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08/09/2020

Marketing de Referência: Como fazer o seu cliente ser seu melhor vendedor

Existem diversas formas para os empreendedores divulgarem e venderem seus produtos nas redes sociais. Dentre o meio, o marketing de referência vem ganhando cada vez mais fôlego na hora de montar uma estratégia de vendas.

 

Por isso, neste artigo vou te ensinar como fazer seu cliente ser seu melhor vendedor por meio do marketing de referência

 

Serão 5 passos práticos para você sair deste conteúdo já aplicando e colocando em prática com facilidade no seu negócio.

 

Pega papel e caneta para começarmos este artigo. Anote tudo para não esquecer!

 

Seu cliente atrai muitos outros clientes também

 

É exatamente sobre isso que o marketing de referência se trata. Atrair novos clientes, por meio dos atuais cliente fiéis e do que outras pessoas estão falando de você!

 

Em outras palavras, o marketing de referência é uma maneira de promover produtos ou serviços para novos clientes, através de referências. 

 

O famoso boca a boca, além da velha e boa indicação!

 

Muitas vezes esse processo acontece espontaneamente, principalmente quando o cliente é apaixonado pelo seu negócio – e, por isso, é tão poderoso criar clientes-fãs do seu negócio. 

 

Entretanto, as empresas podem gerar algum tipo de influência com estratégias pensadas e apropriadas. Vamos aprofundar um pouco mais nesse assunto.

 

Como já dito anteriormente, na ocasião da compra, os clientes procuram identificação com outros clientes que usam a sua marca.

 

E, mais do que saber do produto, elas querem saber sobre a TRANSFORMAÇÃO que causam. Afinal, seus clientes não querem comprar seu produto diretamente, e sim os resultados relacionados a ele. 

 

Vamos pensar aqui…

 

Se você conhece uma marca e começa a ver o quanto pessoas incríveis a usam, você também vai querer usar. Ainda mais se pessoas que você admira estão comprando.

 

Isso vai chamar a sua atenção e, muito possivelmente, você tenderá a comprar também. Certo?

 

E por isso esse marketing de influência é tão poderoso.

 

Da mesma forma, o contrário também é verdadeiro: se você vê pessoas que você conhece e/ou admira muito falando mal sobre uma marca, você provavelmente não irá comprar.

 

Isso faz com que o seu sentimento sobre o produto ou serviço muda negativamente. 

 

Perceba o quanto tudo isso pode afetar suas decisões? E, se acontece na sua cabeça, acontece na cabeça do seu cliente também! 

 

Por este motivo o marketing de influência é tão poderoso, se usado de maneira positiva para o seu negócio.

 

Foi pensando nisso que separei para você alguns passos simples de serem implementados, para você aplicar o marketing de referência com excelência no seu negócio.

5 passos para transformar o seu cliente no seu melhor vendedor

 

#1 – Mostre clientes utilizando seu produto ou serviço nas suas redes sociais

 

Seus clientes podem ser como a “garota propaganda” da sua marca e o melhor: de graça!

 

Nada como mostrar pessoas reais, com resultados reais. Ou seja, clientes utilizando seu produto ou serviço nas redes sociais da sua marca. 

 

E, se sua marca está presente no instagram, ofereça algum benefício aos clientes para que postem o que compraram na conta pessoal e marque o ig da sua empresa. 

 

Não é simples? E, acredite, faz uma super diferença!

 

E lógico, quanto maior a quantidade será melhor. Pois dá a sensação de que existem muitas pessoas interessadas e apaixonadas por você. 

 

Dito isso, você já deve ter ouvido falar no “efeito manada”. Basicamente, é a tendência que nós temos de repetir ações feitas por outras pessoas, ainda mais aquelas que são influentes.

 

E essa chuva de “recomendações” e stories sobre o seu produto tende a ativar esse efeito, que será muito poderoso para as suas vendas.

 

Além disso, ninguém quer comprar uma coisa que parece caída. 

