Close

15/01/2020

Como empreender em tempos de crise

Para muitos, é nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades. Enquanto outros preferem continuar olhando tudo pelo lado ruim.

Se você faz parte do primeiro grupo de pessoas e está buscando saber como empreender na crise, eu vou te ajudar.

Primeiro, preciso ser sincera: não vai ser fácil. Seja na crise ou fora dela, empreender é um desafio. Mas um desafio gostoso.

Sim, tem dias que não serão fáceis, dias que dará vontade de desistir e isso vai acontecer muitas vezes. E é preciso ter consciência de quem nem tudo são flores o tempo todo.

Mas, se você souber como empreender na crise com sabedoria, consistência e determinação, tenho certeza que o seu negócio vai longe.

 

Como empreender na crise: é uma boa opção?

Dia desses eu vi a história de uma mulher que, com um emprego incrível e um cargo de liderança, resolveu largar tudo para empreender. Ser dona do seu próprio negócio.

Ela foi julgada. Muita gente a chamou de louca, dizendo que ela iria se arrepender e ela até sentiu medo.

Afinal, era um momento no qual o desemprego estava alto e, enquanto muitas pessoas estavam torcendo para não perderem seus empregos, ela estava desistindo do seu.

Mas ela queria, desejava e sentia que era o momento.

 

Sabe qual foi o resultado? Hoje, essa mulher fatura milhões de reais por mês sendo dona do seu próprio negócio, vendendo bolsas online, ou algo do tipo.

E sabe o que mais ela tem, além de liberdade financeira?

Bom, ela tem mais tempo para aproveitar a família, ficar com quem ama, curtir a vida e tomar suas próprias decisões.

Ela é a sua própria chefe, a dona do seu negócio, do seu tempo, da sua vida.

E isso é muito recompensador! Porque nos faz sentir que estamos de verdade no controle.

“Mas não é o momento certo…”

Essa é uma das frases que eu mais escuto. Mas sabe o que eu ouço de verdade quando alguém me fala isso? Medo.

É isso mesmo. Medo.

O momento certo não é agora, amanhã ou depois. O momento certo pode ter sido ontem, na verdade. Não importa.

O que importa é que você, exclusivamente você, tem o poder de decidir qual é o momento certo. E ele pode ser agora, se você decidir.

 

Coragem para empreender: o que é preciso para começar a empreender em tempos de crise

Mais do que ter coragem, é preciso saber como começar. E, se você deseja saber como empreender na crise, eu vou te contar algumas coisas que você precisa saber para começar.

Além disso, eu também vou te mostrar o direcionamento para que você comece no mundo do empreendedorismo pelo caminho certo e tenha muito sucesso com o seu negócio.

Vamos lá?

 

Invista no que você gosta

Antes de decidir começar a empreender em tempos de crise, é importante pensar no que você vai empreender.

Na hora de tomar essa decisão, é importante levar em consideração uma série de fatores, como já falamos aqui. Mas tem um que, por vezes, deixamos passar…

Você precisa investir seu tempo, seus esforços e seu dinheiro naquilo que você realmente ama fazer.

Isso vai fazer toda a diferença, principalmente quando as coisas não estiverem indo tão bem. O que, uma hora ou outra, pode acontecer. 

E estar preparado(a) fará a diferença.

Além disso, quando você faz algo com amor, com propósito, a conversa é outra. E tudo fica mais leve e muito mais fácil de fazer dar certo.

 

Acredite no seu negócio

Se você quer saber como empreender na crise com sucesso, é preciso começar acreditando de verdade no seu negócio.

Assim como é importante que você goste e ame o que faz, a confiança no resultado e na transformação que você entrega também é primordial nesse caminho.

Quando todos esses elementos estão alinhados então, nem se fala. O seu potencial no mercado será gigante.

E sim, eles serão necessários.

Portanto, se você não tem paixão pelo que faz/vende ou não acredita que o que você entrega realmente funciona e pode ajudar outras pessoas, não continue.

Pare, volte duas casas e analise melhor, para que você comece do jeito certo, com o pé direito.

 

Planejamento

Todo negócio precisa de planejamento, tanto para quem está iniciando quanto para quem deseja continuar crescendo.

E, se você quer saber como empreender na crise, esse sem dúvidas é um passo que não pode pular.

Ter um bom planejamento é determinante para que você tenha um negócio de sucesso, saiba onde deseja chegar e trace um plano de ação para atingir seus objetivos.

Sem isso, as chances que você se perca pelo caminho são grandes.

