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04/08/2020

5 dicas para perder a vergonha e se expor nas redes sociais

Gerar conteúdo valioso nas redes sociais é extremamente fundamental, ainda mais nos dias de hoje, na “Era do Digital”.

E o grande segredo é você mesma aparecer e ser a cara do seu negócio.

Afinal, você já deve ter ouvido por aí que “pessoas se conectam com pessoas”, o que é realmente muito poderoso.

Isso significa que a sua audiência quer ver você, quer falar com você e, inclusive, quer comprar de você.

No entanto, eu sei que o medo e a vergonha de se expor, principalmente no início, dificulta muito para quem está começando.

Mas não só isso… Também te impedem de se diferenciar, se destacar e se conectar ainda mais com o seu público.

Se você também sofre com esse problema, esse conteúdo é para você.

Tem medo ou vergonha de se expor? Chega! É a hora de conquistar o seu lugar no mercado e eu vou te mostrar como….

5 dicas para perder o medo de se expor nas redes sociais e conquistar o seu lugar no mercado

O medo de falar em público, de aparecer nos stories, de dar a opinião, de ser julgado e do famoso “o que os outros vão pensar?“, faz com que muitos empreendedores “encasulem-se” e simplesmente não apareçam nas redes sociais.

Com isso, eles só tem a perder…

Mas isso está prestes a acabar para você!

Se você também tem esse problema, seja por medo, vergonha ou qualquer outro motivo, eu tenho algumas dicas simples, mas super eficientes para compartilhar com você! 

Vamos lá?

1. Você é a sua marca

Você é a sua marca. Isso significa que você precisa aparecer e mostrar a sua mensagem ao mundo.

Caso contrário, se continuar alimentando a vergonha de se expor, isso vai afetar muito mais do que a sua vida pessoal, mas os negócios… Então, precisa parar!

O primeiro passo é começar reconhecendo o seu real valor e a importância do seu conteúdo, e começar a entregá-lo para o seu público.

Acredite, a sua audiência quer ouvir de você!

E independente se tiver outras pessoas no mercado que falem ou vendam a mesma coisa que você, a sua forma de se comunicar sempre será diferente e única.

Então comece a dar visibilidade ao seu real valor, mostre o seu propósito, apresente o seu negócio, conecte com a sua audiência e VENDA!

2. Não é sobre você, é sobre o outro

Outro ponto importante é que, por mais que a sua audiência queira ouvir VOCÊ e se conectar com você, o objetivo não é falar sobre você ou sua vida. 

É preciso ter estratégia!

E, nesse processo, é importante que você entenda que não se trata sobre você e sim sobre o outro.

O grande desafio é exatamente esse: tirar o foco de si mesma e colocá-lo na transformação que o seu negócio, produto e/ou serviço proporciona na vida dos seus clientes.

Por isso é importante sempre planejar seus conteúdos pensando na pessoa que está “do outro lado” e que vai receber a sua mensagem.

O que você gostaria que ela soubesse? Como você pode impactá-la? Qual ajuda ela está procurando? Qual o tipo de conteúdo que ela precisa?

Transforme tudo isso em conteúdo atrativo e de valor… Transforme na mensagem que você deseja transmitir! 

E comece entregando sempre muito valor.

Mas lembre-se que sua presença digital não é sobre o que você gosta ou o que te interessa. E sim sobre o que a sua audiência espera (e precisa ouvir…) de você.

3. Não tenha medo de julgamentos

Um motivo pelo qual muitas pessoas tem medo e vergonha de se expor está relacionado ao receio de julgamentos.

Julgamentos de pessoas próximas, de pessoas que estão no mercado, de concorrentes…

Eu sei que ninguém gosta de ser julgado, mas você precisa aprender a fechar seus olhos e ouvidos para críticas não construtivas, que irão te impedir de ter sucesso.

E você também precisa sempre ter em mente que o seu compromisso não é com essas pessoas que irão te julgar, apontar dedo, fazer piada ou falar sobre as suas falhas… E sim com o seu público, com a sua audiência!

Então se você domina o seu público-alvo, sabe quais são suas dificuldades e como ajudá-lo, coloque o seu foco nessas pessoas e na ajuda que você irá proporcionar para elas, por meio do seu conteúdo.

Depois transmita o seu conhecimento através de vídeos, stories, igtv… E apareça cada vez mais para gerar valor para a sua audiência.

Isso é muito poderoso para o seu negócio e você precisa se permitir, se não deseja continuar perdendo grandes oportunidades.

4. Tenha um planejamento de conteúdo

Se a vergonha e o medo de se expor faz com que dê “branco” na hora de gravar, eu tenho a solução para você… Tenha um planejamento!

Vou colocar aqui um passo a passo simplificado e efetivo para você:

  1. Faça um levantamento sobre assuntos interessantes para o seu público (quais são suas dúvidas? dificuldades? o que precisam?)
  2. Mapeie os assuntos que estão sendo mais buscados e comentados no momento. Quanto maior a procura, melhor!
  3. Defina como você irá abordar esse assunto e planeje o conteúdo que irá trazer no seu vídeo
  4. Crie um roteiro para ser seguido. Se em algum momento você esquecer o que vai falar, simplesmente consulte o seu roteiro e siga normalmente.

#Extra: errou? respire e siga em frente! Nada que depois uma boa edição não resolva. Ou, se preferir, continue mesmo errando e, depois, grave uma “versão final” direto, sem erros e sem edições.

Não tenha medo de testar o que funciona, de gravar e regravar várias vezes… Assim você ganha experiência, confiança e muito mais desenvoltura para falar em frente às câmeras.

Em breve tenho certeza que vai se tornar algo super natural para você…

5. Compartilhar conhecimento é transformador

Pense em quantas pessoas você pode estar deixando de ajudar, simplesmente por medo de se expor e compartilhar seu conhecimento…

Quantas vidas você pode estar deixando de transformar?

Porque de uma coisa eu tenho certeza: tem muitas pessoas esperando para ouvir o que você tem a dizer.

E aparecer nos stories, em vídeos no feed, no Youtube, no IGTV… Será muito benéfico para o seu negócio!

Além de alcance e engajamento, você também vai construindo relevância, autoridade e influência.

Talvez você se limite porque hoje o seu público é pequeno ou porque os seus primeiros vídeos não terão tanto engajamento… Mas isso não é motivo para parar, desistir ou ter vergonha.

Todos começamos aos poucos e, com um passo por vez, você irá crescendo e, assim, cada vez mais pessoas terão acesso ao seu conteúdo.

Só o que você não pode fazer é parar e desistir, principalmente no início quando realmente é mais complicado.

Persistência é o que diferencia pessoas comuns de pessoas de sucesso! Lembre-se disso.

Tem dificuldade em divulgar o seu trabalho? Então assista ao vídeo abaixo e descubra o que você precisa mudar para destravar de vez.

Gostou desse conteúdo? Então escreva aqui nos comentários e me deixe saber.

Também aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais, para ajudar mais pessoas que também precisam perder a vergonha e começar a se expor mais nas redes sociais e conquistar o seu lugar no mercado!

Um beijo e até a próxima.

 

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