Close

29/08/2018

5 atitudes imediatas para prestadores de serviço se destacarem na internet (com exemplos)

atitudes imediatas

Produzir conteúdo, fazer networking, procurar clientes, construir sua autoridade… quem presta serviços nos dias de hoje se vê diante de muitos desafios e muitas tarefas! Há os prestadores de serviço que entregam por meio da internet – como os que oferecem cursos e atendimentos online ou influenciadores – e aqueles que realizam uma entrega física e utilizam as redes para se conectar e vender. Qual deles é você? Não importa qual seja a resposta: existem atitudes imediatas que podem ser tomadas agora mesmo!

Antes de prosseguir, é sempre bom se lembrar da frase do Bill Gates: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela Internet e as que estão fora dos negócios”.

Sabendo disso, é importante destacar que o que faz muitos empreendedores se sentirem perdidos é a quantidade de coisas que precisam ser feitas, a produção de conteúdo e a necessidade de fechar compromisso com o seu público – não importa o tamanho dele. Além, é claro, das mil coisas que precisam ser feitas o tempo todo! Mas fique tranquilo existem algumas atitudes imediatas que você pode começar a tomar agora.

 

1- Crie um perfil editorial!

A primeira coisa entre as atitudes imediatas que você precisa fazer é definir que tipo de conteúdo vai postar em cada uma de suas redes sociais. Que vídeos vai produzir para o Youtube? Que tipos de artigos vai postar no blog? Que informações vai colocar na página do Facebook? É muito importante que você defina tudo isso com base no seu público – e para definir isso, lembre-se de estudar como montar seu avatar!

Quando você faz isso, fica muito mais claro de que forma colocar seu conteúdo nas redes sociais e sua linha de pensamento sobre o tema fica muito mais clara – o que ainda por cima vai tomar menos tempo!

 

Quer um exemplo?

Vamos supor que uma professora de yoga esteja produzindo conteúdo na internet para criar relacionamento com seu público e se fortalecer como uma influenciadora na área. Ela tem um bom posicionamento e definiu muito bem quem deseja atingir. Imagine que ela possui quatro espaços para produzir conteúdo: blog, Facebook, Instagram e Youtube.

No Blog, ela pode optar por escrever apenas um artigo por mês, abordando apenas conceitos de suas práticas, explicando termos da sua filosofia de vida e conceitos que embasam seus ensinamentos. Assim, fica muito claro o que o leitor vai encontrar em seus blogs!

No Facebook, ela pode optar por ser apenas inspiracional e publicar algumas artes, frases e reflexões. Lá, o objetivo dela é ser leve e gerar likes – além de atingir pessoas diferentes.

No Instagram, onde o lifestyle domina, a profissional vai fazer fotos e “stories” sobre seu estilo de vida, suas práticas, suas aulas, sua alimentação, e tudo o que ela faz, com o objetivo de inspirar a todos com sua própria vida.

No Youtube, pode ser uma boa ideia fazer dois tipos de vídeos: um com reflexões e debates sobre os conceitos que norteiam o estilo de vida, e outro com técnicas e posições da Yoga.

 

Que informações precisa ter no Perfil Editorial:

– O que o leitor vai encontrar (em suma, o objetivo e propósito do ambiente)

– Periodicidade (é importante que as principais redes sociais tenham conteúdo diário)

– Formato (vídeos, textos, fotos, check-ins, etc)

– Seções (imagine que a rede é uma revista e pense nas diferentes seções: inspiração, depoimentos, ensaios, dicas e frases são alguns exemplos de seções possíveis)

– Linguagem (determine se será leve, técnica, inspiradora, formal ou informal)

 

2- Otimize a produção de contéudo

Você tem dificuldade de produzir o conteúdo que precisa? O segredo é não tentar “matar um leão” todo dia! Afinal, você vai precisar se dedicar a muitas outras coisas. Por isso, o segredo é separar um tempo específico (um dia ou um período) para produzir o conteúdo de uma semana – ou até mais – e já programar tudo! Afinal, praticamente todas as redes sociais possuem ferramentas de programação de posts, então esta é uma das atitudes imediatas mais práticas de se tomar!

No caso da produção de vídeos, o ideal é sempre gravar diversos vídeos de uma só vez, para então já separar o tempo necessário para editar (ou não, dependendo do seu estilo). Uma dica importante é trocar de roupa ou de acessórios entre um vídeo e outro (e talvez até mesmo um detalhe da maquiagem, no caso de quem se maquia) para evitar ter vários vídeos “iguais”.

Ao produzir o conteúdo necessário de uma só vez, você pode programar as postagens! O Facebook tem sua própria ferramenta para isso, enquanto o Instagram exige o uso de ferramentas como o Gerenciagram e o Postgrain. No youtube também é possível programar a postagem de um vídeo, e os blogs também possuem formas de programar a publicação!

 

Apenas uma exceção:

O único tipo de publicação nas redes sociais que não tem como programar é o dos Stories no Instagram. Mas é bom que não sejam! De forma geral, esta plataforma tem a função de exibir os bastidores do seu dia! Por isso, é importante criar o hábito de sempre postar sobre o seu dia – com a sua linguagem e o seu jeito. Mesmo assim, crie os tipos de seções e defina sobre quais temas você vai tratar por lá.

