6 erros comuns que podem acabar com a sua reputação

Existem alguns erros que podem detonar a sua imagem, mas que são muito fáceis de evitar. Saiba quais são:

 

Ao longo da minha carreira em Assessoria de Imprensa, eu pude ver muitos empresários e empreendedores cometendo pequenos erros capazes de tomar grandes proporções e acabar com a imagem e reputação deles. Por isso, listei alguns desvios que podem ser facilmente evitados, seja em relação à imprensa, seja na comunicação dos seus canais.

1- Contar “pequenas mentiras”

É claro que você não vai mentir ao jornalista ou à sua audiência. Mas muitos empreendedores acreditam que “pequenas mentiras” podem ser contadas, como novidades da empresa que ainda não estão certas, ou exageros no faturamento. Acredite: por menor que seja, nenhuma mentira é bem-vinda. Afinal, qualquer jornalista que descobrir uma informação inverídica será capaz de leva para todos os outros veículos a falta de credibilidade que você passa a ter com isso.

filme-jornalista-preco-verdade

 

2- Dar declarações infelizes

Se você acompanha as notícias, deve ter visto que um cantor teve seus “tweets” antigos recuperados e utilizados contra a sua imagem, que já estava manchada por declarações negativas. Por isso é muito importante tomar cuidado com o que você diz, especialmente se sua fala ofende algum movimento social. Aproveite para fazer uma faxina nas suas redes sociais mais antigas, removendo tudo o que pode ser usado contra a sua imagem!

 

3- Publicar fotos que não condizem com sua imagem

Tudo o que você posta nas redes sociais é público. Não importa se o seu perfil é bloqueado. Por isso, é importante pensar nas fotos que você publica! A dica que eu costumo dar é a seguinte: se esta foto não poderia ser colocada na sua mesa do escritório, então ela não deve ser postada nas redes sociais. Portanto, fotos de sunga ou biquíni na praia só estão permitidas para quem é do ramo de fitness ou bem-estar.

Snapchat_Imagem

 

4- Maltratar ou não dar atenção ao jornalista – e ser seletivo com os veículos

Infelizmente, esse erro é comum em alguns empresários: tratar com desdém o jornalista do veículo pequeno, ser rude com o cinegrafista ou fotógrafo, e não dar a atenção necessária à imprensa durante uma ligação. Portanto, compreenda de uma vez as seguintes lições:

  • Valorize todo resultado de mídia, pois todo veículo tem sua importância e o jornalista que hoje está no site pequeno pode ir amanhã para uma grande emissora, por exemplo;
  • Seja simpático com o cinegrafista da TV e o fotógrafo da revista ou jornal: além de serem jornalistas experientes e cheios de conhecimento, eles são responsáveis pela sua melhor imagem – e podem ser responsáveis por derrubar uma pauta caso não sejam respeitados!
  • Estar presente para uma entrevista é a melhor forma de colaborar com a imprensa e ganhar destaque na mídia! Nunca fale com o jornalista enquanto responde a e-mail ou olha no celular: preste atenção às perguntas.

 

5- Não pedir desculpas

Imagine que você deu uma declaração infeliz, que foi mal interpretada, ou que acabou ofendendo algum grupo. Se isso acontecer, a melhor forma de resolver o problema é sendo humilde e pedindo desculpas. Depois, será possível reverter a imagem negativa com outras ações, mas o primeiro passo deve ser o pedido de perdão.

 

6- Dar opiniões políticas sem cuidado

É preciso tomar muito cuidado com as posições políticas dadas na internet. Na dúvida, não toque no assunto! Lembre-se sempre que a sua audiência tem opiniões totalmente diversificadas, e posicionar-se politicamente pode fazer com que você perca parte do seu público. Caso você represente uma empresa, saiba que uma pessoa jurídica não tem posicionamentos, e quando isso é feito, trata-se da posição das pessoas que a representam. Se for impossível não defender um determinado ponto de vista político, saiba muito bem quem é a sua audiência, e esteja preparado para colher os resultados positivos e negativos deste posicionamento. Mas lembre-se: jamais distribua opiniões com base em informações pouco embasadas, sem pesquisar e compreender muito bem sobre o que você está falando.

Assessoria-de-Imprensa-Scandal