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19/01/2018

20 ensinamentos de empreendedorismo que fizeram a Anitta bombar em 2017 – para aplicar em 2018!

Você pode não gostar do estilo musical da Anitta… mas não pode negar a inteligência e as estratégias que fizeram a cantora bombar em 2017. A boa notícia é que dá para aplicar os principais ensinamentos de empreendedorismo dela no seu negócio!

 

Tem muita gente que ainda não sabe, mas a cantora Anitta é também uma empreendedora. Ela sabe bem onde pisa e tem as rédeas do seu negócio e sua marca pessoal. Por isso, decidimos listar aqui os 20 fatores que fizeram a Anitta se tornar um grande sucesso internacional de 2017, para que você possa aplicar agora mesmo e bombar em 2018!

 

1- Não se contente com o sucesso em um único nicho

No Brasil, Anitta já era sucesso, e mais especificamente com o estilo funk. Ela poderia se contentar com isso. Um país e um estilo musical. Só isso já seria lucrativo o suficiente, certo? Mas ela não se contentou com isso, e correu atrás para fazer sucesso em mais países e outros estilos musicais, como o pop e até mesmo o reggaeton. Muitas pessoas fazem sucesso em um nicho específico e acham que aquilo já é o suficiente, esquecendo-se de que no mundo dos negócios não existe estagnação: ou você cresce, ou você cai. É por isso que, quando uma marca chega a um alto patamar com um público, deve ampliar para outros.

 

2- Saiba retroceder (nos novos nichos)

Imagine que você conquistou um status de autoridade em um micro nicho. Só porque você é famoso com esse grupo de pessoas, não significa que deverá atuar nos outros nichos da mesma maneira. A cantora Anitta soube “retroceder” e fazer ações e parcerias que fez no início da carreira: afinal, ela era famosa no Brasil, mas ninguém a conhecia em outros países. Ela não teria sucesso nesses lugares se não aceitasse fazer coisas que havia feito em começo de carreira.

 

3- Transforme suas ações em campanhas

Especificamente ao longo de 2017, Anitta não fez nada “aleatório” em sua carreira. Todas as suas ações foram movidas por campanhas, que carregavam estratégias focadas para um único objetivo. A campanha “xeque-mate” foi uma estratégia de marketing que reuniu diversas ações voltadas a promover o lançamento de quatro clipes musicais ao longo de quatro meses. Enquanto isso, muitos empreendedores realizam ações perdidas que não parecem entrosadas entre si. O ideal é que elas estejam alinhadas a um planejamento (e um posicionamento bem definido).

 

4- Gere representatividade

Nos clipes e nos shows, Anitta dança com mulheres gordas, mostra corpos “incomuns” nos clipes de pop, canta com a drag queen Pabllo Vittar, e divide a tela com pessoas de diversos tipos. Nos dias de hoje, abrir-se para a representatividade de pessoas diferentes do “padrão” é algo que ajuda a manter a relevância do trabalho. Seja nas parcerias, contratações de funcionários e outras ações, é possível se preocupar em ter variedade. Não precisa ser algo apenas relacionado a corpos, etnias e sexualidade. Dependendo do seu negócio, basta se preocupar em ter pessoas de diferente origens e opiniões, por exemplo.

 

5- Expanda seus horizontes

Aprender inglês, check! Aprender espanhol, check! Cantar em outra língua, check! Quem se atém apenas ao que sabe acaba não conseguindo expandir os horizontes, e para conquistar mais sucesso, é preciso sair da zona de conforto e aprender coisas novas. Quantos cursos e treinamentos não podemos fazer para crescer?

 

6- Associe-se a pessoas e marcas

Ao longo de 2017, Anitta fez campanhas associadas a diversas marcas e pessoas. Esteve com grandes cantores internacionais como forma de atingir públicos de outros países, e atrelou-se a diferentes marcas para relacioná-las com outros produtos. Uma marca de cosméticos fez uma paródia de um hit da cantora, enquanto uma companhia telefônica fez brincadeira com outra música. Assim, além de estabelecer uma estratégia de posicionamento e presença em diversos meios, Anitta marcou presença e esteve na mídia o tempo todo! E você? Já se associou a alguma marca ou fez uma “collab” no Youtube? Essas associações estão vinculadas aos seus objetivos?

