Como usar o mercado digital a seu favor

A Bienal do Livro pode nos ensinar muito sobre como usar as novidades em favor de um mercado! Neste vídeo, eu trago um interessante exemplo de como não ficar choramingando as mudanças e fazer acontecer.

Nesta semana, está acontecendo a Bienal do Livro em SP. Esta edição está totalmente preparada para um público jovem, porque as editoras resolveram usar o público de influenciadores digitais – Youtubers – e trazê-los para o mercado editorial.

Esta estratégia foi um sucesso e as editoras estão conseguindo vender muitos livros através da presença desses influenciadores.

Nós estamos falando de crianças e adolescentes, de uma geração que estamos sempre dizendo que não vão mais pegar em um livro em papel, mas eles estão consumindo sim, tendo este contato com um livro físico de youtubers, de pessoas importantes do mercado digital.

As editoras poderiam simplesmente acreditar que era o fim delas, que todo mundo está vivendo a era digital e que ninguém mais precisa de papel, mas elas apostaram nesse mercado de influenciadores, trazendo-os para o segmento editorial.

A lição que tiramos disso é que, como exemplo desse cenário apresentado na Bienal de 2016, se você está passando por esta situação em algum segmento, procure utilizar este novo mercado que está te quebrando ao seu favor, unindo-se a ele, criando estratégias diferentes pois, quem fica no mercado é quem melhor se adapta.