Conheça as 9 etapas de um bom planejamento de assessoria de imprensa e faça o seu!

Você sabia que um bom trabalho de assessoria de imprensa começa com um planejamento eficiente? Hoje, eu vou abrir as 9 fases que eu uso para fazer os meus planejamentos e explicar sobre cada um delas. Com essa dica, você vai conseguir fazer o planejamento de mídia do seu negócio!

 

Confira a lista de etapas do planejamento de assessoria de imprensa:

1- Cenário: trata-se de um estudo do mercado, no qual são observadas pesquisas com números do mercado, o comportamento das pessoas que atuam na área ou consomem, olhando para o segmento de forma macro.

2- Análise SWOT: identificar os pontos fortes e fracos do atual cenário. Lembrando que as forças são pontos positivos internos, e as oportunidades são os pontos positivos externos. As fraquezas são os pontos negativos do negócio, e as ameaças são pontos fracos externos.

3- Objetivos: listar o que você quer com o resultado de mídia, como conquistar autoridade, atingir novos públicos, etc. Quando você faz esta lista, tudo acontece melhor.

4- Público-alvo: coloque seu avatar, os grupos prioritários que você deseja atingir.

5- Definir os veículos: baseado nos seus objetivos e no seu público, defina que programas atingem estas pessoas e se volte a eles.

6- Mensagens-chave: reúna uma série de frases e mensagens que você deve reforçar para si ao longo da sua relação. Exemplo: “A empresa pioneira na área”.

7- Estratégias: são os textos e releases que você vai produzir a seu respeito, e pensar em sugestões de pauta e press-kit.

8- Ações: determinar quais ações você pode promover um encontro ou um jantar para mostrar às pessoas um determinado produto, por exemplo, entre outras infinitas possibilidades.

9- Cronograma: depois de ter tudo definido, estabelecer o “quando”, dividindo tudo em etapas.