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03/12/2019

5 Tipos de Marketing: qual o melhor pra você ou para o seu negócio?

5 Tipos de Marketing qual o melhor pra você ou para o seu negócio

Chegou a hora de aprender quais são os 5 tipos de marketing que você pode começar a utilizar no seu negócio agora, para potencializar seus resultados.

Se você busca resultados reais para o seu negócio, não pode deixar de ler esse artigo.


Bora aprender sobre marketing digital?
Vem comigo!


Quais são os tipos de Marketing?

Eu vejo muitos negócios que ainda não estão tendo os resultados que poderiam ter, pelo simples fato de não saberem como fazer marketing digital. Ou não se interessarem pelo assunto.

Hoje em dia, no entanto, vivemos na Era Digital. E presença online conta muito!

Então, se você quer se destacar em meio a multidão e ter um negócio altamente lucrativo, você não pode abrir mão de estratégias de marketing.

E a primeira grande verdade que eu tenho para te dizer é: Marketing é UM só!

Mas então como você vai me ensinar “5 tipos de marketing”, Nathana?

Porque existem várias vertentes dentro do Marketing Digital, que podem ser exploradas no seu negócio. E é sobre isso que vou falar para você neste conteúdo.

Foca aqui comigo, que o assunto de hoje é importantíssimo, principalmente se você está começando um negócio do zero e quer saber como decolar no mercado.


Principais benefícios do Marketing Digital

Na época da internet, quem tem visibilidade, autoridade e posicionamento forte é rei.

Entre outros motivos, é por isso que apostar em estratégias de marketing é tão poderoso para o seu negócio e/ou marca, independente do mercado que você atue.

Veja alguns benefícios de ter um plano de marketing para o seu negócio:

  • Aumento do seu alcance;
  • Contribui para o crescimento da sua comunidade e clientes;
  • Fortalece o seu posicionamento no mercado;
  • Novos canais de relacionamento;
  • Auxilia no desenvolvimento da sua autoridade e influência;
  • Mais vendas, mais lucros, mais sucesso!

E isso é só a ponta do iceberg…

Com o Marketing Digital você pode ir muito mais longe do que imagina e alcançar resultados realmente fantásticos para a sua vida profissional, pessoal e financeira.

Mas vamos logo ao ponto? Chegou a hora de anotar estratégias que funcionam, para aplicar JÁ no seu negócio!

 

5 Tipos de Marketing para aplicar no seu negócio

Para qualquer negócio, estar na internet é sinônimo de oportunidade.

Não importa se o seu negócio é de pequeno, médio ou grande porte. Com o Marketing Digital seus resultados podem sempre ser maiores. Basta você saber qual caminho seguir e começar com segurança.

É por isso que eu resolvi escrever esse artigo e falar para você sobre “5 tipos de marketing” que podem fazer toda a diferença para a sua companhia.


#1 Marketing Digital

Como falamos no início deste conteúdo, o marketing em si é um só. Mas há muitos segmentos (ou vertentes) que existem dentro desse grande mundo.

E o primeiro tipo de marketing que eu quero falar para você e que está muuuuito em evidência, é o Marketing Digital.

Que nada mais é do que o bom e velho marketing, só que feito no meio online.

A diferença é que no marketing digital são utilizadas estratégias das ferramentas digitais para obter os resultados esperados, seja o seu negócio físico ou online.

Um exemplo são as redes sociais, que entre tantas outras ferramentas, são poderosíssimas, se utilizadas da maneira certa.

Mas essas ferramentas mudam o tempo todo. Por isso é tão importante que você esteja sempre atualizado e saiba a melhor maneira de entregar a sua mensagem para a sua audiência. 

Algumas dicas de canais e estratégias digitais que você pode utilizar para potencializar seus resultados com o  marketing digital, além das redes sociais que já falamos, são: blogs, seo, e-mail marketing, whatsapp, entre outros!

Independente de qual canal/estratégia você escolha, lembre-se de ter sempre uma comunicação assertiva! Mostre que você sabe como solucionar as dores e desejos dos seus potenciais clientes, com uma comunicação forte e persuasiva.

Independente do quanto mude, esse marketing feito na internet é uma estratégia que você precisa estudar, aprender e começar a aplicar o quanto antes.

Afinal, como diz o fundador da Microsoft, Bill Gates, “Em dois anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios.”

Em qual lado você quer estar?

Porque é assim: ou você vem para a internet, ou as chances do seu negócio não ter todo o crescimento que ele poderia ter, são altíssimas. 

Então a minha dica é: comece a estudar e colocar em prática o quanto antes!


#2 Marketing de Conteúdo

O segundo tipo de marketing que eu quero falar, e que você também já deve ter ouvido falar muito por aí, é o Marketing de Conteúdo.

Somos impactados por esse tipo de marketing o tempo todo, em todo lugar. Alguns sabem usar de maneira mais assertiva e persuasiva, outros ainda não…

Mas, de maneira geral, marketing de conteúdo nada mais é do que fundamentar as suas ações de marketing de forma a entregar muito conteúdo para a sua audiência.

E ele pode ser aplicado em todas as mídias onde você estiver presente: em um blog, como aqui, no youtube, stories, IGTV, Facebook, entre outros…

Só que Marketing de Conteúdo não é apenas entregar conteúdo. É você entender como usar esse conteúdo de forma estratégica para atrair mais clientes para o seu negócio e gerar vendas.

Afinal, na terra da internet, conteúdo é rei.

A grande sacada aqui é você pensar com a cabeça do seu cliente, se colocar no lugar de quem está no outro lado da tela e pensar: “o que essas pessoas querem? como procuram pelo que buscam? onde procuram?”.

