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07/04/2016

Como escrever um release

Release: saiba o que é e como escrever este tipo de texto para os jornalistas

Se você quer enviar um texto para um jornalista, nem pense em copys! O Jornalismo é um mercado diferente, que tem sua própria linguagem e regras, e é importante que você aprenda se quer jogar este jogo. Neste artigo eu explico passo a passo como construir um release – um texto para a imprensa – para que você possa aprender de forma fácil e rápida.

O release é um texto informativo enviado para a imprensa que tem como objetivo apresentar você, seu produto, história ou algum acontecimento para a imprensa. Os textos que vão para a imprensa têm uma estrutura e um estilo próprios deste mercado.

Fique muito atento: quem vai receber este material é um jornalista de um grande veículo, são pessoas que dominam a arte da escrita. Siga esta estrutura para acertar a chamar atenção deste público:

 

1- O título

Um bom título de release precisa ter um verbo, indicar uma ação. Também tem que ser forte e dar o máximo possível de informações importantes.

 

Exemplos:

Título fraco: Conheça a academia da alta performance

Título forte: Jovem de 26 anos cria técnicas de alta performance que conquistam empreendedores

 

Título fraco: Um treino rápido para emagrecer

Título forte: Treino de 15 minutos faz corpo queimar gordura por 48 horas

 

Título fraco: Conheça a história de Luís da Silva, criador da empresa Meu Cupcake

Título forte: Ex-vendedor de sorvete cria franquia de cupcakes e fatura R$ 1 mi

 

Um bom título sempre tem alguém fazendo alguma coisa, ou algo trazendo alguma consequência. Pense sempre no verbo, coloque algo que chame para a ação.

 

Jornal_Release_Leitura

 

2- Linha fina

A linha fina é aquela descrição que vai embaixo do título, ou seja, um resumo do que vem a seguir. É importante que ela não repita nada do que está no título, mas traga as principais informações complementares. Também tem que ser um texto de uma frase, duas no máximo.

 

Exemplos:

Jovem de 26 anos cria técnicas de alta performance que conquistam empreendedores

Ex-jogador de poker profissional, Gabriel Goffi reuniu as técnicas que aplicava no esporte em um método chamado “Moving Up” e hoje já tem mais de mil alunos

 

Treino de 15 minutos faz corpo queimar gordura por 48 horas

Testado por mais de 38 mil pessoas, método que não utiliza equipamentos e conta somente com o peso do corpo é criado pelo personal trainer Vinícius Possebon

 

Ex-vendedor de sorvete cria franquia de cupcakes e fatura R$ 1 mi

Luís da Silva, CEO da Meu Cupcake, teve sua virada quando conseguiu criar um processo para escalar seu negócio e compartilha os pontos mais importantes dessa trajetória

 

3- “Abre” ou primeiro parágrafo

O primeiro parágrafo reúne todas as informações mais importantes a respeito daquele tema. Uma boa abertura é feita do que chamamos em Jornalismo de lead ou lide (bem diferente de marketing digital) que é uma estrutura na qual você responde cinco perguntas: O que, quem, quando, onde e por quê?

 

Na prática:

 

Treino de 15 minutos faz corpo queimar gordura por 48 horas

Testado por mais de 38 mil pessoas, método que não utiliza equipamentos e conta somente com o peso do corpo é criado pelo personal trainer Vinícius Possebon

 

(O que?) Um treino rápido, de 15 minutos, que você pode fazer em casa em um espaço pequeno e mais: sem a ajuda de aparelhos, só com o peso do corpo. Assim é o Queima de 48 Horas, (quem?) criado pelo coach e preparador físico Vinícius Possebon que, (quando) em apenas dois anos, virou febre (onde?) na internet e já conquistou mais de 38 mil alunos. O próprio nome já explica os efeitos do treino de alta intensidade, que faz com o corpo permaneça queimando calorias por 48 horas. (Por quê?) “Durante toda a minha trajetória profissional realizei estudos e reuni artigos técnicos que comprovam que não é preciso ficar horas na academia para ter um resultado. Por isso criei o Q48, para que as pessoas pudessem sair do sedentarismo e praticar uma atividade mesmo que tenham pouquíssimo tempo, e ainda por cima ter resultados para o corpo e a saúde”, revela.

 

Você tem que buscar responder às cinco perguntas ou o máximo possível delas já no primeiro parágrafo. Mas uma dica que eu digo para você jamais fazer é o que chamamos em Jornalismo em “nariz de cera”, que é uma abertura cheia de enrolação e informações sem utilidade. Vou dar um exemplo do que não fazer:

 

“Hoje as pessoas têm cada vez menos tempo para se exercitar. A vida agitada e corrida das grandes cidades está tirando a saúde e o bem-estar da população, que se torna cada vez mais sedentária e doente. Muitas pessoas não gostam de academia e preferem utilizar o tempo livre com o que mais importa: a família. Pensando nisso, um personal trainer…..”