 

Reveja as publicações de tempos em tempos:

Também não é uma boa ideia produzir conteúdo para meses a fio e deixar tudo programado! Afinal, é preciso estar sempre de olho nas visualizações e no alcance do que você produz para saber se está seguindo o caminho certo!

 

Assim, sempre que for buscar por novas ideias de conteúdo, observe aquilo que deu mais engajamento e analise o que te dá mais retorno! Aproveite para ler este artigo sobre como produzir conteúdo de qualidade!

 

Exemplo de como fazer isso:

Você pode definir a terça-feira como o dia da semana de produzir conteúdo. Este dia, você vai gravar dois ou três vídeos de uma só vez para o seu canal no Youtube, já que a publicação de vídeos foi definida como duas vezes por semana neste exemplo. Assim, em algumas semanas você terá uma boa frente de conteúdo gravado. Neste mesmo dia, você pode definir os temas que vai abordar no Facebook e no Instagram, de forma que as postagens nestas redes tenha consonância com os vídeos, respeitando as seções e o perfil editorial! Para não se perder, você pode fazer uma planilha com as datas de publicação dos vídeos e os temas escolhidos. Uma dica interessante é produzir conteúdo sempre para um pouco mais do que sete dias: assim você também poderá acumular uma frente de postagens assim estará preparado para situações como feriados e imprevistos na sua rotina!

Se a terça-feira é o dia escolhido para produzir todo o conteúdo, é importante que na segunda-feira você tenha um momento para pensar no conteúdo que vai produzir, separar tópicos a serem falados e talvez até mesmo um roteiro. E se a produção de conteúdo já está acontecendo, é fundamental analisar os dados de visitas e os feedbacks para determinar qual conteúdo será feito a partir de então.

 

3- Valorize a interação e a autenticidade!

Por fim, é fundamental que você faça duas coisas simples – porém nem sempre fáceis: seja você mesmo e interaja com o público! De todas as atitudes imediatas, esta é uma que pode ser realizada em minutos, então prometa que fará isso assim que terminar de ler este texto!

A melhor forma de “ser você mesmo” é não tentando viver um personagem. É claro que você deve colocar o máximo de energia na sua linguagem e especialmente nos seus vídeos, mas não precisa tentar sem engraçado demais se esse não for o seu jeito, ou mostrar-se sério demais se você não é assim no dia a dia! Portanto, encontre seu jeito específico de passar sua mensagem!

Interagir com o público passa por, basicamente, dois princípios: o primeiro é responder às perguntas e olhar cada comentário como uma pessoa, tratando-a com respeito (mesmo que seja um hater!), e não como um número. O segundo é ouvir o que as pessoas estão dizendo: produza o conteúdo que eles pedem, entregue aquilo que eles buscam e responda às dúvidas que eles apresentam – onde quer que seja! Nunca se esqueça que o conteúdo que você deve produzir precisa ser aquele que o seu público quer, e não o que você acha que precisa ensinar!

 

Atitudes imediatas para situações específicas (exemplos):

Se você produz conteúdo sobre a área fitness, procure responder sempre às dúvidas e aos comentários com mais frequência! Assim que sair o vídeo de terça-feira, fique de olhos nos primeiros comentários que saírem, e responda o mais rápido possível! O mesmo com as postagens no Facebook e no Instagram: fique com o celular “de olho” nos horários das publicações e interaja sempre com quem comentar ou mandar mensagens. E nunca utilize robôs com resposta automática: responda você mesmo – ou com a ajuda de alguém da sua equipe!

O melhor exemplo para ser autêntico é olhar para a câmera e falar com sua audiência (mesmo por meio de texto) como se estivesse falando com um amigo, ou seja, da maneira como você agiria em uma situação em que você se sente tranquilo. Pode demorar um tempo e esforço pessoal para alcançar a autenticidade, já que não é fácil para todo mundo se soltar. O segredo é não esperar ficar perfeito para iniciar algo: comece agora com o que você tem hoje!

 

4- Exponha seus resultados nas redes sociais!

A partir dos serviços que você presta, você certamente já possui clientes satisfeitos e felizes. Por isso, é importante buscar pelos comentários e depoimentos positivos deles e publicar nas suas redes sociais! Isso é fundamental para que os resultados gerados possam endossar ao seu público o poder do serviço que você oferece.

A princípio, você pode dar print em comentários e elogios que receber dos clientes, mas depois pode buscar por depoimentos bastante específicos e que contem a história dos seus clientes, para que isso gere identificação nos outros futuros clientes e ainda prove o seu poder de transformação!

 

5- Use seus canais para vender – e para atender!

E o último item da lista de atitudes imediatas é: não tenha medo de vender! Não deixe suas redes para publicar apenas conteúdo: aproveite para vender seus serviços, aproveitando o valor gerado pelo seu conteúdo. Infelizmente, muitas pessoas têm medo de vender e acabam

Dependendo do serviço que você oferece, você também pode aproveitar para desenvolver uma forma de entregar o que você faz por meio da internet. Seções de atendimento por Skype, cursos gravados, troca de dicas e informações por meio do Whatsapp, entre outras, vão te ajudar a aumentar sua quantidade de clientes, vencendo a barreira do espaço e aproveitando as possibilidades que a internet traz.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.