 

7- Seja onipresente (impossível de ignorar)

Justamente por estar em todos os lugares, Anitta foi uma personalidade impossível de ignorar. “Só se fala nela”, dizem alguns. E o fato é que ela combinou diversas estratégias e esteve presente em tantos lugares, que foi impossível não esbarrar no trabalho de Anitta, seja na música, na TV, nas coleções de marcas de moda ou nas capas de revista. Você não precisa investir tanto em marketing para fazer isso, mas pode pensar em uma estratégia que, de tão única e diferente, chama a atenção das pessoas.

 

8- Tenha constância!

Anitta entendeu a dinâmica das redes sociais e manteve uma constância importante. Muitos músicos não conseguem fazer isso, mas ela deu conta de lançar clipes com frequência e manter a mídia sempre falando dela – já que cada música era diferente e tinha coisas novas e ousadas. A frequência é fundamental nas redes sociais, mas é também a chave do sucesso para qualquer marca que deseja ser lembrada sempre.

 

9- Tenha um objetivo muito claro

Qual era o objetivo da cantora esse tempo todo? Chegar ao patamar de estrela internacional. Tudo o que ela fez foi para convergir neste resultado. É claro que ela reforçou seu sucesso no Brasil, mas o principal sempre foi levar para o mundo todo a sua música, com o objetivo de alçar voos que a levem para frente. Infelizmente, é comum ver empreendedores e marcas traçando campanhas e ações que a cada hora visam um objetivo diferente. Fazer isso não apenas desperdiça energia, mas cria confusão no público.

 

10- Valorize o seu “fandom”

Não são apenas os cantores que possuem fãs. Marcas e influenciadores também podem conquistar as pessoas e obter verdadeiros fãs e defensores. Anitta valoriza os fãs, dá preferência para eles e sabe da importância de todos para o seu sucesso. Infelizmente, ainda existem muitas marcas que não dão o devido valor aos elogios nas redes sociais e às pessoas que os defendem. Valorize seus fãs!

 

11- Seja autêntico! Seja autêntico! Seja autêntico!

Autenticidade e tudo nos dias de hoje. Anitta realizou suas ações e lançou músicas que, por mais que variem de estilo, carregam algumas características específicas, como a valorização da independência feminina (que veste o que quer e faz o que quer), e são voltadas à sensualidade. Ela se adequa aos espaços, mas sempre se mantém com suas características: não se permite ser “levada” por entrevistas tendenciosas em programas de auditório, toma atitudes mais ousadas nos shows, e não exagera em uma apresentação mais comedida, como a cerimônia de abertura das Olimpíadas.

 

12- Tenha uma posição firme em relação à sua verdade e origem

Ainda sobre ser autêntico, podemos reforçar o fato de que Anitta, após enveredar-se por ritmos internacionais, lançou uma música funk por último, como forma de reforçar ao público que ela se mantém fiel às suas origens. Lembrar-se do início e valorizar aquelas coisas do início do seu trabalho são formas de se lembrar de quem você é, e ainda ajuda a manter sua autenticidade. Quem se lembra das suas origens consegue manter sua essência.

 

13- Não se limite a um único “estilo”

Alguns empreendedores não conseguem olhar para os lados e fazer algo diferente. Isso pode funcionar em diversas situações: realizar novas ações nas redes sociais que parecem difíceis (como se expor de maneira a se tornar um influenciador); atender a uma demanda da audiência mesmo que isso exija novos estudos; desenvolver um novo produto para ampliar o alcance. O importante é não se limitar a apenas uma coisa – desde que sempre se mantenha o posicionamento inicial como base.

 

14- Saiba o que não precisa ser evidenciado

Em algum momento do ano passado, a cantora Anitta se casou. Ao contrário de algumas celebridades, que fazem de seus casamentos um verdadeiro evento nacional, Anitta selou o matrimônio sem alarde. Foi uma escolha, e isso é também uma forma de se posicionar: não evidenciar algumas características ou resguardar elementos da vida privada são formas importantes de determinar até onde seu público pode chegar (especialmente se você é um influenciador).

