Close

23/04/2020

5 lições encorajadoras da série da Netflix A Vida e a História de Madam C. J. Walker para mulheres empreendedoras

5 lições encorajadoras da série da Netflix A Vida e a História de Madam C. J. Walker para mulheres empreendedoras

Em época de quarentena, encontrar bons filmes, séries e histórias de inspiração, se tornou quase que um hobby. Principalmente para aqueles que estão em isolamento e desejam encontrar uma forma gostosa de passar o tempo.

E se você pudesse ter as duas coisas em uma só? Uma série legal e uma história de inspiração, cheia de lições de empreendedorismo e empoderamento feminino.

É o que você vai encontrar na minissérie A Vida e a História de Madam C. J. Walker, disponível na Netflix.

Mas o meu objetivo aqui nesse conteúdo não é simplesmente te dar indicação de série para a quarentena e sim fazer uma reflexão sobre 5 LIÇÕES ENCORAJADORAS que nós mulheres podemos aprender com essa minissérie incrível.

Se você ainda não viu: alerta! Aqui tem spoiler…

Contextualizando…

A minissérie é inspirada em fatos reais e conta a história de Sarah Breedlove, conhecida como Madam C.J. Walker, a primeira mulher milionária self made que enriqueceu por conta própria dos Estados Unidos

Ou seja, só com essa introdução você já consegue ver que se trata de uma história de PIONEIRISMO, certo? E mulheres pioneiras são inspiração!

Interpretada por Octavia Spencer, a história narra a incrível trajetória da empreendedora americana mais bem-sucedida do início do século 20!

Quando tinha apenas 37 anos, em 1905, Madam C.J. Walker criou, do ZERO!, um império de cosméticos para cabelos afro. 

Mas chega de falar demais assim logo de cara… Vem comigo e vamos [email protected] conferir 5 LIÇÕES de EMPREENDEDORISMO que podemos aprender com essa história inspiradora! Vamos lá?!

A Vida e a História de Madam C.J. Walker: 5 lições de empreendedorismo que podemos aprender com a série  

Você está no controle da sua vida

Durante a vida, todos temos dificuldades. Mas cabe apenas à você escolher assumir a postura de vítima ou tomar o controle da sua própria vida! Ações e escolhas.

Madam C.J. Walker era filha de pais escravos e a primeira entre seus irmãos a nascer livre (quatro anos após a abolição da escravatura).

Com apenas 14 anos se casou e engravidou. Não teve infância, não teve adolescência e a vida toda trabalhou duro.

Com isso, podemos ver que as nossas dificuldades influenciam sim em quem somos e nos tornamos, mas não são as únicas coisas que definem a nossa vida.

Isso significa que você pode decidir gastar o seu tempo perguntando “porque você não consegue o que deseja”, “porque tantas pessoas conquistam coisas que você não consegue”, entre outros pensamentos negativos que sugam a sua energia… 

Ou você pode escolher trabalhar para conquistar os seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais.

Lembre-se: você está no controle da sua vida!

O poder do Nicho

Sarah Breedlove é o exemplo de uma mulher visionária, que estava à frente do seu tempo!

A ideia de entrar para esse ramo (produtos para cabelos afro) surgiu por conta das dificuldades que enfrentava com o próprio cabelo. 

Ou seja, ela encontrou na sua dificuldade uma oportunidade de negócio, de renda, em uma época que muitas mulheres negras usavam sabão de lavar roupas nos cabelos.

E, ao mesmo tempo que ela super conhecia e se conectava com o seu público (que, inclusive, era ela mesma), ela tinha escolhido um nicho em potencial.

 

Com essa escolha inteligente, ela reforça algo que já sabemos: o PODER que a escolha de um NICHO estratégico e lucrativo tem para o seu negócio.

 

Essa escolha permitiu que ela se destacasse no mercado e fosse uma mulher pioneira, empreendedora, empoderada e bem-sucedida.

Estratégia de Vendas e Conexão

Se você observar o início do filme, vai ver que em uma primeira abordagem, Sarah foi ignorada pelas sua clientes.

Ela poderia ter desistido? Sim! Mas, ao invés disso, ela resolveu dar uma aula de estratégia de vendas e conexão, indo atrás de SOLUÇÕES.

A grande estratégia dela foi mudar sua abordagem. Ela aprendeu que precisava contar uma boa HISTÓRIA, porque pessoa gostam e se conectam com histórias (e com pessoas!). E isso é muito importante no mercado.

