Close

20/10/2020

Manual para a empreendedora iniciante

O passo a passo para você começar o seu próprio negócio

O Brasil possui mais de 10 milhões de microempreendedores cadastrados no portal do microempreendedor até abril, e a perspectiva é de que esse número cresça ainda mais até o fim de 2020. A vontade para empreender pode surgir de uma necessidade ou da insatisfação com a situação atual ou, até mesmo, para a realização de um sonho.  

 

Se você deseja empreender, mas não sabe por onde começar, eu fiz um  manual para ajudar o empreendedor iniciante:

 

1 – Escolha empreender com algo que você gosta, mas, que, também, renda lucros

 

Fazer o que se gosta não torna tudo mais fácil, mas faz todo o esforço valer a pena. Por isso, busque áreas que você goste para empreender, mas é importante escolher algo rentável, afinal, é o dinheiro que paga as contas. 

 

2 – Seja especialista na área em que você deseja empreender

 

Independente da área em que você deseja atuar, é importante que você seja especialista, possua autoridade, seja referência tanto para os seus empregados quanto para os seus clientes. Por isso, invista em cursos, formações acadêmicas, eventos que desenvolvam e aprimorem o seu conhecimento. 

 

3 – Não espere pela aprovação de terceiros

 

Ao começar a empreender você será bombardeada por opiniões divergentes. Alguns podem te chamar de louca, vão dizer que nada dará certo e existirão as pessoas que irão lhe apoiar, por isso, não espere que as pessoas te apoiem e aprovem o que você está fazendo, simplesmente confie em você e siga em frente. 

 

4 – Comemore suas conquistas 

 

Mesmo pequenas, as suas conquistas devem ser comemoradas. Elas fazem parte da construção do seu negócio. 

 

5 – Faça um mapeamento da concorrência

 

Fique de olho nos concorrentes, veja o que eles estão vendendo e como estão vendendo. Entenda de que forma você pode melhorar o seu produto e atendimento para que os clientes estejam sempre satisfeitos. É importante ter autenticidade.Por isso, crie um diferencial para sua empresa, algo que seus concorrentes ainda não possuem ou oferecem. 

 

6 – Foque no seu objetivo

 

Não adianta tentar falar com todo mundo, foque no seu cliente ideal. Por isso, é muito importante ter um nicho definido para saber com quem, como e quando falar. Deixe os planos B, C  e D de lado e foque no que vai lhe trazer resultados. 

 

7 – Cuide da gestão financeira da sua empresa 

 

Separe o que é seu e o que é da empresa, nada de ficar misturando as contas. O que é seu, é seu, e o que é da empresa, é da empresa. Para te ajudar, primeiro separe as duas contas, depois defina um determinado valor para ser o seu pró-labore, assim, você terá seu salário fixo e a conta da empresa estará protegida de desfalques. 

 

Seguindo estes passos, você irá começar com pé direito no empreendedorismo. Quer ajuda para fortalecer o seu posicionamento? Clique aqui  

 

Leia mais:

Descubra como fazer dos Infoprodutos o seu negócio

Marketing de Referência: Como fazer o seu cliente ser seu melhor vendedor

Como começar a empreender: 6 dicas práticas para você seguir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.