 

15- Não tenha medo de lançar novos talentos

Ao se associar a outras pessoas, muitos preocupam-se apenas em estar ao lado de quem é “maior” ou faz “mais sucesso”. No entanto, muitas vezes você vai sentir a necessidade de se vincular a alguém que ainda está no começo. Isso tem relação com aquilo que você sente e a sua essência. Nestes momentos, confie nos seus sentimentos e não tenha medo de apostar em alguém. Isso também vale para contratações.

 

16- Saiba lidar com imprevistos e se posicione!

O diretor do último clipe da cantora foi um dos muitos envolvidos em escândalos de assédio sexual. Símbolo para muitas mulheres, Anitta não poderia deixar o assunto passar em silêncio. No entanto, o que poderia ser uma crise tornou-se a oportunidade para a cantora se posicionar e lançar o clipe mesmo assim – evitando perder o dinheiro da produção. Ela soube lidar com o imprevisto, e anunciou os motivos pelos quais não deixaria de lançar o clipe.

 

17- Transforme tudo em notícia

Em vez de apenas mudar o cabelo, Anitta faz uma ação com uma marca. Em vez de apenas lançar uma música, ela promove parceria com outras marcas e realiza campanhas diferentes. Ao fazer isso, a cantora mantém-se na mídia constantemente. É possível, para qualquer marca, transformar pequenas ações ou lançamentos em parcerias que tragam novidades, e isso é crucial para virar notícia. Muitos empreendedores acham que a mídia vai noticiar qualquer dado sobre suas empresas, quando na verdade elas estão de olho apenas no que é factual. Portanto, seja ousado e saia da caixinha para então ser visto como notícia!

 

18- Tenha domínio do todo – e saiba delegar!

Até mesmo uma atitude criticável de Anitta pode servir como ensinamento. Ela optou por tomar conta de sua própria agenda e se tornou empresária de si mesma. Nem sempre algo assim pode funcionar, mas podemos interpretar que tudo o que Anitta queria era ter domínio do todo em sua carreira. De qualquer forma, é impossível para alguém gerenciar a própria carreira e ainda fazer shows: ela precisa de uma equipe e, mesmo comandando tudo, precisa delegar muitas tarefas. Você não precisa tomar as rédeas de tudo para si, mas pode aprender com ela a ter mais controle sobre o todo para evitar que o gerenciamento da empresa saia do controle.

 

19- Melhore-se!

“Expulsar as invejosas” é um conceito que pode ficar cada dia mais ultrapassado. A ideia passada por um dos primeiros sucessos da cantora não combina com o atual posicionamento dela, que já se vê mais preocupada em fazer com que as mulheres unam forças na luta por mais independência e menos preconceitos. O que podemos aprender com isso: não tenha medo de pequenos deslizes do passado, e apenas preocupe-se em se melhorar e levar mensagens cada vez mais alinhadas com você e o mundo em que vivemos.

 

20- Crie elementos surpresas para entregar mais do que te pediram!

No réveillon de Copacabana, Anitta se apresentou com uma orquestra (a Orquestra Maré do Amanhã, da comunidade da Maré). No Multishow, a cantora se apresentou com um grupo de dança formado por pessoas com os mais variados tipos de corpos, em uma apresentação que surpreendeu a todos pelo preparo, incomum nesse tipo de apresentação no Brasil. Na hora de entregar algo, que tal entregar mais? Hoje em dia, não basta entregar um bom produto ou serviço: é preciso ir além e fazer uma entrega acima da média, e o fator surpresa tem um papel fundamental para as pessoas.

2 Comments on “20 ensinamentos de empreendedorismo que fizeram a Anitta bombar em 2017 – para aplicar em 2018!

Simone de Lima
07/02/2018 em 12:33

EXCELENTE!

Responder
Redação
11/05/2018 em 12:09

Obrigada!!! 😀 Que bom que gostou!

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