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01/09/2020

Instagram ao vivo: 7 dicas para fazer lives que bombam

Instagram ao vivo: saiba como utilizar todo o poder da plataforma e fazer lives que bombam.

 

As famosas lives do Instagram são sucesso quando o assunto é engajamento e alcance. 

E, se você tem um negócio online, utilizar esse recurso gratuito da plataforma pode ser muito poderoso para o seu negócio, desde que você utilize-o do jeito certo, com todo o seu potencial.

Quer saber como fazer lives que bombam no Instagram? Então esse é o conteúdo certo para você! Confira as dicas e bora começar…

Lives no Instagram: porque é importante fazer?

O Instagram é uma rede social muito poderosa para quem deseja ter um posicionamento digital, alcançar mais clientes e criar um negócio online lucrativo (também para quem tem negócios físicos).

É através do Instagram que muitos usuários passam a conhecer marcas, produtos e serviços. E claro, comprar também!

Por isso, ter uma estratégia para o Instagram será um diferencial para o seu negócio e para a sua marca, podendo aumentar consideravelmente seus resultados.

Sabendo disso, a própria plataforma cria novidades – e funcionalidade – para facilitar o contato entre marcas e clientes, como é o caso das lives.

Além de se manter mais próximo da sua audiência e criar conexão com o seu público, fazer uma transmissão no Instagram ao vivo é uma ótima maneira de divulgar o seu negócio, atrair mais clientes e também fechar vendas.

Veja como arrasar na hora de fazer suas lives, com essas dicas que separei para você…

Instagram Ao Vivo: 7 dicas para fazer lives que bombam!

Agora é hora de prestar atenção e ver tudo o que você pode fazer para criar lives muito mais atrativas, engajadoras e lucrativas para o seu negócio. Veja como fazer isso:

Informe a sua audiência com antecedência

Se você quer ter uma live com muitas visualizações, onde grande parte da sua audiência esteja ao vivo, você precisa falar sobre isso nas suas redes sociais e demais canais de comunicação (WhatsApp, Telegram, E-mail…).

Ou seja, comece a divulgar para a sua audiência o dia e o horário (com antecedência), fazendo antecipações sobre o conteúdo que será abordado – e porquê eles não podem perder.

Utilizar gatilhos de antecipação e curiosidade funcionam muito bem aqui!

Dica extra: fale sobre a sua live nos stories e faça cta para que seus seguidores definam lembrete (funcionalidade disponível para os stories). Assim eles serão notificados quando estiver chegando perto do horário de você iniciar sua transmissão no Instagram ao vivo.

Crie temas atrativos

Se você quer chamar a atenção da sua audiência, esse passo é muito importante. Fundamental, na verdade! É a criação de temas atrativos, que realmente chamem a atenção da sua audiência.

“Mas como criar temas atrativos, Nathana?”

Bom, o primeiro passo é conhecer bem a sua audiência, suas principais dificuldades, dores…

Pense: qual o assunto sobre o qual mais te perguntam? sobre o que mais tem dúvidas? Também aproveite para fazer esse tipo de enquete nos stories – e pesquise o próximo tema que seus seguidores gostariam de ver em uma live com você.

Lembre-se que a sua maior fonte de conteúdo é a sua própria audiência. Por isso, saber o que desejam é o jeito mais assertivo para entregar o conteúdo certo e, assim, bombar com suas transmissões – e nas redes sociais, de maneira geral.

Extra

O tema da sua live fará toda a diferença! Alguns exemplos de temas para apostar são “X dicas…”, “X passos…”, “Os segredos…”, “Como conseguir [desejo da sua audiência…”.

Faça um roteiro matador

Se você quer fazer lives que bombam, precisa entregar um conteúdo de valor, realmente poderoso. 

Até porque ninguém vai querer ficar lá durante uma hora (ou mais) te ouvindo falar sobre um assunto que não seja interessante, concorda?

E isso envolve um planejamento. Ou seja, criar um roteiro matador.

Essa dica também vale para você que tem vergonha ou trava só de pensar em ficar em frente às câmeras. Com um roteiro a seguir você conseguirá manter a tranquilidade e sem perder sua “linha de raciocínio”.

Então logo após definir o seu tema super atrativo, comece criando um roteiro com os principais assuntos que precisa abordar e que não podem faltar durante a sua live.

Crie uma espécie de “linha do tempo” e siga uma ordem que faça sentido.

Dica: comece entregando logo de cara muito valor, para que a sua audiência não feche a live, mas também prepare um gran finale. O fechamento da sua live também é muito importante.

Observação: defina se a sua live será de conteúdo e/ou também será de vendas e faça um cta adequado no final (SEMPRE faça CTA, mesmo que seja levando a sua audiência a comentar no seu último post, ir para o seu canal do WhatsApp/telegram, etc).

Interaja

Desde o momento que você inicia até o momento que finaliza sua transmissão no Instagram ao vivo, precisa estimular a interação!

Deixar o chat aberto e perguntar se a sua audiência está entendendo, dizer para enviarem as dúvidas e até mesmo utilizar a função “Perguntas” durante a live, será muito interessante.

Ter vários momentos de diálogo com o seu público, além de estimular a interação entre vocês, vai fazer com que você saiba se estão te acompanhando e consiga eliminar dúvidas/objeções que vão surgindo.

Estimule os compartilhamentos

Faça com que o seu público compartilhe a sua live com outras pessoas, para aumentar o seu número de visualizações (isso vai mostrar ao Instagram que a sua transmissão é relevante!).

Diga para que façam essa ação (CTA) e dê o direcionamento de como deve ser feita.

Aproveitando, outra dica é ter uma meta de audiência para a sua live e trabalhar para alcançá-la (estipule uma meta realmente possível).

Mas calma e muita atenção aqui: se você não atingir logo de cara o número que esperava, não desanime, principalmente se você está começando… Ao invés disso, continue entregando muito valor e dando o seu melhor.

Não é da noite para o dia que você irá construir uma audiência engajada. Inclusive, por isso você precisa ter consistência e fazer lives com maior frequência.

Faça lives em dupla

Outra dica que funciona muito bem quando o assunto é fazer transmissão no Instagram ao vivo é: ter um convidado(a).

Quando você faz lives em dupla, isso faz com que você atinja uma audiência maior – tanto a sua, quanto a da pessoa que entrará ao vivo com você.

Mas, para que funcione e realmente seja uma ação estratégica, é importante escolher bem com quem você fará essa parceria. Lembre-se: é fundamental que faça sentido para o seu público.

Antecipe o próximo encontro/conteúdo

Não encerre a sua live sem uma antecipação para o próximo conteúdo (seja de uma próxima live ou de um post que você fará no feed).

Faça com que a sua audiência fique de olho nas suas redes, desejando esperar o que está por vir…

Se você irá lançar alguma novidade – como um curso ou um produto – também pode fazer essa antecipação na live, inclusive já tirando algumas possíveis dúvidas (e matando possíveis objeções para venda).

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