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18/08/2020

Como atender online – guia passo a passo

Atendimento Online: o Guia Passo a Passo para o seu Negócio!

Tudo está cada vez mais digital. E, com o atendimento do seu negócio não deve ser diferente…

Quanto mais você tiver presente no meio online e facilitar a experiência do seu cliente, mais a sua empresa sairá ganhando.

E eu estou aqui porque quero te ajudar. Separei para você um guia de atendimento online, com dicas de aplicativos e estratégias para as principais tarefas que você precisa realizar no seu negócio.

Atendimento ao cliente, pagamentos online, hospedagem de aula, rotina e organização de equipe e muito mais.

Se você está começando agora ou tem dúvidas de como “digitalizar” o seu negócio, esse é um conteúdo obrigatório para você.

Atendimento Online: os aplicativos que vão facilitar o dia a dia do seu negócio

Estar no meio online se tornou praticamente uma obrigação para quem deseja se destacar e potencializar um seu negócio.

E neste processo tem um grande ponto, que sempre deve pautar suas ações e estratégias: pensar em formas de otimizar a experiência do seu cliente.

No momento que você facilita a navegação do seu cliente, a experiência de compra, suporte e demais atividades, fica muito mais fácil conseguir vender.

Foi por isso que eu criei esse conteúdo, que é um verdadeiro guia para o seu negócio, com dicas de aplicativos de atendimento online e gerenciamento de equipe.

Atendimento ao Cliente

Vamos começar por uma das etapas mais importantes do seu negócio: o atendimento ao seu cliente.

Se você deseja se destacar, fidelizar seus clientes e fechar mais vendas, você precisa ter um canal de atendimento ágil e prestar um serviço diferenciado.

A boa notícia é que você pode ter um canal de atendimento online para os seus clientes de maneira muito simples: via WhatsApp ou Telegram.

Minha sugestão é que você crie um link específico para o seu WhatsApp ou Telegram e divulgue em todo lugar: nas suas redes sociais, por e-mail, tudo!

Deixe claro e facilmente visível para o seus clientes e potenciais clientes sobre como ele pode entrar em contato com você.

Pagamento Online

Outra parte importante no quesito atendimento online e experiência digital é, sem dúvida, a hora do pagamento.

Afinal, se você não oferece boas e seguras opções de pagamento, onde seu cliente consiga fechar a compra facilmente, as chances de perder vendas são grandes. Mas não queremos que isso aconteça, certo?

Por isso, separei quatro dicas de aplicativos para pagamentos online, que podem ser interessantes para o seu negócio.

Hotmart

Plataforma de pagamento exclusiva para quem trabalha com produtos digitais. A hotmart conta com sistema antifraude, pagamentos por diversos métodos (e em diferentes moedas) e foi especialmente desenvolvida para quem trabalha no mercado online.

Eduzz

Plataforma de pagamento para produtores de conteúdo (físico ou digital) e prestadores de serviço. Com a Eduzz você não tem mensalidade, apenas taxas administrativas por transações.

PagSeguro

Pagseguro é outra plataforma brasileira que atua com pagamentos online, via cartão de crédito ou débito. 

Estamos falando de atendimento online, mas o Pagseguro também tem opções de pagamento para o meio físico (caso você atue em ambos mercados).

Paypal

Outra empresa de pagamentos online que oferece um serviço fácil, rápido e seguro, para que o seu cliente consiga adquirir seu produto ou serviço com poucos cliques, pela internet ou computador, é o Paypal.

Videoconferência

Outra funcionalidade interessante quando falamos em atendimento online são as videoconferências.

Se você faz aulas online, workshops, webinars, atende seus clientes via chat (médicos, psicólogos, etc.) ou até mesmo se precisa fazer alinhamento com a sua equipe, conhecer plataformas para tornar esse processo mais fácil é importante.

Lembre-se sempre que a experiência do seu usuário deve ser colocada em primeiro lugar, então você precisa escolher uma boa plataforma.

Principalmente nessa época de pandemia, as plataformas de reuniões online tem crescido muito. E duas delas que vale a pena você experimentar é o Zoom.us e o Hangout, do Google.

Zoom.Us

O zoom é uma plataforma com planos pagos e gratuitos. Mas, em geral, dependendo da sua necessidade, a opção gratuita é o suficiente. Neste caso, cabe a você analisar.

No plano gratuito você pode fazer reuniões individuais ilimitadas, reuniões em grupo de no máximo 40 minutos (realizar quantas reuniões quiser e receber até 100 participantes), etc.

Hangout do Google

O Google Hangouts também é uma ótima opção para atendimento online e reuniões, desenvolvida pela Google.

