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13/04/2020

10 Dicas de Criação de Conteúdo para Instagram

10 Dicas de Criação de Conteúdo para Instagram por Nathana Lacerda

Se você chegou até este conteúdo, significa que está procurando dicas para arrasar na hora de criar o seu conteúdo para Instagram.

Primeiro, quero dizer que você está no caminho certo…Mais de 75% dos usuários brasileiros estão no Instagram

Isso significa que, se você tem um negócio ou uma marca, precisa estar presente nessa rede. Porque o seu público está lá!

No entanto, apenas postar uma foto qualquer com um emoji não vai fazer com que você magicamente tenha resultados.

Trabalhar o seu posicionamento e buscar criar autoridade deve ser uma dos seus principais objetivos.

Mas agora vamos direto ao ponto! Confira as 10 dicas que eu separei para você, sobre como criar conteúdo para o Instagram e deixar seu perfil ainda mais profissional, atrativo e LUCRATIVO!

Antes de tudo, conheça a sua audiência!

Não tenho como dar qualquer dica para você, antes de começar, de fato, pelo início.

E, com início eu quero dizer: você PRECISA CONHECER A SUA AUDIÊNCIA!

Se você deseja saber como produzir conteúdo para Instagram de maneira atrativa e lucrativa, tendo o engajamento do seu público, precisa antes de tudo entendê-lo.

Isso envolve ouvir a sua audiência, saber pelo que mais se interessam e usar uma linguagem adequada, para que a sua mensagem seja transmitida do jeito certo.

Essa é a grande virada de chave aqui.

E, claro, utilize diferentes formatos e estratégias de conteúdo para instagram, como veremos no decorrer deste conteúdo.

Defina seu posicionamento

Posicionamento é e sempre foi um ponto fundamental para qualquer marca e empresa que deseja se destacar no mercado.

Para você, não é diferente.

Sua estratégia de conteúdo deve girar em torno do seu posicionamento e da “bandeira” que você levanta no mercado.

E esse posicionamento precisa estar alinhado com os seus objetivos e valores, para que conecte com o público certo que você deseja atrair.

Então a primeira dica aqui é: busque ter um posicionamento claro e bem definido nas redes sociais.

Fotos

Quando pensamos em produzir conteúdo para Instagram, é preciso se atentar que conteúdo não é só texto não.

Principalmente se tratando de Instagram, que é uma rede social muito visual, as imagens e fotos contam muito.

Isso significa que ter boas fotos, de qualidade, e com diferentes ângulos dos seus produtos (caso você venda produto físico), é importante.

Aposte em uma boa edição, utilize os filtros disponíveis gratuitamente na rede social e arrase, criando um feed super atrativo.

Quanto a criação de imagem para redes sociais, há uma série de aplicativos gratuitos que podem te ajudar.

A dica de hoje é o Canva! Um aplicativo super fácil e acessível para você criar imagens para Instagram.

Além de modelos prontos para você personalizar e utilizar, também tem os templates nos tamanhos certos para cada rede e local de divulgação (feed, stories…).

Vídeos

Os vídeos são exemplos de conteúdo para Instagram que chamam a atenção e dão um show de engajamento.

Um estudo recente realizado pela empresa HubSpot e Mention mostrou que os vídeos geram muito mais engajamento no Instagram.

Isso significa que apostar nesse formato de conteúdo será muito benéfico para o seu negócio e sua marca.

“Ah, Nathana, mas eu tenho muita vergonha de gravar vídeos…”

Pode parando, é hora de lidar com isso!

Pessoas se conectam com pessoas. Então mostre a sua cara, mostre quem está por trás do seu negócio e marca.

Isso cria proximidade e conexão com o seu público, além de aumentar a confiança na sua marca.

Faça um roteiro, ensaie, estude bastante sobre o conteúdo que você irá compartilhar, mas GRAVE!

Os resultados você verá na prática…

Regularidade nas postagens

Quando a gente fala de conteúdo, a gente fala de constância. Ela é fundamental para você criar e fortalecer a sua imagem e autoridade na rede social.

Diferente de outras redes sociais como o Facebook, que as publicações não precisam ser diárias, no Instagram é diferente.

Quanto mais você aparecer, melhor.

E, com isso, estamos falando de publicações todos os dias. Inclusive, se você conseguir, três publicações por dia (manhã, tarde, noite).

Se você está no Instagram, os seus seguidores querem e precisam do seu conteúdo, principalmente se ele for RICO.

Ou seja, um conteúdo que realmente resolva uma dor ou problema que o seus potenciais clientes possuam. Esse é o tipo de conteúdo que FECHA VENDAS.

“Ah Nathana, mas eu não tenho ideia de conteúdo todo dia…”

Realmente, é difícil. Por isso, eu indico que você tenha um calendário editorial.

Nesse processo, planejamento é tudo! Então bora planejar o seu mês e organizar seu cronograma de postagens.

Hashtag

As hashtags são poderosas para o Instagram. São verdadeiros motores de busca!

Elas são uma forma de “catalogar” seus conteúdos, organizando pelos tipos de assunto que você fala.

Mas, além disso, elas também funcionam como uma “ponte” entre os usuários que procuram por aquilo que você fala/vende e o seu negócio.

Só que a verdade é que muita gente ainda utiliza essa funcionalidade da maneira ERRADA.

É isso mesmo!

Hashtags gigantes, genéricas, em inglês, desconexas com o seu conteúdo… Essas não vão funcionar!

A dica é procurar aquelas que são realmente apropriadas para o conteúdo que você vai publicar, tenham um bom volume de busca, palavras-chaves e, claro, total conexão com o que você vai falar.