Então ela passou de uma abordagem simplista e “comum” e começou a contar a história de como o creme capilar mudou a sua vida e a ajudou no seu problema  de calvície e autoestima (duas grandes dores do seu público).

Desde os primórdios da humanidade, o poder da história tem um grande poder de conexão.

E foi assim que ela conseguiu que suas potenciais clientes parassem para ouvi-la e, aos poucos, foi conquistando o seu lugar no mercado.

Inovar é preciso

Outra lição que podemos aprender com a série A Vida e a História de Madam C.J. Walker é a importância da inovação e da criatividade para superar as dificuldades e os obstáculos que vamos enfrentar no caminho.

Porque tanto como mulheres, mães e esposas, como empreendedoras, essas dificuldades aparecerão na nossa vida em diversos momentos.

E, ou você se adapta e renova, ou você fica para trás.

Durante a série, um exemplo prático disso, que poderia ter virado um obstáculo mas serviu como um incentivo, foi o momento que Sarah demonstra o desejo de vender o produto de outra mulher negra, mas tem a parceria rejeitada.

Foi então que ela decidiu criar uma fórmula própria e, mesmo com muitas tentativas e erros, conseguiu criar seu próprio produto de sucesso. E entrou para a história!

Mas não para por aí…

Mesmo tendo muito sucesso, ela não se “acomodou” (que é o mal de muitos empreendedores!). Ela continuou buscando melhorias para o seu produto, otimizando os seus resultados e a entrega para suas clientes.

E foi além, criando sua própria linha de produtos diversos para cabelos afro!

Mas note: ela não acordou um dia decidindo que ia ser uma empreendedora de sucesso e criou uma fórmula incrível para o cabelo de mulheres negras, que a fez conquistar o reconhecimento e ganhar dinheiro ‘fácil’.

Ela trabalhou muito, ela errou muito e teve muita PERSISTÊNCIA.

Sem isso, ela provavelmente teria desistido no primeiro erro, no primeiro ‘não’, no primeiro fracasso…

Acho que você já conseguiu sacar o grande aprendizado que temos aqui, não é mesmo?

A curva de aprendizado é contínuo

Por fim, a 5ª lição importante que eu quero trazer é que você não pode, em momento nenhum, achar que já sabe demais ou que já fez o suficiente.

E, por incrível que pareça, uma das características mais comuns dos empreendedores é justamente se acomodar após atingir o ‘sucesso’. Ao invés de continuar indo além!

Se você assistiu a série, notou que, mesmo no auge do seu sucesso, com o incrível resultado que estava tendo com o seu negócio, a protagonista não deixa de estudar e aprender mais sobre o seu público e mercado.

O sucesso e a fama não fizeram-na se acomodar e achar que já tinha conquistado demais. 

Ao invés disso, ela segue uma linha de aprendizado contínuo, se preparando para alcançar resultados cada vez melhores e continuar crescendo na carreira, nos negócios e, consequentemente, na vida (e na história haha!).

E, se você também é ou deseja ser empreendedor(a), uma das grandes habilidades que você precisa ter é buscar conhecimento e atualizações contínuas. Porque, acredite, você sempre vai ter mais a aprender.

Autoridade para Empreendedoras

A série “A Vida e a História de Madam C.J. Walker” é uma verdadeira lição de empoderamento e empreendedorismo feminino.  

Uma verdadeira inspiração para nós mulheres que estamos em busca do nosso lugar no mercado. Se ainda não assistiu, recomendo que assista!

Mas eu quero que você saiba que, nesse caminho, está tudo bem precisar de ajuda. 

Inclusive, foi por isso que criei o Treinamento Autoridade para Empreendedoras.

Um combo com 3 treinamentos completos, onde você mulher vai aprender o caminho, passo a passo, para reconhecer o seu próprio valor e conquistar um espaço de destaque no mercado!

Se você também quer ser uma empreendedora de sucesso, ser reconhecida como uma autoridade e ter grande influência sob a sua audiência, clique aqui e conheça o Treinamento Autoridade para Empreendedoras.

Gostou desse conteúdo? Então escreva aqui nos comentários e me deixe saber! Também coloque aqui dicas de séries e filmes sobre empreendedorismo feminino que são inspiração para você ❤

One Comment on “5 lições encorajadoras da série da Netflix A Vida e a História de Madam C. J. Walker para mulheres empreendedoras

Maria José - SIM Cursos - Recife - PE
24/04/2020 em 22:43

Gostei muito do texto, como gosto de tudo que você escreve

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.