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18/02/2017

Os 4 tipos de identidade digital

Identidade digital

E se você tivesse uma identidade digital? Algo que pudesse definir o seu poder de influência, a relevância do seu canal, seu potencial de crescimento como influencer e que atrairia a atenção de grandes empresas pelo o que você faz como influenciador?

E se eu te contar que isso já existe?

Quem é influenciador digital, que está presente nas redes sociais, alimentando os canais com conteúdo frequentemente, que tem seguidores, possui uma identidade digital

A galera do Youpix criou uma categorização dos tipos de influenciadores, que podem ser: Influenciadores Alfa, Beta e Mainstream.

Eu adicionei mais uma categoria para a lista: influenciador social.

Apenas pelos nomes, você saberia dizer qual tipo de influenciador você é?

Antes de te ajudar a identificar qual é a sua identidade social, preciso te contar algumas coisas!

Quando você descobre quais são essas categorias e a qual pertence, você consegue traçar estratégias para associar a sua marca e seu conteúdo a algum outro canal ou até mesmo a alguma marca famosa. Estratégias que trariam mais visibilidade!

Se você sabe a qual identidade digital você “pertence”, é possível potencializar as coisas que você faz de uma maneira que cause ainda mais impacto na sua audiência! E isso tem um valor muito grande hoje na era da produção de conteúdo.

E tem o fato de que, se você sabe onde está, fica mais fácil saber para onde vai!

Então, vamos conhecer as categorias de influenciadores digitais!

 

1 – Influenciador Alfa

Identidade digital: Influenciador Alfa

Identidade digital: Influenciador Alfa

As características de um Influenciador Alfa são as seguintes:

– Possuem o potencial de criar novas tendências;

– O volume de seguidores é muito alto;

– Possuem opinião polêmica – isso acaba afastando as grandes marcas que evitam se associar com influenciadores que podem ser envolvidos com alguma crise digital;

– Atraem muitos haters.

 

Esse Influenciador Alfa, devido à grande quantidade de seguidores, não possui uma grande proximidade com eles!

Podemos considerar como Influenciador Alfa o Whinderson Nunes, a Kéfera e o Felipe Neto por exemplo.

 

2 – Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

O influenciador da identidade digital “Beta” possui algumas características que favorecem que as grandes marcas busquem se associar com a imagem dele!

Dentre essas características estão:

– A espontaneidade na maneira com que disseminam novas tendências;

– Os seguidores, que na verdade são grandes fãs que amam, são fiéis e defendem esse influenciador digital de tudo e todos.

– Uma boa imagem e poucos ou nenhum hater;

– Foco em algum segmento, como moda, cabelo, jogos, esportes, dentre outros.

 

Exemplos desses influenciadores que nós podemos considerar: Julia Doorman, do canal Cabelos de Rainha; o canal Chata de Galocha e Camila Coelho.

 

3 – Influenciador Mainstream

Identidade digital: Influenciador meanstream

Identidade digital: Influenciador meanstream

Essa é a identidade digital que possui mais influenciadores!

A grande massa de influenciadores digitais está nessa categoria! Isso porque as características que definem um Mainstream mostram que essa pessoa ainda tem muito ainda a aprender, crescer ou influenciar. Por isso, suas características são:

– Eles consomem o que é tendência e replicam;

– Não possuem um número muito grande de seguidores;

– Não lançam novidades e, quando tentam, essa novidade não ganha muita força devido ao pouco número de pessoas que seguem esse canal, página ou perfil.

 

4 – Influenciador Social

Identidade digital: Influenciador Beta

Identidade digital: Influenciador Beta

Essa é uma identidade digital que vale manter a atenção pela sua grande importância.

Hoje em dia, nós vivemos em um grande movimento social feito pelas minorias, que possuem opiniões fortes e relevantes sobre variados temas.

E esse movimento é legal porque as grandes marcas podem buscar esses influenciadores para se posicionarem.

