3 Táticas de Mídia para quando você é formado em uma área e atua em outra
Você se formou em uma área que não tem nada a ver com sua atividade atual? Finalmente, está vivendo da sua paixão, mas não faz ideia de como conectar a formação acadêmica a esta nova realidade?
Conheça 3 táticas para que você consiga mídia relacionada ao trabalho que você desenvolve hoje:
No segmento digital, é muito comum ver pessoas formadas em áreas totalmente diferentes daquelas nas quais atuam.
É possível criar uma estratégia para estar na mídia independente da área de atuação, ou apesar dela.
Com a possibilidade de criar produtos online na web, as pessoas estão finalmente podendo viver de seus sonhos. Eu posso ter pessoas me acompanhando e se transformando sobre aquilo que eu falo.
Quando você chega para a mídia, as coisas funcionam diferente. O jornalista leva em conta a formação acadêmica: procura um personal trainer para falar de atividade física ou um psicólogo para falar de comportamento, por exemplo.
Primeira estratégia:
Apresentar-se não como um especialista, mas como um “avatar transformado”, ou seja, o estudo de caso de alguém que tinha uma profissão e foi transformada pela sua nova área de atuação. Ela tem por base a história que você conta, e vai te utilizar como um personagem de boas histórias para a mídia.
Segunda estratégia:
Busque uma formação na sua nova área. Alguns segmentos, especialmente os que têm formação regulamentada, tornam muito difícil a presença na mídia sem uma real formação. Isso aconteceu com muitos blogueiros, por exemplo, que falavam sobre exercícios sem formação na área.
Terceira estratégia:
Ser um empresário do segmento, em vez de especialista. Ao criar um produto, você se torna um CEO, ou seja, um empresário que criou o negócio. Para isso, será necessário ter uma equipe de especialistas que falarão sobre o assunto.