Close

09/10/2019

Estilo consciente: a moda sustentável no mundo dos negócios

Estilo consciente a moda sustentável no mundo dos negócios

Estilo consciente: a moda sustentável no mundo dos negócios

As suas roupas refletem, de alguma forma, a sua preocupação com o meio ambiente? Você sabe como é feito o processo de produção de cada produto, até que ele chegue bonitinho na sua casa? No conteúdo de hoje vamos falar sobre estilo natural e como ele é aceito no mundo dos negócios.

Roupa é mensagem

Todos nós temos um estilo pessoal com o qual nos identificamos, se você ainda não sabe qual é o seu, significa que está em processo de conhecimento e esse processo precisa de atenção. Não é novidade que roupa é mensagem, é poder. Exatamente por isso que esse é um pilar fundamental na construção da sua autoridade.

Já o seu estilo, como um todo, é uma importante ferramenta de comunicação com o seu público, potenciais clientes e com o mundo em geral. E a maneira como você se veste reflete uma mensagem sobre você, que pode estar de acordo ou não com o que você deseja passar aos outros. 

E já que estamos falando em estilo, você já ouviu falar no estilo natural, mais consciente? 

 

Estilo natural: menos é mais

A maneira como você se veste é um conjunto dos seus gostos, costumes e valores. Mas ao pensar em estilo natural e consciente, muitas pessoas já pensam no estilo “hippie”, com peças mais despojadas e mais “largadas”. Mas não é assim que funciona não.

O estilo consciente parte do pressuposto de que menos é mais. E busca ter um guarda-roupa inteligente, com peças que desempenhem diferentes funções.

Geralmente, pessoas com estilo natural não gostam de utilizar peças que limitem os movimentos e, por isso, acabam apostando em modelagens mais amplas. Outra característica é que muitas peças são realmente de origem da natureza, como: o linho, a seda, a lã e o próprio algodão. 

Mais uma particularidade do estilo natural é a cartela de cores, que dificilmente será com tons muito vibrantes e profundos. Sabe aquela coisa de tons mais clarinhos? Esses são os que vão se destacar em um visual mais natural.

 

Prós e contras do estilo natural

A parte positiva do estilo natural é que ele projeta uma imagem amistosa e consciente, que por vezes acaba influenciando outras pessoas a também serem mais conscientes e buscar um equilíbrio entre consumo x natureza. O que é super bacana! 

O lado negativo é que, por usarem roupas mais soltas e despojadas, pessoas com estilo natural dificilmente conseguem passar uma imagem de liderança, de assertividade, de poder. E, por conta dessa escolha, podem acabar sendo prejudicados no mundo dos negócios.

“Mas então significa que eu não posso ter uma imagem profissional consciente, apostando no estilo natural?”

Não, também não é bem assim… Tudo é adaptável.

Isso significa que sim, você pode fazer algumas adaptações para conseguir equilibrar o estilo natural (como estilo principal) com um estilo secundário (de apoio). E ter um ótimo resultado com isso!

E a dica, que já vale como uma consultoria de imagem gratuita aqui para você, é realmente equilibrar esses dois estilos, escolhendo onde usar roupas mais soltas e onde apostar em peças mais justas. Tudo isso sem abrir mão do seu conforto, certo?

É só pensar assim: se você for utilizar calças mais soltas, escolha uma blusa e/ou blazer mais justo. E vice-versa também.

 

Conhecer o seu estilo é o primeiro passo para uma comunicação visual assertiva

Antes de começar a pensar nas suas roupas, na mensagem que elas transmitem e no que você deseja que elas, de fato, transmitam, é importante começar a trabalhar de dentro para fora.

Com isso eu quero dizer: o primeiro passo para começar qualquer processo de “construção de imagem” é “reconstruir tudo”, para então começar da maneira certa e assertiva, para ter os resultados que você deseja.

Por isso, conhecer o seu estilo é a primeira coisa que você precisa fazer. E isso envolve estudo e dedicação.

Não se identificou com o estilo natural ou está num processo de descoberta e/ou construção do seu estilo próprio? Então assista o vídeo abaixo.

 

3 dicas para trabalhar seu visual de maneira estratégica

Em tempos de empoderamento, a sua imagem pessoal e profissional dizem muito sobre você. E, se o seu desejo é se posicionar como autoridade no mercado, suas roupas precisam estar em sintonia com a sua mensagem.

Para te ajudar a trabalhar o seu estilo, seja ele qual for, eu separei aqui algumas dicas para criar um visual de maneira estratégica no trabalho.

 

Peças inteligentes

Ter um guarda-roupas inteligente sem dúvidas fará a diferença na hora de montar seus looks diários para o trabalho – e sem precisar investir uma fortuna em roupas.

Aqui, menos é mais! Ou seja, vale investir mais em qualidade (e funcionalidade) do que em quantidade. Então aposte em peças que tenha diferentes funções e que possam ser utilizadas para compor diferentes looks.

 

Psicologia das cores

Aprender a usar as cores ao seu favor é de grande poder para a sua imagem pessoal e profissional. Isso porque elas podem te ajudar a ser ainda mais assertivo na sua comunicação.

Cores fortes tendem a reforçar o seu empoderamento. Mas também leve em conta as cores que mais te favorecem.

 

Peça curinga

Que atire a primeira pedra quem nunca ficou inseguro na hora de escolher um look ou pensou, em meio a tantas roupas, não ter nada o que vestir.

É por isso que apostar em peças curingas é uma escolha inteligente e indispensável para qualquer guarda-roupa. O famoso vestido e tubinho preto, para mulheres, e camisas sociais lisas, para homens, são exemplos que ilustram bem esse tipo de peça.

E aí, o que você achou das dicas? Me conta aqui nos comentários o  que você achou deste conteúdo? E, se gostou, aproveite para compartilhar nas suas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.