Afinal, o que é assessoria de imprensa?

Quando você ouve o termo assessoria de imprensa, o que passa pela sua cabeça?

Uma pessoa que cuida de celebridades? O cara que organiza as coletivas de futebol? Ou o que resolve as crises políticas? Será que é o que você está pensando?

Você já deve ter ouvido falar sobre assessoria de imprensa. É um daqueles termos que as pessoas falam muito por aí no mundo dos negócios. Mas a verdade é que poucos sabem realmente para que serve este trabalho.

Eu que atuo no setor, sei que quase ninguém entende o que eu faço. Então me acostumei a explicar de forma simples: a assessoria de imprensa funciona como uma ponte, um intermediário entre uma pessoa ou uma empresa e a imprensa. Ela é responsável por levar notícias dessa pessoa ou empresa para os jornalistas, informando-os sobre as novidades para que eles possam contar para os leitores ou espectadores.

 

Assessoria de Imprensa

A troca é simples:

de um lado, está a imprensa, que precisa de informações para abastecer seus canais. Do outro, estão as empresas e pessoas, que querem ensinar o que sabem, mostrar suas inovações, gerar valor e levar sua mensagem para a sociedade. No meio de tudo isso, que está a assessoria de imprensa, que concentra essa troca de informações, organiza a forma como esse conteúdo vai chegar à imprensa, auxilia os jornalistas para encontrar temas, indica especialistas para dar entrevistas e, o mais importante: desenvolve estratégias para que o seu cliente, que é a pessoa ou empresa, esteja melhor posicionado.

 

Quem paga quem?

A empresa paga geralmente um modelo de fee mensal para a assessoria de imprensa organizar tudo isso e conseguir criar esse relacionamento com os jornalistas. E só! Entre a empresa e a imprensa não há troca financeira, apenas uma ajudando o outro com informações. A assessoria de imprensa também não paga os jornalistas das redações, apenas colaboram abastecendo-os com informações.

Qual a vantagem disso para um empreendedor? A vantagem é que, quando o empreendedor tem sua marca ou o seu nome dentro de uma reportagem, é como se aquele veículo emprestasse sua credibilidade para esse empreendedor. As pessoas sabem que você não está lá pagando, fazendo uma propaganda. Você está lá porque realmente é uma autoridade naquele assunto. Isso aumenta o valor da sua empresa, o reconhecimento, credibilidade. Também gera o que chamamos de capilaridade: a sua mensagem chega a muito mais pessoas que talvez você não conseguiria atingir ou demoraria mais para alcançar sem esse suporte. // Então é isso: a assessoria de imprensa trabalha ativamente divulgando pessoas e empresas para a mídia, criando valor para ambas as partes.

Eu espero que você tenha entendido definitivamente como funciona uma assessoria de imprensa, porque foi assim que eu consegui explicar para a minha mãe, meus amigos e familiares o que eu tanto faço no dia a dia.

 

banner-blog-ebook-nathana-lacerda-vocenamidia