Empreendedores digitais no Snapchat: como ter o melhor aproveitamento para a sua imagem e reputação

O Snapchat é uma rede social muito importante para empreendedores digitais, mas cuidado: existe um único fator que, se você não estiver atento, pode acabar com a sua imagem, e é sobre isso que vou falar com você nesta nossa conversa de hoje.

Se você é um empreendedor digital, já deve ter reparado que o Snapchat está sendo amplamente utilizado pelos formadores de opinião deste mercado. Além de ser mais um canal de tráfego e interatividade, esta rede social pode trazer muitas vantagens aos empresários deste segmento. Vou explicar por quê.

Se você atua no mercado digital, traz uma audiência significativa com você. Tem seus vídeos produzidos, entrega conteúdo, vende, mas quando se trata de imagem e reputação, o público sempre tende a perguntar: “Será que essa pessoa é assim de verdade? Esse tom de voz, esse jeito de falar, os tipos de palavra que usa… são reais ou são só parte de um modelo para me convencer?”.

 

Toda pessoa pública sofre essa avaliação – e sim, você é uma pessoa pública! Por isso os sites de fofoca e bastidores ainda fazem sucesso: as pessoas querem saber como é a vida de verdade das pessoas que admiram.

O Snapchat é uma rede social que não foi feita para demandar grandes produções: é você mostrando em pequenos vídeos e fotos algo do seu dia a dia que você acha importante compartilhar com a sua audiência. O vídeo fica disponível para exibição apenas uma vez ou em no máximo 24 horas. Por essas características, é uma mídia onde a “espontaneidade” impera.

Quando você se mostra tão vulnerável, trazendo o seguidor para o seu dia a dia, você quebra uma enorme barreira de dúvida e desconfiança. Neste sentido, você tem a possibilidade de transformar sua audiência em fãs ainda mais fiéis e defensores. Eles terão informações suficientes para dizer: “eu sei como ele é de verdade, o estilo de vida que ele vende, ele vive”, por exemplo.

Até aqui, tudo incrível, certo?
Mas o Snapachat pode virar um grande problema para você e difamar a imagem e a reputação que você trabalhou tanto para construir.

Te conto agora o que pode causar isso: a falta de congruência da sua imagem em todos os canais. Você precisa ser a mesma pessoa em todos os seus meios de comunicação e na vida, porque ninguém consegue fingir ser outra pessoa por muito tempo e principalmente a espontaneidade do Snapchat vai mostrar quem você é. E se isso for muito diferente da forma como você se apresenta em seus canais profissionais, sua audiência pode ter a impressão de que você está fingindo, interpretando.

 

Na vida real…
Um caso que está sendo muito comentado atualmente é de um padre famoso, já extremamente conhecido na grande mídia pela mensagem positiva que leva, seus livros e discursos, pela forma firme e calma com que se coloca publicamente. Em sua conta no Snapchat, revela uma personalidade muito diferente não apenas pelo humor, mas pelo conteúdo, pela forma irônica e muitas vezes sarcástica com a qual aborda seus assuntos, e isso está gerando muita polêmica.

Não cabe aqui discutir se existe alguma intenção nesta mudança, tampouco acho que essa nova forma dele de “existir socialmente” apaga ou tira a credibilidade de toda a mensagem que ele construiu.

Mas pensando na audiência, a polêmica não gira em torno somente do questionamento sobre “o que se espera de um padre”, mas está muito ligada à diferença entre quem ele era e como ele se mostra agora. Muitos podem julgar que seu antigo posicionamento era um personagem e este é ele de verdade.

Se ele tem objetivos com isso, está ótimo. O problema é sofrermos as consequências de uma disparidade de imagem sem sequer ter consciência.

 

Então, como evitar este problema?
A minha dica é simples: autenticidade em tudo. Nenhuma técnica pode se sobrepor à autenticidade. Você já deve ter assistido a algum vídeo em que a pessoa não parece natural. Geralmente não sabemos exatamente qual é o fator, mas existe algo estranho ali, que gera desconfiança.

Inclusive, isso acontece com a gente. Quantas vezes gravamos um vídeo cheio de produção e ao olhar o resultado, pensamos: “este não sou eu”.
Você pode – e precisa – se comportar de forma adequada conforme cada ambiente. Alguns pedem mais seriedade, outros mais descontração, mas em todos você precisa transmitir a mesma mensagem, comunicar a mesma informação sobre si próprio.
Logicamente, quanto mais praticamos, mais naturais estaremos em frente às câmeras e em qualquer canal, mas é importante impor autenticidade e integridade em tudo o que fazemos para que haja convergência da nossa imagem em todos os canais.

Esse é o recado de hoje! Acredito que é um assunto ao qual todos os empreendedores digitais devem estar atentos.
Definitivamente, seja você!

Até a próxima. E me segue lá no Snap: nathanalacerda.

 

http://bit.ly/vocenamidia

http://bit.ly/vocenamidia