 

Jamais utilize esses “cacos” na abertura do texto, o jornalista não tem tempo e vai deletar o seu material. Observe: essas informações são mesmo úteis e relevantes? Não! Então, exclua e acerte começando sempre com o lide.

 

ClarkKent_Reporter_Jornalista

 

4- O corpo

Agora que você já sabe como fazer um título, uma linha fina e um bom primeiro parágrafo, escreva o restante do texto dando mais detalhes sobre aquilo o que você disse nos primeiros momentos do texto. Para isso, utilize a técnica da pirâmide invertida: as informações mais importantes vêm na parte de cima do texto e a sequência se dá com informações complementares, ou menos importantes (mas não inúteis ou superficiais, ok?).

 

Ainda pegando como exemplo o texto já utilizado, sobre o Q48, eu poderia começar o segundo parágrafo mostrando como está hoje, explicando que já existe um livro, um aplicativo, quantos alunos e a repercussão do produto.

Já em um terceiro parágrafo ou posso explicar exatamente como funciona o treino com detalhes e exemplos, mostrar como é o acesso à plataforma.

No quarto parágrafo eu posso trazer os resultados, mostrar pessoas que emagreceram e um ou dois trechos de depoimentos.

No quinto e último parágrafo, eu dou as informações mais técnicas: como acessar, quanto custa, formas de pagamento, contatos oficiais, como site, telefone SAC, redes sociais para mais informações.

 

5- O final ou boiler plate

Sempre ao final de um release é importante você colocar um resumo do produto ou da pessoa. É aquele trecho que diz “Sobre a empresa tal” ou “Sobre Fulano”. Ali você pode colocar o currículo, a história, informações importantes para trazer autoridade e mostrar relevância, mas que não cabiam no texto.

Exemplo:

 

Sobre Vinícius Possebon

Vinícius Possebon é personal trainer pós-graduado em marketing esportivo, autor do best selller “O Segredo da Queima de 48 Horas”, que está entre os mais vendidos do país segundo a Publish News. É idealizador do aplicativo Q48, que já conquistou mais de 550 mil downloads e também lidera o movimento “Revolução do Emagrecimento”, que reúne especialistas em diferentes segmentos e encara a perda de peso como uma questão de saúde pública.

 

 

Mais alguns toques fundamentais

Em textos de marketing, geralmente vemos algumas técnicas que não podem aparecer em textos para a imprensa, principalmente em releases. Fique atento:

Escrever em primeira pessoa: nunca escreva um release como se você estivesse falando com a pessoa. “Eu criei essa empresa em 2010 porque queria resolver um problema xxx”. Sempre coloque o seu nome: João da Silva criou a empresa em 2010 porque queria….

Usar “você”, “seu”, “sua”: o texto para a imprensa tem que ser indireto. Jamais diga “você vai perceber um aumento da sua produtividade” e sim “percebeu aumento da produtividade”, “mantém o seu corpo queimando por 48 horas” “mantém o corpo queimando”. Você não está falando do seu produto para o jornalista, mas está dando informações que, se ele gostar, irão servir para o leitor dele.

Adjetivos: não encha um texto jornalístico de adjetivos. Nada de incrível, maravilhoso, extraordinário, poderoso. Só use adjetivos que falam sobre uma informação real do produto: fácil de aplicar, rápido, aprovador por xxx milhões de pessoas.

Repetição de palavras: em copys, muitas vezes é necessário repetir mil vezes a mesma palavra ou termo. Jamais use isso em um release! Se chega para o jornalista da redação um texto cheio de adjetivos e palavras repetidas, ele vai deletar na hora. Evite ao máximo a repetição de palavras e seja objetivo. Vá direto ao ponto!

 

Gostou das dicas? Então me conta aqui nos comentários se conseguiu aplicar: vou adorar saber se deu certo.

 

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3 Comments on “Como escrever um release

Gabrielle Dias Da Silveira
11/06/2017 em 16:07

Não entendi um detalhe: você disse que era interessante não colocar o texto em primeira pessoa ou escrita direta (diálogos), mas teve um momento do texto, na parte “por quê”, que você colocou esta forma de escrita como correta. Fiquei um pouco confusa quanto a isso.
Agradeço as informações muito úteis e muito bem explicadas. Você tem didática e é detalhista nas informações.
Obrigada!

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