Imagem na internet: 5 atitudes que geram autoridade online

Cuidar da imagem na internet tem sido um tabu para muitos infoprodutores. Para alguns, trata-se de um bicho de sete cabeças, complexo e de difícil construção, mas construir uma imagem na internet com autoridade não é tão complexo quanto parece. É possível ser um infoprodutor que tem a sua imagem alinhada ao produto e ao público de maneira positiva de forma bem mais fácil do que se imagina.

É primordial que o infoprodutor tenha uma imagem e reputação bem construída nos meios digitais, pois é através desses meios que o sucesso se constrói, que a audiência se multiplica e a autoridade é solidificada.

Já dizemos aqui mesmo no blog que estratégias como eventos corporativos contribuem e muito para a construção de autoridade do infoprodutor, porém essa estratégia promove o sucesso no meio offline e, um empreendedor digital deve, primeiramente, ter sua imagem bem construída na internet onde sua mensagem possui maior poder de disseminação.

 

 

Sabendo disso, listamos 5 atitudes que geram autoridade na internet

 

1 –  Seja autêntico

Autenticidade é um ponto muito importante para o sucesso de um infoprodutor no meio digital. Esse é um ponto que sempre pode ser melhorado através do autoconhecimento: quanto mais a pessoa se conhece, mais potencial para ser autêntica ela tem.

Para que a imagem na internet de um infoprodutor transmita autoridade, ela precisa ser única, verdadeira e condizente com os valores desse empreendedor digital, no entanto, não se trata de se transformar em uma personagem diferente de quem ele é ou ser uma outra pessoa!

Ser autêntico é ser acima de tudo verdadeiro consigo mesmo, admitindo os pontos fracos e fortes, unindo-os para que ambos se melhorem, de forma que o crescimento venha naturalmente.

Outro detalhe importante é que o meio digital vem ganhando cada dia mais novos adeptos, pessoas que escolhem ser infoprodutores e investem nesta carreira. O que garante o sucesso e o fracasso de muitos deles é a autenticidade. Aquele que se inova, que se melhora, que está à frente dos outros e que é autêntico, tem a sua imagem na internet com autoridade e se torna referência em seu segmento.

 

2 – Entenda o contexto de sua imagem na internet

Um dos grandes erros que um influenciador digital comete sempre, é não entender o contexto no qual ele está inserido.

Exemplificando: digamos que um influenciador digital quer transmitir uma imagem na internet sobre simplicidade. Postar fotos em suas redes sociais dizendo que está hospedado em um hotel cinco estrelas, que adquiriu uma fortuna com o lançamento do seu produto, ou que comprou para seu bel prazer uma casa enorme com 40 cômodos, não condiz com a mensagem que essa pessoa quer passar para as pessoas sobre simplicidade.

Isso não significa que grandes conquistas não devem ser compartilhadas! Na verdade, a atenção deve ser dada para a mensagem que esse infoprodutor prega e para o público que o segue – e por isso só deve publicar algo falando de grandes conquistas caso isso agregue valores à audiência, não sujando a reputação e a própria mensagem que move esse influenciador digital.

O contexto é o cenário vivido pelo infoprodutor, no qual deve transmitir a imagem de acordo com sua mensagem e com seus seguidores

Tem dúvidas sobre como entender a questão sobre autoconhecimento e contexto? Assista ao meu vídeo sobre análise SWOT. Nesse vídeo, você vai encontrar conteúdos que vão tirar essas dúvidas da sua cabeça!

 

3 – Abomine a resposta padrão

Após refletir sobre o autoconhecimento e sobre o contexto no qual está inserido, as próximas dicas já são mais práticas e tão importantes quanto as anteriores.

imagem na internet baseia-se no que os outros estão falando sobre você. Um ponto em que os infoprodutores sempre pecam muito é na resposta padrão. Para tudo respondem a mesma coisa, seja um elogio ou crítica, sempre usam a mesma resposta robotizada que os distanciam de sua audiência.

– Adorei seu canal. O Seu conteúdo é incrível! Vou compartilhar com todo mundo!

– Obrigado pela opinião! Sempre bom receber um feedback assim. Abraço!

 

– Maravilhoso! Aconteceu comigo a mesma coisa e superei até que enfim! Você faz a diferença nas nossas vidas!

– Obrigado pela opinião! Sempre bom receber um feedback assim. Abraço!

 

– Não gostei muito da forma em que esse assunto foi abordado. Acho que ficaria melhor se fosse de outro jeito!

– Obrigado pela opinião! Sempre bom receber um feedback assim. Abraço!

 

Essas respostas padrões nas redes sociais acabam com a imagem na internet de qualquer influenciador digital! O legal de se ter comentários sobre os conteúdos que o infoprodutor repassa no mundo digital é que isso permite que exista conexão com a audiência, ou seja, proximidade!

Uma dica legal, é criar várias respostas diferentes de agradecimentos e, quando for responder alguém, responder de verdade, querendo que aquela resposta chegue ao seguidor permitindo que ele se sinta único.

imagem na internet

Imagem na internet: Construir autoridade nas redes sociais requer estratégia!

4 – Conheça quem te segue

É muito comum que determinados seguidores de uma página no Facebook de um infoprodutor resolvam adicioná-lo também no perfil pessoal. Vira e mexe o perfil desse infoprodutor recebe várias solicitações de amizade de pessoas que ele mal conhece, e aceita.

Nesse perfil, na grande maioria dos casos, não se é compartilhado conteúdo profissional, pois trata-se de um perfil voltado à vida pessoal. De certa maneira, não é interessante para o infoprodutor ter seguidores de sua página em sua rede de contatos pessoais, pois o que é interessante para quem o segue não está no perfil pessoal.

Estar nas redes sociais é ter a imagem na internet exposta e, por esta razão, o ideal é permitir que esta exposição seja segmentada, onde a imagem profissional seja exposta na página do produto ou serviço e a imagem pessoal seja exposta no perfil pessoal – para as pessoas que convivem nos mesmos ciclos de vida do empreendedor digital.

 

5 – Nunca diga nunca

Uma atitude que contribui na construção de autoridade de um infoprodutor com a sua imagem na internet, é ter cuidado com o que fala!

Levantar as bandeiras dos “Nunca” pode ser perigoso para a imagem e reputação de alguém.

Em um mundo constante, onde tudo muda o tempo todo, opiniões são alteradas dia após dia. Existem opiniões e atitudes mais extremas que merecem ter atenção ao serem reproduzidas, pois alguém que levanta a bandeira, por exemplo, do “Eu nunca vou investir em curso online”, e um ano depois vê que essa pode ser a melhor saída para o seu negócio vingar, acaba entrando em descrédito.

A imagem na internet está puramente ligada ao que um infoprodutor diz sobre ele mesmo, sobre seu produto, sobre comportamento e sobre o mundo. Por esta razão, melhor do que levantar a bandeira do “Nunca farei isso, nunca farei aquilo” é manter-se aberto às mudanças de percepções, de ideais e de conceitos.

 

 

Com essas dicas de atitudes, um infoprodutor consegue enxergar que não é tão difícil assim construir uma imagem na internet de autoridade, mas que requer atenção e cuidado. E você? O que você achou? Faltou algum detalhe ou ficou com alguma dúvida? Comente e conversamos sobre isso!