7 filmes para conhecer os jornalistas

Existem muitos filmes que mostram jornalistas atuando, e alguns deles ajudam a entender melhor o comportamento destes profissionais e dos veículos de mídia. Pensando nisso, decidi listar 7 filmes que ajudam qualquer empreendedor a conhecer mais sobre o jornalismo ou sobre a construção da reputação. Confira a lista:

 

 

filme-jornalista-preco-verdade

1-O Preço de uma Verdade

Este filme de 2003 estrelado por Hayden Christensen conta a história real de um jornalista que mentia em seus artigos. Ao ser descoberto, sua carreira, que estava em ascensão, é completamente destruída. O filme ensina o valor que tem a verdade aos jornalistas. Mentiras nunca dão certo no jornalismo, assim como a falta de autenticidade.

 

 

Spotlight_jornalismo

2-Spotlight

Já falei antes sobre ele aqui no blog.

Trata-se de um excelente filme que retrata uma história baseada em fatos sobre a investigação de casos de pedofilia na Igreja Católica. Por meio do longa, é possível ver dois fatores muito importantes: o princípio investigativo do jornalismo, que requer informações minuciosas devidamente confirmadas, e a maneira cuidadosa com a qual eles devem separar o lado emocional do racional na hora de contar uma história.

 

 

filme-jornalista-quase-famosos

3-Quase Famosos

Os jornalistas gostam tanto da verdade que os filmes são quase sempre baseados em fatos reais. Neste filme, que é baseado justamente na vida de jornalista do diretor do longa, Cameron Crowe, acompanhamos a viagem de um jovem jornalista freelancer da revista Rolling Stone que acompanha a turnê de uma banda para escrever uma matéria. Ao longo da trama, ele acaba se envolvendo emocionalmente com alguns integrantes da banda, e acaba tendo que enfrentar questões éticas da profissão quanto à maneira de apresentar. É uma ótima forma de compreender como o jornalista encara o trabalho e a responsabilidade de publicar a verdade sobre seus entrevistados.

 

 

filme-jornalista-tudo-pelo-poder

4- Tudo Pelo Poder

Apesar de ser uma trama política, há diversas questões importantes abordadas por este filme dirigido e estrelado por George Clooney. Na trama, um assessor político (e não de imprensa!) faz de tudo para que seu candidato ganhe as primárias do Partido Democrata. Ao longo da trama, somos levados a pensar na forma como o público recebe a mensagem, e na importância da mídia na opinião pública. Filtrando as ações antiéticas que o filme mostra, é possível aprender muito com ele.

 

 

filme-jornalista-diabo-veste-prada

5- O Diabo Veste Prada

Único filme totalmente fictício da lista, a comédia estrelada por Meryl Streep e Anna Hathaway é interessante por mostrar a importância e o trabalho envolvido na produção de uma grande revista de moda. Acredite: o mesmo trabalho e empenho precisa acontecer para a produção de qualquer publicação! Com exceção dos exageros no comportamento da temida Miranda Priestly, nível de exigências dos grandes jornalistas é muito parecido com o que é mostrado no filme!

 

 

filme-jornalista-frost-nixon

6- Frost/Nixon

Baseado em uma das mais famosas entrevistas da história do jornalismo, o longa do diretor Ron Howard mostra os bastidores do programa de TV que entrevistou Richard Nixon, que havia acabado de renunciar após o escândalo político Watergate. O que este filme mais nos ensina sobre o jornalismo é a maneira como o jornalista David Frost promove um verdadeiro embate com o político diante das câmeras. É claro que nem toda entrevista precisa ser incômoda ou cheia de polêmicas, mas é importante compreender que, no âmago de todo o trabalho do jornalista, está o desejo de descobrir coisas novas, falar o que ninguém falou, e desvendar segredos.

 

 

filme-jornalista-jerry-maguire

7- Jerry Maguire: A Grande Virada

Bastante reprisado na TV, este filme estrelado por Tom Cruise conta a história de um agente esportivo que enfrenta uma grande dificuldade na vida e decide enfrentar tudo com um tratamento mais humano. É o único desta lista que não fala sobre jornalismo, especificamente, mas sobre reputação e valores. Além de trazer diversos ensinamentos para empreendedores, o protagonista também representa um sentimento muito comum nos jornalistas: ser idealista. Ele possui ideais e sonhos que acompanham suas trajetórias, e não vão se desprender daquilo que acreditam. Por isso, se você encontrar um jornalista que acredita em algo semelhante ao que você valoriza, com certeza vai conquistá-lo com seu discurso… mas o oposto também pode acontecer!