Como bombar nas redes sociais e ganhar dinheiro com elas!

Hoje é dia de falar sobre aprendizados incríveis com duas pessoas especiais: Samuel Pereira e Patricia Brazil. Em duas entrevistas, descobrimos alguns segredos incríveis para bombar nas redes sociais e ainda ganhar dinheiro!

Afinal de contas, existem duas coisas importantes a se fazer quando se trabalha com redes sociais, seja para reforçar uma marca ou se tornar um influenciador digital: a primeira é tentar sempre atingir cada vez mais pessoas e ampliar a audiência, e a segunda é buscar se diferenciar para ganhar dinheiro com seu trabalho, mesmo antes de conquistar números altos de seguidores. Afinal, estas duas coisas – aumentar audiência e ganhar dinheiro – não estão totalmente entrelaçadas, mas se ajudam completamente! Confira a lista de dicas!

 

O que fazer para bombar nas redes sociais

Retenção e interação: os algoritmos das redes sociais vão valorizar essencialmente esses dois tipos de características. Quanto mais tempo a pessoa fica no seu vídeo, maior a chance de a rede social ver o quanto as pessoas estão gostando.

Quanto à interação, é o número de pessoas curtindo, compartilhando, comentando e interagindo que diz para a rede social o quanto estão gostando. Se o seu conteúdo atrai cada vez mais interação e retenção, você vai ser melhor apresentado pelos algoritmos, independentemente das regras que mudam, como aquelas táticas que geram mais resultados em curto prazo – que são importantes, mas não para o longo prazo. É preciso pensar mais no macro, mais fora da caixa.

O segredo para isso é fazer um bom conteúdo. O bom conteúdo é o que tem mais interação e retenção, e varia muito de mercado e público. É muito difícil julgar o conteúdo de uma pessoa, porque ele pode ser excelente para o público dela.

Uma dica que pode funcionar: ao longo da semana, filtre as 20 melhores publicações, e levante hipótese do por que aquelas imagens fizeram mais sucesso, e reproduza de novo seguindo as hipóteses do motivo que você acredita ter criado mais sucesso, considerando cor, mensagem, horário, tipo de postagem, conteúdo, etc.

Cada mercado tem uma rede social diferente, mas no momento o que mais tem resultado é o Instagram. É a rede social que mais cresce.

Outra dica é: conteúdo nativo! Conteúdo nativo é aquele que nasceu para a rede social. Cada uma delas tem um dialeto próprio. Você pode adaptar conteúdo para diferentes mídias, mas o ideal é que ele seja produzido apenas para lá.

E sobre audiência, quando se fala de negócios, é importante ter em mente as pessoas que estão te seguindo. O número é muito importante, porém, o número com intensão certa é melhor ainda.

O que você vende, o que você faz? O que você comunica? Qual o seu público ideal? O seu conteúdo comunica isso? Lembre-se: quem fala para todo mundo não fala para ninguém.

Os 3 segredos para ganhar dinheiro nas redes sociais

Se a ideia é ganhar dinheiro, é importante seguir três coisas.

A primeira é definir muito bem o conteúdo que será abordado. Defina o seu nicho! Para ter autoridade no assunto, tenha as redes sociais organizadas de acordo com o nicho que você escolheu abordar.

A segunda dica é criar uma audiência fiel. Determine os dias em que você vai liberar conteúdo novo nas redes sociais, especialmente o youtube. Se você vai ter um vídeo por semana ou dois, estipule o dia e a hora, para que dessa forma você automatize o comportamento da sua audiência. É importante que você seja muito fiel e continue postando vídeo novo no dia combinado.

A terceira dica para tornar um negócio rentável é trabalhar com prospecção de patrocínio e apresentar o seu perfil para marcas ou agências. A forma de deixar isso pronto é criando um mídia kit organizado e bem feito. As principais informações que precisam estar nele: breve informação sobre quem é você, seu nicho, dados da sua audiência – agregando valor para o seu crescimento caso os números absolutos não sejam tão altos ainda – e compartilhar o crescimento do canal, com dados do engajamento, estipulando com as marcas como elas podem aparecer nas suas redes, como fotos, posts, vídeos, etc.