A partir daí, você vai não apenas saber qual conteúdo entregar, mas onde e como entregá-lo da melhor forma.

É só pensar: quando você tem dúvidas e quer pesquisar algo, onde você vai? Na internet, claro, mais certamente no tio Google (risos).

Seus clientes são pessoas como você e também farão isso.

E a partir do momento que você souber como essas pessoas pesquisam (palavras-chaves precisam fazer parte da sua estratégia) e o que mais buscam, é só elaborar o seu conteúdo.

Nada de gastar seu tempo e energia distribuindo por aí qualquer tipo de conteúdo, sem estratégia nenhuma, combinado?

Aprenda como gerar conteúdo estratégico, de valor, e faça isso da melhor forma possível. E lembre-se: nunca tenha medo de compartilhar conteúdo com a sua audiência, isso deve ser parte da sua estratégia.


#3 Marketing de Influência

Outro tipo de marketing que está crescendo muito é o Marketing de Influência

Aquele marketing onde Influenciadores Digitais são utilizados como meio para promover marcas, negócios e produtos.

O benefício? Essas pessoas são formadoras de opiniões, com poder de interferir na decisão de compras de cliente, a favor do seu negócio. 

Ou seja, estamos falando de mais clientes e mais vendas. 

É por isso que criar parcerias com influenciadores pode ser algo realmente lucrativo para o seu negócio. Basta saber como fazer isso de maneira ESTRATÉGICA.

Reparou como para tudo há estratégia? Pois é assim mesmo que tudo funciona.

Inclusive, é por isso que muitos negócios ficam patinando no mercado. Porque tentam aplicar técnicas como a de marketing de influência – e outras, sem nenhuma estratégia.

Mas cabe a você encontrar a estratégia que mais funciona para o seu modelo de negócios, para então começar a aplicar as técnicas e métodos certos.

Caso você queira utilizar o Marketing de Influência, por exemplo, a minha dica é que você comece fazendo uma listinha com os influenciadores que falem para um público diretamente ligado ao seu, com os quais a sua marca pode se conectar e fechar parcerias.

Feito isso, comece a estudar esses influenciadores, seu público, a maneira como se comunicam e etc., e avalie se faria sentido contratar essas pessoas para uma parceria com a sua marca.

Também estude os tipos de ações que você poderá fazer com esses influenciadores e tipos de serviços que eles oferecem, a fim de gerar resultados de verdade para o seu negócio e não ser apenas mais uma ação executada sem estratégia, combinado?


#4 Marketing de Relacionamento

O quarto tipo de marketing e que, na minha opinião, você precisa utilizar sempre no seu negócio, é o Marketing de Relacionamento, que nada mais é você criar um conjunto de ações focada para uma comunicação positiva com seus clientes.

Essa estratégia tem como principal objetivo conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação mais próxima e duradoura. 

A grande virada de chave aqui é quando um cliente se torna um verdadeiro fã e defensor da sua marca, serviço ou produto, e passa então a indicar para outras pessoas.

Esse relacionamento é a base do crescimento de muitos modelos de negócios e é uma estratégia fortíssima.

E o que você que está aí do outro lado pode aprender com esse modelo de negócios e utilizar na sua empresa?

Que investir na comunicação, no atendimento e no contato com o seu cliente, e em uma relação mais próxima e pessoal, é muito importante.

Além disso, você já deve ter visto em algum lugar que conquistar um novo cliente é mais caro do que manter um antigo. E é verdade! Já dizia Philip Kotler, conhecidos por muitos como “o guru do marketing”, que “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”.

Por isso o Marketing de Relacionamento é tão poderoso para o seu negócio – e tem o poder de, inclusive, baratear seus custos de conversão (vendas).


#5 Marketing de Autoridade

O quinto e último tipo de marketing que eu quero falar aqui, que você pode – e deve – utilizar no seu negócio é o Marketing de Autoridade

Hoje, a grande tendência é você ser o influenciador do seu negócio. A cara do seu negócio.

Isso porque as pessoas cada vez menos querem se conectar com marcas, com empresas. Elas querem se conectar com pessoas! 

Por isso, trabalhar a sua imagem e o marketing de influência é uma parceria de sucesso, que dá super certo.

O grande ponto que eu quero chegar é que você  precisa aprender a ser visto como uma autoridade.

E autoridade não é quando você manja muito do assunto, apenas. Autoridade é você ser percebido pelo público que pode comprar de você, como uma referência, como o número um.

E você precisa chegar nesse ponto, que é se tornar a celebridade-autoridade no seu mercado (número 1 da pirâmide de influência, falo mais sobre isso aqui).

Afinal, ninguém lembra do número 2, não é mesmo?

Por exemplo, nós sabemos que a montanha mais alta do mundo é o Everest. Mas e a segunda, você sabe?

É um exemplo que pode parecer bobo, mas é assim que as coisas funcionam. Ninguém lembra do segundo lugar.

Por este motivo é tão importante que você saiba como trabalhar seu posicionamento, para se manter no topo.


Já que estamos falando de autoridade, que tal saber qual o Passo a Passo para se tornar uma autoridade, mesmo começando do zero? Então
clica aqui e leia esse conteúdo.

Agora que você já conhece os 5 tipos de marketing digital, é preciso aprender a pegar o melhor de cada um, para aplicar no seu negócio… e colocar a mão na massa!

Mas agora me conta, você gostou desse conteúdo? Se sim, escreve o que você achou nos comentários e me deixa saber.

Também aproveite para compartilhar esse conteúdo com outros amigos que também querem crescer por meio de estratégias de marketing digital.

Até a próxima!

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