 

Tenha uma reserva

Já que falamos em planejamento, aqui está outro ponto que, embora não seja necessário, é importante e eu super indico que você tenha, principalmente se está pensando em empreender em tempos de crise: uma reserva financeira.

Não precisa ser um valor altíssimo, mas o suficiente para que você respirar e pagar as contas caso os lucros iniciais não sejam como o esperado.

É mais uma questão de segurança e para evitar dores de cabeça, do que de fato algo extremamente necessário para que você comece.

De qualquer forma, indico que pense sobre isso!

 

Redes Sociais

Sabe aquela famosa frase “quem não é visto, não é lembrado?”. Pois é.

 

Hoje em dia, estar nas redes sociais é praticamente obrigatório para o seu negócio decolar. Independente da sua área de atuação.

A grande sacada aqui é descobrir em qual rede focar suas energias, para não acabar perdendo tempo (e sabemos: tempo é dinheiro!).

Não existe uma resposta certa sobre “qual é a melhor rede social?” e qualquer pessoa que te fale com autoridade sobre isso, sem antes analisar seu negócio, não saberá o que está falando.

 

Digo isso porque a verdade é que a melhor rede social para o seu negócio é onde seus potenciais clientes estão.

Por isso, fazer uma pesquisa de público e conhecer a fundo a sua audiência será fundamental para saber por qual caminho seguir – e ter mais resultados.

Mas, sem dúvidas, você precisa apostar forte nas redes sociais e utilizá-las ao seu favor, para potencializar seus resultados.

 

Não seja só mais um no mercado

Se você quer saber como empreender na crise, a minha dica é: seja inovador.

 

Procure aquilo que te torna único e explore ao máximo essa característica!

No momento que você encontra o diferencial do seu negócio e o alinha ao seu posicionamento de mercado, você está dando um passo importantíssimo para o sucesso.

Afinal, sempre haverá concorrentes e pessoas que ofereçam aquilo que você oferece. Mas cabe a você encontrar meios de se diferenciar e não ser só mais um no mercado.

Não fale o que todo mundo fala, não seja o que todo mundo é, não vai pelo caminho que todo mundo vai.

Seja fora da curva, pense fora da caixa! A criatividade e a inovação serão peças importantes no seu caminho.

 

Não apenas atraia e converta, fidelize

Muitas pessoas pensam apenas em atrair clientes e fechar vendas.

Mas a sua relação com quem compra de você não termina aí.

E, se você não entender isso, estará perdendo dinheiro. Acredite!

 

A fidelização de clientes é peça-chave para aqueles que desejam ter um negócio de sucesso e altamente lucrativo, ainda mais em tempo de crise.

Para isso, lembre-se que a qualidade do seu atendimento será a alma do seu negócio. E preze sempre pela atenção, cuidado e experiência do seu cliente.

Quando você leva em consideração todos esse pontos, você tem: um cliente satisfeito e, consequentemente, aumenta as chances de que ele volte a comprar de você e… divulgue seu negócio para outras pessoas!

E, acredite, esse será um dos melhores e mais eficientes canais de divulgação dos seus produtos ou serviços: o famoso marketing boca a boca!

 

Posicione-se para o sucesso

Você sabia que, com um posicionamento definido, vai ser muito mais fácil se destacar no mercado e ser reconhecido pelos clientes? Com isso, logicamente, você vai vender mais.

Por isso, se você quer saber como empreender na crise e ter um negócio de sucesso, precisa ter a clareza de que a maneira como você vai se posicionar fará toda a diferença.

E encontrar esse posicionamento, o posicionamento do sucesso, é o que irá mudar de verdade o jogo para você.

 

Mas eu sei que esse é um processo que pode ser bem complicado e difícil para quem está começando. Por isso que criei o Treinamento “Destrave seu Posicionamento”.

Um treinamento 100% online, que já ajudou centenas de empreendedores e empresários a criarem uma marca e um negócio único no mercado, conseguindo assim alcançar resultados incríveis.

E eu quero fazer o mesmo por você!

Se interessou? Então clique aqui, conheça o “Destrave seu Posicionamento” e veja os depoimentos de quem já passou por essa transformação.

 

Agora me conta aqui nos comentários se você gostou deste artigo sobre como empreender na crise e aproveite para compartilhar nas suas redes sociais, para ajudar outras pessoas que também querem saber mais sobre o assunto.

Se você quer mais dicas, leia este conteúdo sobre as 7 melhores áreas para empreender.

Até mais!

 

 

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.