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01/02/2018

5 perguntas que você deve fazer AGORA

No mundo dos negócios e empreendedorismo, é impressionante a quantidade de “respostas” que conseguimos encontrar. Estamos cada vez mais donos da verdade, o que nos deixa cada vez menos afeitos a compreender os outros.

Entretanto, uma das coisas mais importantes a se fazer, e que poucos fazem, é OUVIR. Estamos falando demais e paramos de escutar: e a melhor forma de fazer isso é fazendo perguntas.

Mas quais perguntas devemos fazer? A quem? Confira os tipos de perguntas que você pode fazer para melhorar seu negócio:

1- Do que você precisa?

Você já tentou perguntar ao seu público-alvo o que ele mais precisa? Muitos produzem conteúdo sem sequer ouvir as pessoas e entender o que elas precisam. Você deve ter visto, por exemplo, que o último artigo publicado neste blog conta diversos pontos que podem ser aprendidos com a Anitta. Na verdade, ele surgiu a partir do pedido de uma pessoa que viu este vídeo e queria saber mais. Muitas pessoas esquecem-se de ouvir os pedidos das pessoas – seja para produzir conteúdo ou desenvolver serviços. Muitas marcas e especialistas fazem essa pergunta diretamente nas redes sociais, para que os seguidores tenham a oportunidade de falar diretamente, mas isso pode ser feito com observação e atenção voltada ao público e às pessoas.

2- Como posso melhorar meus serviços?

Você sabe ouvir seus clientes? Quando o objetivo é se destacar dos concorrentes, uma das ações mais eficientes é perguntar ao cliente, em um momento de feedback, que sugestões ele tem para que seus serviços sejam melhores. Para ouvir de fato, é preciso tornar o feedback dele em ação e realmente melhorar o que for possível. E mais importante que ouvir é prestar atenção em suas atitudes: alguns clientes elogiam e trazem bons feedbacks, mas depois cancelam o contrato ou pedem descontos. As palavras são verdadeiras quando estão congruentes com as ações.

3- O que há de errado no mundo e que você gostaria de consertar?

Tanto seu público-alvo nas redes sociais quanto seus clientes acham que existe algo de errado no mundo. É claro que existem muitos problemas por aí, mas provavelmente algumas causas são mais importantes para eles, e saber disso pode te ajudar a ter mais relevância. Caso os seus principais clientes sejam da área da educação, vão adorar saber que você apoia alguma iniciativa relacionada. Ou então, se eles estão engajados com algum debate que está acontecendo na sociedade, que tal oferecer a eles informações que vão auxiliar?

4- Como eu posso te ajudar?

Quando o assunto é Networking, muitas pessoas querem falar de si mesmas para os contatos que fazem em um evento ou em alguma interação nas redes sociais? No entanto, o verdadeiro segredo para conhecer mais pessoas e tornar-se mais bem relacionado no seu nicho é oferecer ajuda. Procure saber quais problemas esses possíveis parceiros podem ter, e busque ajudar como puder, seja conectando-os com outras pessoas que possam ajudar, ou oferecendo o que estiver ao seu alcance. Mais do que mostrar quem você é, o Networking exige que você queira realmente conhecer as pessoas e se relacionar com elas.

5- Como foi seu fim de semana?

 

Não é bem esta pergunta que precisa ser feita ao seu cliente ou seu público-alvo. Na verdade, ela faz referência ao tipo de questionamento que pode ser feito – direta ou indiretamente – ao público que te acompanha nas redes sociais e até mesmo aos seus clientes. Afinal, mais do que saber apenas sobre os “desejos e dores” do seu avatar, é interessante tentar conhecê-lo ainda mais profundamente. Você pode descobrir que seu público-alvo assiste a séries da Netflix, por exemplo, ou acompanha jogos de futebol: e ao saber disso, pode fazer conteúdo que faça referências a esse tipo de entretenimento! Sobre o cliente, é sempre positivo saber o aniversário e outras datas importantes, como a data de aniversário dos filhos ou outra celebração: nestes dias, uma simples mensagem de “parabéns” pode fazer toda a diferença. Sem tomar tanta intimidade, desejar boa viagem ou sugerir um artigo totalmente desconectado (sobre um assunto que ele aprecia, por exemplo) são ações que demonstram seu interesse!

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