Close

29/07/2019

Pirâmide da Autoridade – como escalar sua autoridade e vender mais

A primeira vez que eu vi a Pirâmide da Autoridade foi através do americano Frank Kern, e ela é uma ferramenta incrível para explicar qual é o processo que você precisa ter para se transformar em uma autoridade no mercado.

Posteriormente, o empresário Vinícius Possebon, criador do Q48, programa de homefitness mais vendido do Brasil, acrescentou o degrau de “celebridade autoridade” a esta pirâmide.

Confira abaixo as características de quem está em cada fase e descubra onde você melhor se encaixa atualmente.

 

Generalista

O generalista é aquele que tem pouco conhecimento sobre uma grande quantidade de assuntos, mas não domina nenhum tema. Sabe apenas o suficiente, mas não entende de nada em profundidade a ponto de ser considerado um especialista, uma referência naquele tema.

O problema do generalista é que ele estuda muito, busca um monte de conteúdos, mas não fica excelente em nada. Mistura um monte de temas, lê sobre tudo, é articulado, mas não consegue avançar porque tem muitos caminhos possíveis. Ele pode falar sobre tantas coisas, que tem mais dificuldade de decidir o que fazer, para que área ir. E aí fica estagnado.

Uma pessoa que está no grau de generalista e quer ir para especialista precisa investir primeiramente em duas chaves: Posicionamento e Resultados.

Primeiro, ele precisa escolher no que quer ser bom, pelo que quer ser reconhecido. Depois, ele precisa gerar resultados concretos para seus clientes a respeito da área que escolheu.

 

Especialista

O especialista é aquele que sabe muito sobre uma única coisa.

Neste caso, a pessoa já tem um conhecimento aprofundado sobre uma área específica, estuda constantemente e domina um assunto. Ela já não se dispersa tanto, sabe o que quer, dedica seus esforços a uma única área até ficar excelente nela.

Neste nível, a pessoa já começa a ter mais destaque, e tem possibilidades maiores de retorno financeiro.

O problema aqui é que a abrangência dessa pessoa ainda é pequena. Ela consegue clientes com indicações. Os clientes sabem que ela é especialista, boa no que faz, e indicam. Mas tudo isso em um nível ainda muito pequeno.

Para ir para o próximo nível e se tornar uma autoridade, é fundamental que este profissional entenda que não é possível se auto considerar uma autoridade. Os outros têm que falar isso sobre você. Por isso, este profissional precisa investir em três chaves principais Imagem e Marca Pessoal, Networking e em seus Canais de Comunicação.

Primeiro, precisa parecer uma autoridade e utilizar seu visual e comportamento para mostrar a que veio, para comunicar exatamente o que deseja. Depois, precisa ampliar sua rede de networking para que as pessoas conheçam o seu trabalho e comecem a considerá-lo e falar sobre ele como uma autoridade no assunto. Por último, precisa ter canais próprios de comunicação e oferecer conteúdo constantemente, a ponto de virar uma autoridade para sua própria audiência.

 

Autoridade

No terceiro degrau dessa pirâmide está a autoridade no assunto.

A pessoa vira uma autoridade quando já é um especialista que ganhou o aval de instituições e pessoas de credibilidade, que endossam o seu conteúdo.

Quando o profissional se torna uma autoridade, ele já tem seguidores, se comunica ativamente em canais próprios, já tem o respeito e uma audiência que o reconhece como autoridade.

Aqui, ele é reconhecido por uma comunidade e em seu meio de atuação, por outros profissionais da área, mas ainda pode ser totalmente desconhecido do grande público. Ele é uma autoridade, mas para uma parcela de pessoas.

Para ir para o próximo nível e se tornar uma celebridade autoridade, é necessário que este profissional seja reconhecido cada vez mais por novos públicos, e de uma forma que ele consiga mostrar essa autoridade que já conquistou em seu segmento.

Para isso, tem que investir em mais duas chaves: Mídia, fazendo com que a imprensa dissemine seu conteúdo e sua mensagem e mostre toda a sua credibilidade; e Influenciadores, que são capazes de apresentá-lo para uma grande audiência e influenciar essas pessoas a consumirem seu trabalho.

 

Celebridade

Quando falamos “celebridade” simplesmente, parece aquela fama vazia, por que é possível ser uma celebridade sem ser uma autoridade.

Você pode ser amplamente conhecido, parado na rua, mas não ter respeito ou credibilidade nenhuma, por exemplo.

É o caso de participantes de reality shows de variedades, que depois têm que suar para mostrar seu talento e continuar na mídia; ou pessoas que se relacionam com famosos e ganham notoriedade.

É uma fama emprestada. O problema quando você é só uma celebridade é que é um castelo de cartas, muito fácil de desmoronar. Quando você vai por este lado, a chance de você ter uma fama rápida e depois cair no anonimato é grande, porque não há nada que te sustente.

Que se atinge o grau de celebridade sem ser uma autoridade, a pessoa precisa investir em ações que estão na base da pirâmide: Posicionamento, Resultados, Networking, Imagem e Marca Pessoal, Canais de Comunicação, para mostrar seu trabalho através da Mídia e Influenciadores.

 

Celebridade Autoridade

Neste degrau a pessoa tem reconhecimento, uma grande audiência formada por fãs apaixonados por ela e pela sua marca, é reconhecida por pessoas públicas e celebridades importantes para o seu segmento. Aqui é aquele grau onde o profissional não precisa mais se apresentar, sabe?

O nome chega primeiro, as oportunidades batem à porta.

Nesse nível, as pessoas constroem um reconhecimento tão grande, uma imagem tão marcante e uma reputação tão inabalável, que a impressão é de elas transformam tudo o que tocam em ouro.

Para se manter no topo, o profissional precisa unir seus esforços para manter as bases da pirâmide que o fizeram chegar até aqui, investindo e aprimorando todas as chaves anteriores, com cada vez mais maestria.

 

O primeiro passo para você subir a sua escalada rumo à autoridade é definir um posicionamento único de mercado. Por isso, preparei um livro digital que te ensina a criar o seu posicionamento com um passo-a-passo simples.

 

É gratuito, clique no link para baixar: http://autoridademaxima.com.br/ebook9passos-gratuito-nathana/

 

Agora me conta aqui, em qual degrau da Pirâmide da Autoridade você está?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.