Com uma interface muito simples e facilmente utilizada, o Hangouts possui inúmeros recursos interessantes para o seu negócio e pode ser utilizado tanto para computador quanto smartphone.

Organização pessoal e controle de equipe

Quanto trabalhamos de maneira 100% online, também precisamos aprender meios de manter a nossa organização e a organização da nossa equipe, de maneira remota, para que tudo aconteça como tem que acontecer.

Se você tem vários projetos separados, com diferentes etapas que precisam ser realizadas, também é importante ter essa organização e visão geral de todas as coisas.

Mas como fazer isso de maneira digital? Como sempre, a tecnologia pode te ajudar.

Para isso, eu separei 3 opções de aplicativos para você. Lá vão:

Google Agenda

Um ótimo aplicativo para organização – e que é totalmente gratuito -, é o Google Agenda

Além de programar seu dia de acordo com cada horário, em blocos, você também pode manter sua agenda mais organizada, escolhendo cores diferentes para cada atividade (ou projeto, por exemplo).

Além disso, o Google Agenda conta com uma funcionalidade super bacana, onde você pode determinar um tempo para cada tarefa que você tem que fazer ao longo do dia.

Desta forma você pode medir seu nível de produtividade e saberá sempre quando for possível inserir novas tarefas na sua rotina (ou na da sua equipe).

Trello

Outra ferramenta gratuita e ótima para organização pessoal e profissional é, sem dúvidas, o Trello.

Se você procura um aplicativo para o dia a dia da sua empresa, os planos empresarias do trello também são super interessantes.

Por meio do trello você pode acompanhar o desenvolvimento de cada projeto, o que ainda falta ser feito e o desenvolvimento das tarefas e/ou de cada colaborador da sua empresa, em uma única tela.

O objetivo da ferramenta é justamente esse: ajudar no dia a dia das empresas, permitindo uma troca de informações e organização mais ágil.

Asana

Asana é outra ferramenta ótima para acompanhar projetos e gerenciar equipes, muito utilizada no ambiente empresarial.

Na prática, suas funcionalidades e interface se assemelham muito ao Trello. Você pode organizar suas tarefas em listas, separando por projetos ou membros da equipe (a organização fica por sua conta, como melhor atender os objetivos da sua empresa) e distribuindo tarefas através de post-its (ou cards).

Se você está buscando ser cada vez mais digital, todas essas opções são super interessantes para auxiliar na organização das suas tarefas.

Conteúdos Online

Por fim, se estamos falando de atendimento online e negócios digitais, não posso deixar de falar sobre hospedagem de aulas e treinamentos (tanto pagos quanto gratuitos).

Basicamente, se você trabalha com cursos online ou entrega algum produto digitalmente, ter um espaço para hospedar essas aulas/materiais é importantíssimo.

E eu sei que, principalmente para quem está começando, há muita dúvida sobre como fazer isso e quais são as melhores opções.

Eu vou compartilhar com você o que sei, na prática, que funciona e é bom. São duas plataformas (já falamos delas aqui neste conteúdo), que são super conhecidas e acessíveis quando o assunto é hospedagem de cursos e materiais.

Eduzz (ou Nutror)

Basicamente, a Eduzz permite que você crie uma “área de membros”, onde serão criados acessos para os seus alunos e eles poderão ver todas as aulas e materiais disponíveis.

Se você também utiliza a Eduzz para pagamento, é possível fazer integração de pagamento e liberação de conteúdo. Ou seja, vai funcionar assim: seu cliente paga e assim que a plataforma confirmar o pagamento, já é criado um login e enviado um e-mail para o aluno acessar. 

Tudo automático e super simples!

Hotmart

Outra plataforma super utilizada por produtores digitais e que é super recomendada e segura, é a Hotmart.

A ideia dessas duas plataformas é bem semelhante das duas plataformas.

Na hotmart você cria o seu produto, personaliza, coloca todas as informações e disponibiliza o conteúdo para seus alunos em uma área de membros (seja vídeos, eBooks, etc.).

Com a hotmart você também pode fazer a integração de pagamento e criação automática de login. Assim, logo que a compra for confirmada, seu cliente já receberá um aviso e poderá iniciar o treinamento.

Gostou do conteúdo?

Ufa, chegamos ao fim! Aqui falamos sobre muitos aplicativos que podem contribuir com o atendimento online da sua empresa e diversas outras tarefas importantes.

Agora eu quero saber: você gostou desse conteúdo?

Então faça o seguinte: coloque o seu comentário aqui embaixo e compartilhe o link desse artigo com mais pessoas, para que também tenham acesso a todas estas dicas aqui.

Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra ferramenta para indicar? Então vai colocando tudo nos comentários e vamos nos falando!

Até a próxima.

 

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