Em terra de mídia, quem se posiciona é Rei!

Já parou para imaginar o que faz uma marca ser famosa? O porquê de muitas marcas grudarem na cabeça das pessoas?

Muitos fatores contribuem para que uma marca como a Coca-Cola por exemplo, alcance um status de reconhecimento global.

Mas, o POSICIONAMENTO em campanhas, propagandas, gerenciamento de crise, entre outros momentos, escrevem a história de sucesso de uma marca que faz parte da vida de muitas pessoas.

Um empreendedor digital também precisa se posicionar para ganhar espaço entre os top players do mercado.

Hoje eu vou apresentar para você 3 casos incríveis de marcas que se posicionaram em diferentes situações, e como podemos aprender e muito com esses exemplos!

 

Pepsi - posicionamento

 

1 – Pepsi

Nos anos 80, a Pepsi resolveu apostar em uma proposta de marketing audaciosa para gerar autoridade à sua marca, em um tempo em que a concorrência entre a Pepsi e a Coca-Cola estava muito grande.

Eles simplesmente trouxeram para um comercial o Rei do pop, Michael Jackson, onde ele só apareceu e não precisou tomar o refrigerante ou segurar uma latinha.

E havia mais um detalhe: a música tema da propaganda foi seu sucesso “Billie Jean”, reescrita com uma letra que incentiva a nova geração a tomar Pepsi.

“You’re the Pepsi Generation
Guzzle down and
Taste the thrill of the day
And feel the Pepsi way”

Esse posicionamento da marca mostra que vale investir em se conectar com pessoas importantes para divulgar seu infoproduto, pois essa pessoa acaba “emprestando” a autoridade dela para você, construindo uma forte confiança com sua própria audiência e com públicos novos.

 

 

PARIS6 - POSICIONAMENTO

2 – Paris 6

Recentemente eu contribuí para a Revista Exame em uma matéria na qual eles abordaram o famoso caso Paris 6. Se você ainda não leu, leia clicando aqui.

Na situação em que uma cliente estava indo ao restaurante e acabou sendo levada por uma enxurrada de água, após uma chuva forte que caía em SP, um vídeo foi gravado e viralizou na internet.

Essa cliente até desistiu de entrar no restaurante após o acontecido.

Em um timing perfeito, quando o vídeo já estava sendo usado como memes pelas redes sociais, o restaurante se posicionou e reverteu uma crise que estaria prestes e acontecer.

Fizeram uma publicação no Facebook procurando pela cliente, pedindo desculpas e oferecendo uma noite de estrela no restaurante.

Desta, situação podemos tirar vários aprendizados.

O principal é que se posicionar – como o Paris 6 se posicionou – mostra que o maior bem que um empreendedor pode ter é seu cliente. E também é importante prever o que pode acontecer e ser genuíno, porque o restaurante não tinha culpa de nada, ele apenas sentiu que poderia amenizar a experiência negativa da cliente, mas isso não pode ser forçado, e sim verdadeiro.

southwest - posicionamento3 – Southwest Airlines

“Nós temos as menores taxas do mercado”.

Era uma época em que as companhias aéreas estavam passando por uma crise, e a Southwest Airlines soube se posicionar muito bem diante desse cenário e de todas as concorrentes da área.

Ao se posicionarem como uma empresa que possuía as menores taxas do mercado, as pessoas já sabiam que se elas quisessem gastar o mínimo possível com passagens aéreas, procurariam pela Southwest Airlines.

Mas é claro que na Southwest não teriam os mesmos benefícios do que em outra companhia aérea com um custo maior. Mas essa frase de posicionamento “Nós temos as menores taxas do mercado” já deixa muito entendível isso.

Ou seja, é muito importante ter uma comunicação clara, que defina você e seu produto, e que seja mostrada de forma em que uma palavra ou frase já possa mostrar seus valores e propósitos para com o cliente.

 

Exemplo extra: Caso Pânico na Band x CCXP – Comic Con Experience

CCCXP - posicionamento

 

Na edição de 2015 da CCXP no Brasil, a organização do evento se posicionou após algumas situações desagradáveis que aconteceram a partir dos repórteres e animadores do programa Pânico na Band que foram cobrir o evento.

O grupo resolveu banir o programa das edições que acontecerão da CCXP no Brasil, justificando que muitas atitudes dos repórteres insultavam a cultura do movimento “nerd”, faltando com respeito, agindo com preconceito e até “lambendo” uma participante do evento – o que pode ser considerado um abuso.

Ao resolver banir a presença do programa, a organização do evento logo mostra que se importa muito com seus participantes e suas histórias, a ponto de não permitir que alguma pessoa que age com discriminação aos adeptos da cultura nerd e às pessoas que vão para assistir também, participem do evento.

 

Posicionamento é a chave do RECONHECIMENTO! Se você quer sucesso para o seu produto, se você quer ver a sua marca na cabeça das pessoas, você precisa ter em suas mãos essa chave!

Assista esse vídeo aqui sobre POSICIONAMENTO e descubra se você é só mais um boneco sem graça!