 

Você deseja entrar em uma restaurante que está vazio? Em uma danceteria que não tem ninguém? Óbvio que não!

 

E isso também vale para marcas. Afinal, as pessoas compram o que está todo mundo comprando.

 

#2 – Use feedbacks dos seus clientes

 

Saiba usar os feedbacks dos seus clientes ao seu valor. 

 

E lembre-se que nem sempre o depoimento é um vídeo do cliente falando abertamente sobre a sua marca.

 

Comentários positivos nas redes sociais, elogios nos whatsapp, posts do seu cliente usando os seus produtos. Tudo isso pode ser salvo e virar conteúdo para as suas redes sociais também.

 

E, de verdade, isso é muito poderoso para o seu negócio! 

 

A ideia aqui é simplesmente colher feedbacks e não deixá-los guardados apenas para você… Mostre ao mundo, mostre para outros clientes o que está acontecendo, o que outros clientes estão falando de você!

 

Isso vai dar mais segurança e credibilidade para a sua marca e, novamente, pode ativar o famoso “efeito manada”, despertando o desejo de compras em novos potenciais clientes.

#3 – Peça aos seus clientes depoimentos em vídeo

 

Sim, não existe problema algum em pedir um depoimento para o seu cliente. 

 

Você pode pedir diretamente. Para ser bem incentivador, você pode oferecer alguma vantagem para que ele entregue o depoimento e ainda fazer um concurso, onde o melhor depoimento ganha um presentão. 

 

O importante é ter provas e pessoas falando da sua marca abertamente por aí e dentro dos seus canais oficiais como redes sociais ou site, por exemplo.

 

Como você viu, esses depoimentos e feedbacks são muito poderosos para o seu negócio.

 

Então tenha esses materiais em diferentes formatos, para divulgar em diferentes plataformas, de diferentes formas.

#4 – Saiba onde postar todo o material recebido

 

Agora é o grande momento: “o que fazer com todo esse material?”.

 

Bom, DIVULGUE! Simples assim.

 

No meio online, o que você mais tem são formas de divulgar seu conteúdo, seus produtos e a transformação que promove na vida de cada cliente

 

Abaixo, seguem algumas dicas…

 

Coloque nos seus stories do Instagram e suba nos destaques sempre que houver novos depoimentos (tenha um destaque específico para “Depoimentos/Feedbacks”).

 

Organize de um jeito super criativo no feed do Instagram também, além publicar no status do whatsapp e no site da sua marca. 

 

Quando fizer uma ação de vendas de um produto, mande depoimentos e imagens de outras pessoas que já usam seu produto. Use sempre este recurso, o máximo possível.

 

Essa é uma maneira de fazer o que cliente ser o seu melhor vendedor. Afinal, as pessoas gostam de ver resultados reais, em pessoas reais!

 

#5 – Tome cuidado com a associação negativa

 

Se existe um tipo de público ou alguma pessoa que comprou de você e que você não quer mais pessoas como aquela, ou não quer mostrar aquele tipo de público usando sua marca, não divulgue. 

 

A associação negativa também acontece na mente dos seus clientes. Mas, veja bem! Não estou dizendo que é qualquer “ai, não gosto dessa pessoa”. 

 

Não é sobre você gostar ou não. É sobre essa pessoa ser claramente o contrário do público que você quer atingir, ou uma pessoa com reputação muito negativa.

 

Mas, de qualquer forma, sempre tenha como objetivo prestar um atendimento diferenciado e proporcionar uma experiência única aos seus clientes, seja quem forem.

 

Caso contrário, você também pode acabar fazendo com que outros clientes fiquem com uma imagem negativa de você e, assim como uma boa imagem influencia mais pessoas a comprarem, uma imagem ruim pode acabar afastando seus clientes.

 

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Ficou claro para você este conteúdo? Espero que consiga aplicar no seu negócio, pois essa estratégia é muito valiosa e faz com que o seu cliente vire o maior propagador da sua marca. 

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, mande aqui no comentários. Será um prazer ler todos! 

 

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