Contratei uma assessoria de imprensa: quais são os próximos passos?

Depois que você contrata uma assessoria de imprensa, o que acontece? Saiba como é o fluxo de trabalho até conseguir os primeiros resultados:

 

É fundamental que você entenda com qual sequência o trabalho de assessoria de imprensa deve acontecer, e em que fase você está, e o que esperar de cada fase.

 

O primeiro momento da assessoria de imprensa:

No início, a assessoria de imprensa faz um briefing, um Q&A ou uma imersão. É um momento para que a equipe conheça o seu serviço, e tudo do seu negócio. É fundamental que a assessoria de imprensa domine tudo aquilo que você faz, para criar as estratégias necessárias. A imersão é importante caso a empresa seja muito grande e repleta de produtos.

 

Na segunda fase:

A assessoria de imprensa desenvolve um planejamento estratégico. Ela vai pegar tudo o que ela aprendeu de você, tudo sobre o seu processo de trabalho e como a sua empresa existe, e vai desenvolver as estratégias corretas para o trabalho de desenvolvimento e ação na mídia. No planejamento, estarão definidos: vai definir quais as mensagens-chave a serem divulgadas pela empresa, como está o cenário do mercado, quais as estratégias e ações a serem feitas na imprensa, que tipos de pautas serão divulgadas, quais releases vão ser trabalhados, e que crises poderão ter que ser gerenciadas, além de um estudo dos concorrentes e das referências do mercado.

 

O terceiro momento da assessoria de imprensa:

É o treinamento, chamado de Media Training. O cliente passa por um treinamento para entender como a mídia funciona, como o jornalista trabalha, e aprender a ser um porta-voz profissional, que dá entrevistas de uma forma que consiga mais espaço e atenção do jornalista. A partir deste momento, você está preparado para dar as entrevistas.

 

O quarto passo:

É o momento em que a assessoria de imprensa te apresenta para a mídia! É quando o meio de campo já está preparado e o cliente está preparado: começa o contato da assessoria de imprensa com os veículos de comunicação. Ela vai começar a desenvolver os textos, notícias e estratégias. Começam a ser estabelecidas as relações necessárias para o resultado de mídia.

 

Depois disso, vem uma sequência constante de metas de veículos que se deseja atingir, e sempre aprimorando. Ao longo disso, é importante que a assessoria de imprensa envie o clipping, que são os resultados de mídia diários, além do relatório do fluxo de trabalho.

 

banner-blog-ebook-nathana-lacerda-vocenamidia