IGTV

O Igtv é uma ótima oportunidade para você criar conteúdos mais extensos e completos para compartilhar com a sua audiência no Instagram.

Com limite de 60 minutos (uma hora) por vídeo, é uma funcionalidade gratuita, que pode ser utilizada de maneira estratégica para o seu negócio.

Aproveite esse espaço para falar sobre a sua marca, seus produtos, serviços, quebrar objeções de clientes, fazer vendas…

Use a sua imaginação e produza conteúdo de valor para a sua audiência no IGTV.

Se você tem dificuldade para falar em frente às câmeras, faça um roteiro para seguir e grave com calma. Caso não fique como você quer é só gravar novamente e tá tudo certo.

Só o que você não pode fazer é deixar de aparecer por “medo” ou “vergonha”.

Live

Na hora de criar conteúdo para instagram, usar a criatividade conta muito.

E, se você deseja interagir com seus seguidores, se aproximar e criar uma conexão maior, utilize as Lives.

São as conhecidas transmissões ao vivo do Instagram!

Aproveite esse espaço para conhecer ainda mais o seu público, saber o que gostam e pelo que se interessam, através de um bom bate-papo.

Também estimule a interação, para que eles enviem perguntas para serem respondidas ao vivo por você. É hora de matar objeções!

Se você tiver parceiros e pessoas que falem sobre assuntos que tem relação com o seu negócio e público, convide-as para uma live com você.

Lives em parceria são muito atrativas pois “puxam” tanto a sua audiência, quanto a audiência da outra pessoa.

Ou seja, maior visibilidade para você e para o seu negócio.

Stories

Quando o assunto é engajamento no Instagram, não tem como não falar do stories. 

As chances de que a sua marca alcance mais pessoas, seja ouvida e atraia mais clientes em potencial, aumenta muito quando você passa a utilizar essa ferramenta de maneira estratégica.

Se você possui stories ativos – e interativos – sem dúvidas irá chamar a atenção.

E, neste processo, você não precisa apenas gravar vídeos, mas também utilizar outras funcionalidades, como é o caso das enquetes e perguntas e respostas.

Aposte em um conteúdo mais interativo e autêntico!

Outra dica de conteúdo para o stories do instagram é compartilhar a sua rotina com seus seguidores.

Claro que tudo vai depender do seu posicionamento e imagem que deseja passar, mas é fato que isso gera uma conexão maior e faz com que o seu público se sinta mais próximo de você e, com isso, acaba gerando  mais confiança para que ele venha a comprar de você.

Listas

Conteúdos em listas, tipo esse que você está lendo aqui “10 dicas para criar conteúdo para instagram” também é muito interessante e chama atenção.

Pense em listas de informações que podem agregar na vida e nos negócios dos seus clientes e crie seu conteúdo.

Por exemplo, se você tem um Instagram para empreendedores, pode criar um conteúdo com “X habilidades que todo empreendedor precisa ter”, ou “X ferramentas para empreendedores”.

Aqui vale tudo que conecte com a sua audiência e entregue algum valor a ela!

Mas acredite, conteúdos no estilo de listas e dicas é muito poderoso.

O público quer novidade!

Na hora de criar conteúdo para Instagram, lembre-se sempre que o público busca NOVIDADE!

Isso significa criar conteúdos novos e autênticos, relacionados às tendências do momento.

Novidade não está relacionado a dar uma notícia em primeira mão. Mostrar o seu ponto de vista sobre algo que “todo mundo fala”, de maneira única, é muito poderoso.

Vou te dar um exemplo prático. Eu.

Um dos assuntos que eu mais comento no meu Instagram é sobre POSICIONAMENTO e Marketing Digital.

Eu não há como negar que, no momento, o assunto vem sendo o BBB20. Independente se você acompanha ou não o programa, deve ter ficado sabendo da grande estratégia de marketing da Bianca Andrade.

Basicamente, ela triplicou as vendas da sua marca enquanto estava no programa.

Esse era o assunto do momento!

Então eu me dediquei a fazer uma análise no meu stories sobre esse caso, demonstrando a importância do posicionamento, da estratégia e de AÇÕES.

Além de ter tudo a ver com o meu negócio, eu aproveitei um assunto super atual, que estava rendendo no momento, ao meu favor. Trouxe para o meu mercado e para realidade da minha audiência.

E o que eu quero dizer é que você também pode fazer isso. E, por conta própria, digo que é muito lucrativo e interessante que faça.

Destrave todo o potencial do seu negócio

Ufa, o conteúdo de hoje foi extenso, ein?

 

Foram 10 dicas sobre produção de conteúdo para Instagram, para que você comece a explorar ainda mais o grande potencial dessa rede social.

 

No entanto, como você viu, tem um grande ponto chave aqui, que falamos desde o início deste texto.

 

Estou falando do POSICIONAMENTO da sua marca!

 

Além de falar muito sobre você e sobre o seu negócio, ele impacta diretamente nos seus RESULTADOS.

 

Mas a verdade é que muitas pessoas ainda não sabem como destravar e utilizar todo o seu potencial nas redes sociais, para ter um negócio cada vez mais LUCRATIVO.

 

Se esse é o seu caso também, eu quero te ajudar!

 

Clique aqui e conheça o maior treinamento sobre autoridade e posicionamento do mercado.

 

O Curso Destrave seu Posicionamento envolve toda a estratégia que você precisa para criar uma marca ÚNICA no mercado, se destacar da concorrência, construir sua AUTORIDADE e LUCRAR muito mais!

 

Conheça agora mesmo todo o poder que esse treinamento pode fazer por você e pelo seu negócio, assim como já fez com grandes nomes do mercado.

 

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Até a próxima!

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