As características de um Influenciador Social são:

– Falar exclusivamente de determinadas causas – Quer um exemplo? Uma especialista em alimentação falando sobre os males de um determinado alimento que é vendido livremente no supermercado;

– É uma pessoa que fala PARA as minorias, entendendo das dores que possuem, tendo passado pela mesma situação ou não;

– Consegue expandir a consciência crítica das pessoas;

– Pode promover representatividade;

– Pode ou não ter um grande número de seguidores;

– Como seu conteúdo é voltado para a educação e conhecimento, pode até ter entretenimento, mas não é algo constante ou prioridade.

E temos exemplos como Nátaly Néri e PH Côrtes que fazem isso muito bem!

 

 

– Identidade Digital: O QUE FAZER AGORA?

Você conseguiu se identificar em alguma dessas categorias de influenciador? O passo mais importante agora é usar estrategicamente todo esse pode de influência.

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Identidade digital

 

2 Comments on “Os 4 tipos de identidade digital

Felipe Vaz
14/03/2017 em 17:05

Bacana seu post Nathana, parabéns! Eu assisti o vídeo no Youpix sobre essa pesquisa, e você foi um pouco mais a fundo na definição dos segmentos.

Você achou algum parâmetro fácil de diferenciar entre alfa, beta e mainstream, em termos de seguidores/interação/postagens? Algum(ns) KPI(s) que facilita a rotulação?

Digo isso porque no vídeo do youpix a apresentadora fala claramente “os betas não possuem muitos seguidores, e isso é quase via de regra” e no seu post e com base nos seus exemplos, tive a impressão de que a diferença está na agradabilidade (um dos parâmetros do estudo Youpix, que sinceramente só consigo ver uma resposta clara por meio de pesquisa quantitativa).

Abraços e bom trabalho.
Felipe

Responder
Nathana Lacerda
22/03/2017 em 17:38

Oi Felipe! Tudo bem com você?
Muito obrigada! Que bom mesmo que você gostou desse conteúdo que preparei com tanto carinho!

E você fez ótimas perguntas! Realmente, esses dados quantitativos tornariam muito mais fácil a compreensão desses grupos em suas profundidades, porém, eles não são tão óbvios de se identificar!
É que na verdade não existe especificamente dados ou uma tabela que capaz de categorizar os influenciadores (em números específicos), mas para ser um influenciador alfa, é preciso ter mais de 1Milhão de seguidores no YouTube, ditar tendência, ter haters, não ter um nicho do que ele fala (fala de tudo e qualquer coisa).

Esse influenciador só replica conteúdo, apenas consumindo tendência? Não lança novidades? O número de seguidores é baixo em relação a outras pessoas que falam do mesmo assunto mas que possuem mais seguidores? = Entende-se que se trata de um Influenciador Meanstream.

Mas tem alguns influenciadores que falam para as minorias, que tem um conteúdo mais “educacional”, tendo entretenimento talvez, número de seguidores não tão grandes, mas os que tem são muito fieis e tem o seu conteúdo como algo relevante. Então são Influenciadores Sociais.

Já o influenciador Beta tem alguns comportamentos muito próprios, como a ausência de haters, disseminam tendências também, mas são FOCADOS EM UM SEGMENTO, e costumam ter muuuuitos seguidores…

Então, como você disse que só consegue ver respostas claras através de pesquisas quantitativas, tenta ter essa nova percepção! Nesse mundo digital, algumas vezes os dados se apresentam ao fazer análises de comportamento, nível de exposição e influência que são medidos através do olhar mesmo, da percepção do outro e como exerce o seu poder de influência.

Considerando também o que é que as pessoas andam falando também. A expressão “A Voz do Povo é a voz de Deus” é um ótimo indicador para categorizar alguém.

Consegui te ajudar, Felipe?
Bom, se ficou alguma dúvida, comenta aqui! E fale mais sobre sua posição também que nós vamos conversando!
Abraços!!

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