evitando exagerar na intimidade, é claro!

tudo-entrevista-para-TV-07

 

 

banner-blog-ebook-nathana-lacerda-vocenamidia