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01/09/2016

Como 6 armas da persuasão funcionam no relacionamento com os jornalistas

Armas da Perusasão, Gatilhos Mentais: Johnny Depp em cena do filme Ed Wood

Conhecidos por 9 em cada 10 profissionais do mercado digital, os gatilhos mentais podem ser usados no relacionamento com a imprensa. Saiba como:

 

Você provavelmente conhece as armas da persuasão, também chamadas de gatilhos mentais. São mecanismos utilizados por diversos profissionais de marketing voltados a persuadir o público, e são ensinados com bastante ênfase nos cursos de copy.

Se utilizados de forma inteligente, estes gatilhos podem ser aplicados na relação com os jornalistas – mas não em forma de copy!

Ainda assim, é preciso ter muito cuidado: os jornalistas são, em geral, profissionais com grande compreensão da linguagem e preparados para não se deixarem seduzir por copys vazias. É por isso que o conteúdo oferecido precisa ser de qualidade!

 

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Conheça a inteligência dos gatilhos mentais na relação com a imprensa:

 

Reciprocidade

No relacionamento com o jornalista, a regra “é dando que se recebe” funciona muito bem, e pode acontecer em dois sentidos. O primeiro é quando você oferece uma ajuda sincera ao jornalista, seja para encontrar uma outra fonte ou algum personagem (como um case que ilustre o tema) para a matéria dele. A segunda forma de ativar o gatilho da reciprocidade é oferecendo conteúdo de qualidade, sem qualquer exigência de se vender: esclareça as dúvidas e ensine o que você sabe ao jornalista, e a valorização do seu nome e da sua marca virão com o tempo. Em suma: não seja um merchan ambulante!

 

Compromisso e coerência

As pessoas tendem a agir em coerência com suas palavras, especialmente quando já assumiram algum compromisso. Um dos melhores exemplos que explicam esta situação é o seguinte: as pessoas que elogiam uma empresa e seus serviços tendem a adquirir os produtos oferecidos logo em seguida. Na sua relação com os jornalistas, é possível pedir feedbacks sobre o seu produto, e então, após receber um elogio, oferecer pautas que sejam interessantes. E já que o objetivo é conquistar a atenção do jornalista, vale a pena ressaltar: sempre cumpra com o que foi combinado, e jamais fure um compromisso, seja ele relacionado ao horário da entrevista, ou uma pauta exclusiva.

 

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Aprovação social

A aprovação social é um dos principais motivos pelos quais é importante investir em Assessoria de Imprensa. As pessoas fazem uma escolha com base naquilo que é aprovado por um grande grupo. É por isso que quanto mais resultados de mídia, mais resultados de mídia: os jornalistas tendem a querer falar mais sobre quem eles já viram em outras mídias. Já tive clientes que foram para a TV após serem citados em uma matéria de um grande portal, e que só haviam conquistado o espaço no site após serem apresentados os cases de clientes dele. Uma aprovação social leva a outra!

 

Afeição

As pessoas dizem “sim” quando gostam ou admiram o outro. Elas precisam ter suas emoções afetadas, e com os jornalistas funciona da mesma forma. É por isso que eu sempre digo: seja simpático durante a entrevista, trate bem todos os profissionais independente da função, e não faça distinção de veículo! Valorizar fatores que nos assemelham ao interlocutor é uma excelente forma de fomentar a empatia.

 

 

Autoridade

Um dos gatilhos que menos geram dúvida é o da autoridade. Utilizar títulos e números que comprovem sua expertise é válido com o público e com os jornalistas. Aliás, uma das coisas mais valorizadas pelo jornalismo é a autoridade: prove que você é o melhor, e os jornalistas vão falar com você! Vale sempre lembrar que a formação acadêmica é muito valorizada pelos jornalistas, e se a sua área é nos negócios, o faturamento e os números da empresa é que vão trazer autoridade ao seu trabalho.

 

Escassez

Comum no mercado digital, o gatilho da escassez evita que o público-alvo “deixe para depois”. Afinal, se um determinado período de inscrição ou produto está se esgotando, as pessoas vão querer garantir a oportunidade. Na relação com os jornalistas, o gatilho da escassez pode ser utilizado em casos verdadeiros de agenda cheia. Se você estará em uma cidade para um evento apenas por alguns dias, talvez o jornalista queira aproveitar a oportunidade para te entrevistar, e um processo semelhante pode acontecer caso a sua agenda só permita dar entrevistas em dias específicos da semana.

2 Comments on “Como 6 armas da persuasão funcionam no relacionamento com os jornalistas

Wesley Reis
06/09/2016 em 18:49

Quando você falou sobre como os gatilhos mentais funcionam com jornalistas lembrei de todas as vezes que usei isso para atrair, vocês Jornalistas, para sessões de coaching. “Resolvo seu problema em 1 hora ou seu dinheiro de volta.” Todas as vezes que eu fiz, elas agendaram sessão…

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Nathana Lacerda
01/03/2017 em 17:39

Olá Wesley!
Ótima observação!!! 😀

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